Conheça as melhores trilhas para fazer no Rio de Janeiro e se encantar pelo esporte e, principalmente, pelas paisagens!

As trilhas do Rio de Janeiro devem fazer parte do roteiro de qualquer viajante, independente se seu perfil é mais ou menos aventureiro. Afinal, há desde os percursos mais difíceis até os mais curtos e simples na região.

Portanto, se ao viajar para a cidade maravilhosa você também quer se aventurar e se conectar mais intensamente com a natureza, mesmo em meio a diversos elementos urbanos, confira essa lista com as 10 melhores trilhas no Rio de Janeiro.

E, antes de escolher uma trilha e ir de olhos fechados, algumas dicas para deixar sua experiência mais segura: primeiramente, é sempre recomendado contratar um guia para percorrer o caminho de forma assertiva e correndo menos riscos.

Ademais, leve água para se hidratar, bem como um lanchinho leve, use roupas adequadas para a prática de esportes e passe protetor solar. Essas são as regras básicas para ter 100% de aproveitamento no trekking!

Trilhas no Rio de Janeiro: Conheça as Principais

Pedra Bonita – Parque Nacional da Floresta da Tijuca

Localizada no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, essa trilha traz a combinação perfeita para os iniciantes em trilhas: percurso sem muitos obstáculos, exceto por alguns trechos um pouco mais íngremes, breve e com destino a uma paisagem que engloba parte da Zona Sul, Zona Oeste e o verde da Floresta da Tijuca. Nada mal para começar, hein?

E para chegar até seu topo se leva entre 30 e 50 minutos que, sem dúvida, irão compensar!

Pedra da Gávea – início no final da Estrada do Sorimã, na Barrinha

Esta trilha no Rio de Janeiro é vizinha da primeira que apresentamos, porém, diferentemente dela tem um trajeto mais complicado – a Carrasqueira, um paredão, é o ponto que demanda mais habilidade, tendo em vista que é preciso encaixar as mãos e os pés nos lugares certo para prosseguir.

Geralmente, os praticantes levam, aproximadamente, três horas para chegar até o topo (são 842 metros) e se deparar com um cenário exuberante, protagonizado pelos elementos urbanos e naturais em certa harmonia.

Pedra do Telégrafo – Barra de Guaratiba

Trilhas no Rio de Janeiro: Pedra do Telégrafo

Essa é daquelas trilhas no Rio de Janeiro que têm um chamariz que todo mundo conhece: é no pico dessa pedra que as pessoas tiram a icônica foto “penduradas em uma pedra” – entre aspas, pois é apenas impressão de que não há nada embaixo e a pose é altamente arriscada.

Assim como os outros pontos turísticos famosos, normalmente, fica mais cheia aos finais de semana, gerando uma fila longa para tirar a foto. Por isso, se quer curtir o passeio com tranquilidade e não enfrentar esse tempo de espera, pode ser interessante se planejar para fazer essa trilha do Rio de Janeiro em dia de semana.

Morro da Urca – À esquerda da praia vermelha, na pista Claudio Coutinho

Sabe aquele programa ideal para fazer com a família em um domingo à tarde? Então, essa trilha é uma forte concorrente, pois, além de fácil, ela leva apenas cerca de 30 minutos, e seu ponto final proporciona uma paisagem incrível.

Aliás, também é possível chegar ao Morro da Urca de bondinho. Exatamente por fazer parte desse percurso tradicional dos turistas, ao chegar lá, independente do meio, poderá lanchar em um restaurante ou outro estabelecimento. Legal, não é?

Apenas com essas apresentações fica evidente o motivo pelo qual as trilhas precisam estar dentro da lista com o que fazer no Rio de Janeiro!

Circuito das Grutas – Acesso pela praça Afonso Vizeu no Alto da Boa Vista

Apesar do nível dessa trilha ser considerado leve, é preciso ter um bom condicionamento físico, afinal, para chegar até o seu trecho final são cerca de três horas de caminhada.

E, sem dúvida, cada segundo vale a pena, uma vez que você conhecerá diversas formações rochosas que dão vida a grutas belíssimas – uma delas possui até uma pequena cachoeira. Prepare-se para as surpresas que essa trilha pode oferecer!

Pico da Tijuca – Parque Nacional da Floresta da Tijuca

Trilhas no Rio de Janeiro: Pico da Tijuca

Primeiramente, esse é o ponto mais elevado da floresta (são mais de mil metros), o que significa uma vista privilegiadíssima! Mas não pense que é uma tarefa árdua chegar até lá, ok?

Além do percurso não ser íngreme, para percorrer o caminho na íntegra cerca de uma hora e meia é o suficiente. Ou seja, dá para encarar, levando em consideração o presente para quem chega ao topo: avistar famosas montanhas e os tradicionais pontos turísticos do Rio, a exemplo do Corcovado.

Mirante do Caeté – Parque Natural Municipal da Prainha

Sabe aquele combo irresistível de passeios? Pois é, você encontra aqui! Isso porque, além de fazer uma trilha super gostosa com uma visão paradisíaca, você também pode curtir a praia e se refrescar nas águas do mar. Tudo de bom!

Mas vamos ao nosso foco: trilhas do Rio de Janeiro! No caso desta, o ponto de atenção vai para as pedras que, dependendo do clima, ficam escorregadias. Esse “obstáculo” somado a alguns trechos de subidas fazem com que o nível de dificuldade seja de leve para moderado. Quanto ao período de realização dessa caminhada, reserve pelo menos uma hora.

Morro Dois Irmãos – Vidigal

Trilhas no Rio de Janeiro: Morro Dois Irmãos

Sim, essa trilha começa na comunidade do Vidigal. Então, caso você se sinta mais seguro, pode dar início de mototáxi ou van para chegar até o seu início.

O grande diferencial dessa alternativa é o visual panorâmico das praias que, normalmente, já são de tirar o fôlego. Para ter essa experiência, você precisará caminhar por cerca de uma hora e meia e enfrentar algumas subidas, bem como pedras escorregadias.

Parque da Catacumba – Lagoa Rodrigo de Freitas

Essa trilha para fazer no Rio de Janeiro é bastante prática: em uma hora é possível subir até seu pico, aproveitar a vista, tirar fotos e descer. Isso se não quiser praticar atividades como tirolesa, arvorismo e rapel. Assim, a trilha fica ainda mais radical!

Praia do Perigoso – começa no final da Praia de Barra de Guaratiba

Diferente das anteriores, essa trilha tem como ponto final uma praia deserta, ou seja, se você ama ter momentos de paz no litoral carioca, essa é a sua chance! Porém, antes de tudo, é importante ficar de olho na maré e se planejar, tendo em mente que o trajeto leva cerca de 40 minutos.

Ficou ainda mais interessado em descobrir as paisagens por trás das caminhadas? Que tal conferir também as trilhas em SP? “Bora” colocar o pé na estrada e nas trilhas!

Escrever um comentário