O estado do Paraná é conhecido pelo inverno rigoroso, e você já deve ter escutado as piadas e brincadeiras sobre como “lá em Curitiba é mais frio” do que as demais cidades durante os meses gelados do ano, né?
A vantagem é que, assim como o inverno é rigoroso, o verão é bem generoso, e as temperaturas ultrapassam os 30ºC com facilidade.
Em todo o estado você encontra um bom leque de opções de praias para conhecer, se refrescar e se encantar no estado das araucárias.
O litoral paranaense tem mais ou menos 100 quilômetros de extensão e é formado por balneários, baías, encontros com rios e inúmeras ilhas, ainda que algumas desertas, o que impossibilita o passeio. Isso acontece porque, além de protegidas por medida ambiental, a maioria delas acaba sendo encoberta durante a maré cheia.
A Baía de Paranaguá também fica no Paraná e é uma das mais importantes reservas brasileiras. Com 50 quilômetros de extensão, diretos para dentro do continente, é nela que está a Ilha do Mel, conhecida por todo o Brasil e muito visitada pelos sulistas. Além da ilha, a cobertura do território litorâneo ainda garante aos visitantes 125 praias e balneários.
É justamente por esses encontros entre mar e rio, e pela existência dessas baías no litoral, que as águas de algumas praias do Paraná são calmas e com poucas ondas.
A capital, Curitiba, fica a menos de 200 quilômetros das praias, e o passeio também costuma ser um “bate e volta” dos paranaenses durante os finais de semana. Até porque, a maioria dessas praias estão em municípios com rodoviárias próprias ou próximas, facilitando ainda mais quem prefere pegar um sol e descansar com economia.
No caso da Ilha do Mel, por exemplo, você tem duas opções para chegar até onde as barcas se posicionam para levar os turistas. Ou seja, é tudo muito bem preparado pra você aproveitar bastante.
Para te ajudar a preparar o melhor roteiro para o seu passeio pelo litoral paranaense, nós preparamos essa lista que pode te ajudar a escolher as melhores praias do Paraná.
Aqui, você vai ver:
Praia de Guaratuba – Guaratuba
Praia de Fortaleza – Ilha do Mel
Ilha do Superagui – Guaraqueçaba
As ondas do Paraná te convidam para uma aventura!
Praia Brava de Caiobá
A Praia Brava de Caiobá não é um exemplo de águas calmas e mar sem ondas, e o próprio nome já deixa avisado. No entanto, é a melhor opção para quem curte surfe ou quer pegar alguns dias para aprender e praticar.
Outra grande vantagem é poder contar com uma excelente estrutura para turistas. Toda a praia é bem preparada para visitantes e seus moradores. A região conta com farmácias, restaurantes, bares, mercados, padarias, food trucks, quiosques e muito mais.
A praia fica agitada durante a temporada, e os passeios pelo calçadão são os preferidos ao pôr do sol. Quando a noite chega e os bares começam a receber pessoas, a Praia Brava abraça a turma que curte sol e mar durante o dia, mas não dispensa um barzinho à noite.
Pela extensão de litoral, existem várias pedras onde é possível subir e ter uma vista privilegiada do mar e da paisagem. O Morro do Boi fica próximo da região, então já dá pra aproveitar e fazer uma trilha se estiver com o tênis na mochila.
Praia Mansa de Caiobá
A Praia Mansa é outra das que decidem dizer a que vieram logo no nome. Ela se encaixa na categoria de mar mais tranquilo, e o interessante é que ela fica a poucos minutos andando da praia Brava de Caiobá, do outro lado do Morro do Boi.
Por ser pertinho, ambas as praias compartilham a agitação noturna e os bares e restaurantes que também atendem durante o dia.
A diferença é que “A mansa”, como é chamada, tem uma faixa de areia um pouco mais estreita. Suas ondas tranquilas permitem a prática de atividades como o stand up paddle, caiaque e nado, ou você pode simplesmente aproveitar para ficar de boa na água, relaxando.
