As praias de Paraty são algumas das mais belas e famosas do Rio de Janeiro. Com uma paisagem singular e ruas que remetem à uma época histórica de rotas de café e ouro no sudeste do país, esse é um destino muito procurado ao longo do ano, em especial nos meses mais quentes de verão e primavera.

Mas, antes de apresentar as 8 melhores praias de Paraty, vale destacar que muitas delas só podem ser acessadas por meio de passeios de barco, escunas e lanchas. Assim, quando for visitar a cidade, não hesite em procurar alguma das empresas que fornecem esse tipo de passeio turístico pois, uma coisa é certa: eles são indescritíveis.

Agora, veja quais são as melhores praias de Paraty, que vão além das famosas Praia de São Gonçalo Paraty e da Praia de Jabaquara Paraty, e prepare o seu roteiro de viagem – lembrando que passeios de escuna podem valer mais a pena do que você imagina!

Praia do Sono 

Praia do Sono em Paraty

Ainda que conte com uma infraestrutura simples, a Praia do Sono é uma das praias de Paraty que mais valem a visita, em especial para quem ama uma boa trilha – essa possui cerca de 3 km. Com muitas árvores nativas da mata atlântica, que é bem preservada no local, é possível encontrar diversos campings em suas proximidades, sendo uma ótima opção de passeio para os turistas mais aventureiros.

Praia do Meio

Outra das praias de Paraty, RJ, que é famosa pela beleza singular, é a Praia do Meio. Com mar tranquilo e raso, ela é muito frequentada por famílias com crianças e fica próxima à Vila de Trindade. Contando ainda com uma boa infraestrutura, ela costuma ser muito elogiada por ser uma praia muito limpa, mas vale ressaltar que nos dias mais quentes ela pode receber um número maior de visitantes e ficar bem movimentada.

Praia Saco do Mamanguá

Praia Saco do Mamanguá

Quando você for ao Rio de Janeiro e visitar Paraty, não esqueça de colocar a Praia Saco do Mamanguá na sua lista de lugares para conhecer. A paisagem do local é espetacular, sendo que a natureza proporciona momentos, e fotos, memoráveis. Com boa infraestrutura, a melhor forma de visitar a praia é através de passeios de barco ou escuna, podendo ser facilmente agendadas com empresas localizadas, em especial, no Centro Histórico da cidade. 

Praia da Lula 

Um show à parte que deixa qualquer um sem palavras, a Praia da Lula tem águas cristalinas nos mais belos tons de azul, principalmente em dias ensolarados. Facilmente acessada pelos passeios de escuna, que em sua maioria fazem dela uma parada obrigatória, ainda que sua faixa de areia seja pequena, o mar ali é bem calmo e tranquilo, perfeito para nadar e mergulhar com snorkel.

Praia Vermelha 

Praia Vermelha em Paraty

Considerada por muitos como a melhor praia de Paraty, a Praia Vermelha tem a areia levemente avermelhada, uma mata fechada e pouca infraestrutura, ainda que ofereça opções de restaurantes. Também popular nos passeios de escuna, ela possui águas claras e calmas ideais para realizar breves mergulhos, além de ter uma paisagem exuberante que garante fotos únicas e inesquecíveis.

Praia da Conceição 

Sendo impossível eleger de fato qual a melhor praia de Paraty, por serem todas magníficas, a Praia da Conceição é, sem dúvida, uma das mais espetaculares. Sempre bem vazia, quase deserta, ela está presente em menos rotas de escunas, o que torna o local paradisíaco. Com águas tranquilas de temperatura agradável, ela fica bem próxima à Praia Vermelha e reserva sensações indescritíveis.

Praia Ilha dos Cocos 

Praia Ilha dos Cocos 

A Praia Ilha dos Cocos, ainda que seja outro exemplo de perfeição quando falamos sobre águas cristalinas, azuis e repletas de vida marinha, essa é uma praia de Paraty no Rio de Janeiro que, se possível, não deve ficar de fora do roteiro no passeio de barco ou de lancha. Sendo um dos lugares para relaxar no RJ mais elogiados, por proporcionar tranquilidade em meio ao mar, não deixe de visitar a ilha quando for até a cidade.

Lagoa Azul

E, para quem ama entrar em contato com a vida marinha, a Lagoa Azul é um passeio imperdível quando ir a paraty. Também facilmente acessada pelos passeios de escuna, que possuem diferentes paradas em seu trajeto, essa é uma verdadeira piscina natural no meio do mar. Além disso, ao saltar do barco neste ponto, aproveite para colocar o snorkel, ou óculos de mergulho, e prepare-se para ver as mais diversas cores de peixes ao seu redor.

Como chegar até Paraty?

Por ser uma cidade localizada a cerca de 4 horas de viagem terrestre de São Paulo, e do Rio de Janeiro, feriados prolongados, ou até mesmo fins de semana, se bem planejados, podem garantir bons momentos e uma estadia inesquecível em Paraty – em especial quando o transporte escolhido para ir é o ônibus já que, além de econômico, ele ainda é confortável e rápido. 

Além disso, Angra dos Reis, outro destino paradisíaco no estado do Rio de Janeiro, está a menos de duas horas de distância de Paraty, assim como Ubatuba, no litoral paulista, que exige pouco mais de uma hora de trajeto terrestre para chegar até a cidade, que possui uma ótima rodoviária.

Também a cerca de uma hora de distância de Paraty, Cunha fica no interior do estado de São Paulo e pode ser uma excelente opção de parada durante o trajeto, uma vez que ela é famosa pelos seus lavandários – campos de Lavanda – e peças de cerâmicas singulares.

Paraty está à sua espera!

Paraty RJ: Praia de Fora

Então, o que achou dessa seleção de melhores praias do Rio de Janeiro? Ao planejar sua viagem, seja ela de férias ou a trabalho, procure reservar um tempo para apreciar as belezas da natureza local e tire um tempo para respirar e descansar da vida agitada.

Mas, caso seu passeio preferido não envolva tantas praias, saiba que também existem diferentes opções de o que fazer em Paraty, com alternativas para todos os gostos, e bolsos.

Agora, anote essa dica: ao realizar passeios de escuna em Paraty, aproveite o tempo a bordo para fazer suas refeições oferecidas ali, ou leve seus próprios snacks, já que muitas paradas podem ser breves e não ter infraestrutura alguma.

Veja também no Tô de Passagem:

Quando Ir A Paraty Para Aproveitar Mais
4 Dicas De Roupas Para Viajar Com Mais Conforto
Dicas De Lanches E Comidas Para Levar Na Viagem De Ônibus

Escrever um comentário