Aracaju reúne praias para todos os perfis de turista: do Atalaia à praia de Mosqueiro

Certamente, Aracaju é um dos destinos mais procurados do nordeste brasileiro e as praias são a principal razão pela qual a cidade é bastante visitada.

No entanto, antes de apresentarmos algumas das melhores praias de Aracaju, capital do estado do Sergipe, vamos a algumas curiosidades deste destino turístico.

Então, que tal começarmos pelo nome Aracaju? Você sabia que ele significa Cajueiro dos Papagaios? Ou que houve um planejamento da cidade e seu nascimento aconteceu em 1855? Ela faz parte da história colonial brasileira e você pode ver muito mais em nosso Guia de Aracaju.

Agora, vamos ao que interessa: conhecer algumas das praias de Aracaju. 

Praias de Aracaju na região central

Vamos começar pelas praias localizadas na região central.

Praia de Atalaia

Sem dúvida, a Praia de Atalaia é a mais famosa de Aracaju e também a mais movimentada, devido à localização acessível e prática, tendo em vista que ela fica na região central.

Também por isso é uma praia bem estruturada com restaurantes e quiosques. É nela que fica localizada a famosa Passarela do Caranguejo, onde estão os bares famosos.  

Além disso, na Praia de Atalaia também está a Passarela do Artesão, onde fica a feirinha de artesanato. 

Em resumo, as principais características desta praia são: mar tranquilo e de temperatura morna, em seu calçadão tem parquinho infantil, ciclovia, pista de cooper e campo de futebol.

Ou seja, ela, sem dúvida, é uma das melhores praias de Sergipe.

Praia de Aruanã

Certamente é possível ir caminhando da Praia de Atalaia até a Praia de Aruanã, considerada a primeira do litoral sul de Aracaju.

Em suma, é considerada uma das melhores praias de Aracaju, com areia branca e fofa, e água do mar calma e tranquila.

Aos finais de semana, costuma ser mais movimentada e dispõe de boa infraestrutura, pois reúne quiosques e restaurantes.

Inclusive, é também uma boa opção para quem gosta de sair à noite. Vale conferir a programação das casas de show da região.

Praias em Aracaju no litoral Norte

Agora, vamos nos distanciar um pouco do centro e conhecer as praias de Aracaju, em Sergipe, do litoral Norte.

Pirambu

Praia de Pirambu em Aracaju

Apesar de ser um pouco distante da Praia de Atalaia e ficar a cerca de 80 quilômetros da orla, ainda assim, há bons motivos para inclui-la em seu roteiro.

Considerada uma praia democrática, ao longo de sua extensão de areia há partes mais desertas para os que desejam mais sossego e outras áreas mais agitadas, com bares e restaurantes.

Além disso, se você der sorte, é possível presenciar a desova das tartarugas marinhas no local. Inclusive, é nesta praia que fica localizada a base do Projeto Tamar.

Por fim, a Praia de Pirambu é caracterizada pelas dunas, por trilhas, pela Lagoa Redonda e por um mar bastante agitado. Portanto, o mergulho merece atenção especial. 

Barra dos Coqueiros

Antes, a Barra dos Coqueiros era chamada de Ilha de Santa Luzia e, em suma, é uma praia para quem deseja um dia de descanso e bastante tranquilidade. É também muito procurada por surfistas e pescadores.

Fica localizada próxima ao centro de Aracaju e é possível acessá-la de duas formas: de carro, por meio da Ponte Construtor João Alves, ou de tororó, como são chamadas as pequenas embarcações rústicas da região. Que tal optar pela segunda alternativa e ter uma experiência bem típica?

Praia dos Artistas

Definitivamente, a Praia dos Artistas não é recomendada para banho de mar aos iniciantes. Além de águas agitadas, tem canais com mais de cinco metros de profundidade.

Ao mesmo tempo é bastante famosa entre os surfistas e conhecida como “Havaizinho”, justamente devido às ondas radicais.
 
Ou seja, se você não está acostumado com fortes correntezas, não se arrisque. Aproveite o visual da praia e o encontro da foz do Rio Sergipe com o Oceano Atlântico.