Assim como a praia Brava, a praia Mansa também tem chuveiros espalhados pela areia, vendedores ambulantes e quiosques para todo lado.
E se você curtiu a praia Brava, mas também quer aproveitar a Mansa de Caiobá, dá pra deixar seu passeio ainda mais prático.
As praias de Caiobá fazem parte da Grande Matinhos, então fica mais fácil de chegar e aproveitar tudo de vez só. Confira algumas opções de passagens para Matinhos.
Praia Grande de Matinhos
A Praia Grande de Matinhos abrange Caiobá e suas praias: Brava e Mansa. Então, você pode visitar todas elas de uma só vez, e depois passar aqui pra dizer qual delas curtiu mais!
Matinhos é uma região mais tranquila, com menos agito em termos de lotação. Se você deseja escapar um pouco do tumulto durante a alta temporada, aqui é uma boa opção para ficar.
A praia conta com um pouco menos de opções de bares e restaurantes para frequentar, mas serviços de utilidade básica como mercados e farmácias não faltam.
O mar é mais agitado, então é recomendado que você nade com atenção. E se quiser aproveitar para praticar esportes como surf ou kitesurf, a praia de Matinhos tem aulas e lugares para alugar todo o equipamento.
Se você já se convenceu que indo para esse pedacinho do litoral paranaense, dá pra aproveitar muita coisa boa ao mesmo tempo, aqui estão mais algumas opções de passagens para Matinhos.
Praia dos Amores
A Praia dos Amores fica escondida entre as praias Mansa e Brava, em Caiobá, mencionadas acima. Ela fica no pé do Morro do Boi, que separa as duas praias e é ligada a uma pequena ilha, a Ilha das Tartarugas, por um caminho de pedras feito pelo mar.
As águas são calmas e com poucas ondas, ideal para nadar ou praticar esportes como caiaque e stand-up paddle.
Por se tratar de uma mini praia que fica escondida, você não vai encontrar estrutura nenhuma por lá. Por isso, o ideal é levar tudo aquilo que precisa para passar um dia tranquilo.
E para chegar até a Praia dos Amores não tem segredo, ela fica no Balneário de Caiobá mesmo, no município de Matinho.
Se estiver indo pra Praia Brava, Mansa, Praia dos Amores ou qualquer outra das inúmeras atrações da região, aproveite para conferir essas opções de passagens para Matinhos.
Praia de Guaratuba
Guaratuba é um conjunto de atrações à parte. Quando você chegar lá, praias diferentes não faltarão para conhecer. Ficam todas próximas umas das outras, e todas valem uma parada para aproveitar o visual.
A Praia Central é a mais conhecida e justamente a mais urbanizada da região de Guaratuba. Para a turma que curte movimento e vida noturna, talvez esse seja o lugar ideal.
Além de uma infinidade de bares, restaurantes, lanchonetes, lojas e sorveterias, os quiosques e vendedores ambulantes atendem você na areia mesmo, pra que você só se preocupe em curtir.
Ainda na região de Guaratuba, mas uma opção mais sossega e quieta, você pode conhecer Brejatuba. Uma praia com extensão de areia fofa, águas claras e ondas maiores, já que fica localizada em mar aberto. O lugar é uma excelente pedida para quem gosta de surfar, mas é aconselhado que os turistas tenham cuidado ao entrar na água, justamente por essa proximidade com o oceano.
Outra opção interessante por Guaratuba é o encontro entre mar e rio que acontece na praia da Barra do Saí.
Por lá, você vai encontrar a natureza preservada e menos infraestrutura, então é bacana levar seu próprio lanche. A praia é mais calma, e recebe bastante turistas durante a temporada, além dos pescadores que moram por perto.
Relaxar, descansar, aproveitar a natureza e tomar um banho de mar. Essas são algumas atividades a se fazer na Barra do Saí, além de esportes como surf e kitesurf.
Um lugar com tantas opções só pode ser imperdível, ainda mais quando viajar até ele é tranquilo e seguro. Antes de começar a planejar seus roteiros, confira essas passagens para Guaratuba.