Já notou que praias não vão faltar, não é? Então, decida quando ir para Aracaju de forma assertiva para curtir dias ensolarados em cenários belíssimos!

Praias de Aracaju do litoral sul

Praias de Aracaju do litoral sul

Então, chegou a vez de conhecer um pouco das praias de Aracaju do litoral sul.

Náufragos

Em síntese, o nome da praia faz alusão a uma lenda antiga. Os pescadores contam que os espíritos dos que morreram no naufrágio do ano de 1907 continuam na região.

Apesar de o nome parecer assustador, a Praia Náufragos é uma delícia. Seu mar parece uma piscina natural gigante de tão tranquilo que é.

Ou seja, diferentemente da Praia dos Artistas ou até mesmo da Barra dos Coqueiros, a Náufragos é bem recomendada para banho de mar e, inclusive, para um passeio com toda a família.  

Praia do Robalo

Então, chegamos à Praia do Robalo e, diferentemente da Praia de Náufragos, esta é uma praia preferida entre os surfistas, devido ao agito do mar, além disso, a coloração das águas é escura, em comparação com as demais praias, no entanto, vale a pena visitá-la, para fazer uma caminhada e curtir o seu ambiente mais rústico.

Refúgio

Tal como o nome sugere, essa é uma praia de refúgio do agito, da movimentação e de toda a badalação. Entre os coqueiros e quiosques simples, é possível passar um dia bastante relaxante. 

Além disso, a Praia do refúgio tem uma característica bem convidativa: tem a água do mar mais quente da região.

No entanto, a temperatura morna atrai as águas vivas e, por isso, os turistas sempre encontram algumas no mar. Portanto, é preciso ficar atento.

Mosqueiro

Finalmente, chegamos até a última praia do Sul de Aracaju, portanto, ela está mais afastada da região central e é considerada uma das mais extensas da cidade. Como a água do mar é tranquila, a Praia do Mosqueiro é bastante propícia para a prática de esportes aquáticos, como stand up paddle, e um passeio de jet-ski, além disso, muitos turistas também a visitam no fim de tarde, para contemplar o pôr do sol na Orla do Pôr do Sol.

É da Praia do Mosqueiro que saem os passeios de barco até Croa do Goré e Ilha dos Namorados, as principais ilhas de Aracaju.

Praia do Saco

Praia do Saco em Aracaju

Apesar de distante de Aracaju, localizada a cerca de 70 quilômetros de distância, quase na divisa do estado da Bahia, vale a pena incluir a Praia do Saco no roteiro de viagem. A praia é formada por piscinas naturais e dunas, que proporcionam passeio de buggy com altas aventuras. Por fim, na ponta da praia tem o Mangue Seco, uma lagoa artificial que merece a visita!

Então chegamos às duas principais ilhas de Aracaju. E, conforme mencionado acima, para chegar até elas, é necessário contratar o serviço de passeio de barco.

Croa do Goré

Em resumo, a Croa do Goré se caracteriza pelos bares flutuantes, ou seja, os quiosques no meio do mar, que garantem o clima relaxante, sem contar o visual, que é simplesmente incrível.  

Ilha dos namorados

Diferentemente do que o nome sugere, a Ilha dos Namorados é local para diversão de qualquer pessoa, sejam namorados, família ou amigos, está localizada entre os rios Vaza Barris e o Oceano Atlântico e o principal atrativo são as piscinas naturais.

O que achou das dicas? Acha que ficou faltando alguma praia em Aracaju? Conta pra gente, adoramos sugestões!

Agora que você já conhece as principais praias de Aracaju, em Sergipe, de ponta a ponta, é só separar o protetor solar, o boné, os óculos de sol e colocar o pé na estrada para desfrutar desse paraíso brasileiro.

Veja também no Tô de Passagem:

Dicas De O Que Fazer Em Aracaju Para Conhecer A Cidade
Praias De Recife: Conheça A Lista Com As Melhores Para Sua Viagem
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial

Escrever um comentário