Praia de Fortaleza – Ilha do Mel
A Ilha do Mel é provavelmente uma das ilhas mais conhecidas de todo o litoral paranaense, e certamente a mais visitada. Se você curte sossego, quer ir pra praia para aproveitar o mar e ficar em ambientes mais calmos, mas ainda conhecer pontos históricos interessantes, esse é um lugar que você vai aproveitar muito.
Para chegar até a Ilha do Mel existem diferentes rotas que podem ser feitas – todas de barco, claro.
Se estiver aproveitando a cidade de Paranaguá, por exemplo, pode escolher ir direto da cidade para a ilha, através das barcas da região.
Assim também funciona com a parte de Pontal. Se está nas praias e balneários da região, pode ir até as áreas de embarque e conferir os horários de travessia.
Em cada um desses lugares de embarque, as barcas tomam duas rotas diferentes e você só precisa escolher qual delas prefere desembarcar: Brasília ou em Encantadas, que são as duas partes em que a Ilha do Mel é dividida. Brasília é conhecida por ser mais cheia, com mais comércios, enquanto Encantadas é mais tranquila.
A Praia de Fortaleza é um dos destinos mais gostosos e isolados de toda a ilha. A região leva esse nome por causa da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, obra construída a mando de Dom José I para proteger a Ilha e a Baía de Paranaguá.
Você vai encontrar muita mata e região preservada, com algumas opções de caminho para chegar: da parte da ilha conhecida como Brasília até a praia de Fortaleza, a caminhada leva mais ou menos uma hora; e da parte chamada de Encantadas, o percurso costuma levar até três horas e meia.
Lembre-se de levar água e alimentos durante essas caminhadas, porque não existe comércio nessa área.
Praia do Farol – Ilha do Mel
A Praia do Farol é sossegada, mas enche durante a temporada, já que é uma área preservada e muito bonita, e próxima do centro de Brasília e do trapiche, também em Brasília, que é a área de embarque e desembarque dos visitantes.
Por ser pertinho da parte mais urbanizada da ilha, você pode usufruir da estrutura com bares, pousadas, campings, mercearias e restaurantes da região central, porque na praia do Farol vai encontrar pouca coisa.
A praia é bastante frequentada e o morro onde fica o Farol, após a subida até o topo, é um bom ponto para fotografia e para observar a ilha por uma vista privilegiada, além do mar que tem poucas ondas e uma grande faixa de areia.
Praia de Fora – Ilha do Mel
A Praia de Fora é uma opção recorrente dos surfistas da ilha por causa de suas ondas mais agitadas e mar limpo. Além disso, ela fica do lado do farol mencionado ali em cima. Então você pode ir de um ponto a outro bem rapidinho.
A praia é cercada por morros e mata bem preservada, sua faixa de areia é grande e recebe muitos turistas na alta temporada.
A estrutura também fica por conta do centro de Brasília, que é próximo da região, porque a praia em si não possui pousadas, bares, restaurantes, etc, mas você pode acessar tudo isso com poucos minutos de caminhada.
Três praias lindas pra você conhecer na ilha, hein? E podemos garantir que são apenas algumas das atrações incríveis que você encontra por lá. Por isso, se decidir que esse é um bom lugar para conhecer, aqui estão opções de passagens baratas para a Ilha do Mel.
Balneário Atami
O Balneário Atami é um lugar interessante porque é uma espécie de praia planejada pelo governo do estado do Paraná, localizada em Pontal do Paraná. Se você busca algo sossegado, uma praia com poucas pessoas, esse Balneário é uma boa opção.
As hospedagens são mais comuns nessa região através de aplicativos de Bed and Breakfast, por se tratar de condomínios fechados e um local onde é proibido construir prédios.
Para chegar até lá, confira essas passagens para Pontal do Paraná.
Balneário Shangri-lá
O Balneário Shangri-lá também é uma outra opção localizada em Pontal do Paraná, e muito popular entre os paranaenses. A praia é bastante procurada tanto por surfistas quanto por famílias que querem relaxar.
As águas são limpas e, dependendo do tempo, as ondas ficam mais calmas para os banhistas e pescadores, ou mais agitadas para o surfe.
Outro esporte praticado na região é o parapente, que usa a vegetação de restinga preservada como área de pouso. E você também pode conhecer o festival do Caranguejo que acontece por lá.
O balneário oferece estrutura completa com mercados, mercearia, bares, restaurantes, lanchonetes, farmácias e sorveterias.
Aqui você encontra mais algumas opções de passagens em promoção para Pontal do Paraná.
Ilha do Superagui – Guaraqueçaba
A Ilha do Superagui tem ganhado popularidade com o passar do tempo e das temporadas de verão, mas continua sendo um lugar com poucas pessoas e bastante praia deserta.
Pode ter certeza de que vai encontrar o sossego que procura, com o mar calmo, poucas ondas e água perfeita pra um mergulho, além de paisagens incríveis, passeios por áreas preservadas e até lagoas de água doce.
A praia conta com pousadas, campings, mercearias, farmácias, alguns restaurantes e bares frequentados pelos moradores e pelos turistas durante o verão, mas tudo em menor escala e com um pouco menos de luxo do que as mencionadas anteriormente.
A Ilha do Superagui fica na região de Guaraqueçaba, e dentro de sua área existe a reserva do Sebuí, onde você pode chegar de barco e fazer trilhas de nível fácil e médio para ter acesso a três cachoeiras lindas, grandes e próprias para banho. Lembre-se de levar seus tênis, hein.
O acesso à ilha é feito somente de barco, mas pode ser da praia de Pontal do Sul, da Ilha do Mel ou de Paranaguá. Isso quer dizer que você pode passar o dia em Superagui ou pode se render aos encantos da Ilha e ficar lá por mais tempo.
A lagoa de água doce fica perto do mar, um pouco isolada das pousadas, mas basta continuar seguindo a faixa de areia para achá-la. E uma das cascatas da ilha fica para dentro da vila dos moradores e é bem sinalizada pra você não se perder pelo caminho.
Se você quer aproveitar para conhecer a região, dá uma olhada nessas passagens em promoção para Guaraqueçaba.
Praia de Leste
A Praia de Leste é mais um dos destinos perfeitos pra encontrar tranquilidade e fugir um pouco da correria da cidade grande. São águas tranquilas para banho e uma área mais vazia, pra poder curtir e relaxar com o barulho do mar.
Você terá acesso a uma boa estrutura ao seu dispor, com bares, restaurantes, mercados, mercearia, farmácia, pousadas e campings. Mesmo assim, quando estiver na areia, é indicado que leve algo para beliscar e um pouco de água, porque têm poucos vendedores ambulantes pela área.
A praia faz parte do município de Pontal do Paraná, uma localização com poucos relevos ou acidentes geográficos. Ou seja, as ondas são menores e os banhistas ficam mais tranquilos, principalmente quem tem que cuidar dos pequenos.
Confira mais essas passagens para Pontal do Paraná, desembarcando diretamente em Praia de Leste.
As ondas do Paraná te convidam para uma aventura!
O Litoral paranaense consegue juntar os cenários perfeitos para práticas de esportes como surf, kitesurf, caiaque, trilha, stand up paddle, com os lugares ideais para relaxar, curtir o sol, a natureza e, claro, a água.
Tudo isso em belíssimas paisagens, dentro da extensão de alguns quilômetros.
E então? Você já conhecia todas essas praias?
Conta para a gente aqui embaixo: qual dessas ficou com mais vontade de conhecer? Chegou a visitar as praias do Paraná e deixou algumas dessas passarem em branco?
Esperamos que esse texto tenha despertado sua vontade de ver o mar, e volte mais vezes aqui no Tô de Passagem. Aqui você encontra conteúdos exclusivos e fresquinhos para te ajudar a criar os próximos roteiros.
Uma boa viagem e até a próxima!