Catedral de Brasília: saiba tudo sobre este símbolo de fé

setastdp

Uma mistura emocionante de história, arquitetura e fé: essa é a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Grande cartão-postal de Brasília, essa icônica construção tem um design arrojado que chama a atenção de quem passa pelo Eixo Monumental. Para muita gente, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida nem parece uma igreja. Na verdade, ela é muito mais do que isso! Fruto da genialidade de Oscar Niemeyer, o templo de aspecto “diferentão” é um símbolo da arquitetura brasileira e esconde muitas surpresas fascinantes que vão além da impressionante fachada.

Hoje, vamos te mostrar alguns encantos desse lugar que é parada obrigatória na tour pelos principais pontos turísticos de Brasília. Prepare-se para desvendar os mistérios de um monumento cheio de significado que é um prato cheio para quem curte arte e turismo cultural. Vem com a gente para saber onde fica a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, como ela surgiu e o que você terá a oportunidade de conferir durante a visita.

Aqui, você vai descobrir:

Desvende a história da Catedral de Brasília 

Descubra onde fica e como chegar a este marco histórico 

Nossa Senhora Aparecida: a padroeira da Catedral Metropolitana 

Catedral de Brasília: detalhes da arquitetura de Oscar Niemeyer 

Um pouco de tudo que você encontra na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Confira algumas curiosidades da Catedral de Brasília 

Curta este passeio incrível e muitos outros em Brasília garantindo a sua viagem com a Clickbus! 

Desvende a história da Catedral de Brasília 

O surgimento da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi um marco do próprio nascimento de Brasília.

Afinal, estamos falando do primeiro monumento a ser construído na cidade. Erguida entre 1958 e 1960, a igreja desenhada por Oscar Niemeyer foi o pontapé inicial de um projeto ambicioso: o plano de construir uma nova capital federal no Centro-Oeste do Brasil. A ideia era criar um templo que representasse o espírito futurista de Brasília e, ao mesmo tempo, celebrasse a tradição religiosa do cristianismo. Nem precisamos dizer que o resultado foi um sucesso, né?

Aberta ao público em 1970 – 10 anos depois da inauguração oficial da cidade –, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida marcou o início de uma nova fase da história nacional. Em suas décadas de existência, ela já recebeu vários eventos icônicos, como a única missa feita pelo Papa João Paulo II no Brasil. Em 1990, a construção recebeu o merecidíssimo título de Monumento Histórico e Artístico Nacional.

Hoje, a Catedral de Brasília encanta religiosos e visitantes não apenas pela importância histórica e pela beleza arquitetônica, mas também pela estrutura cheia de simbolismo. Pode acreditar: cada mínimo detalhe da sofisticada construção guarda um significado especial! Mas sobre isso, é claro, a gente vai falar mais daqui a pouco.

Descubra onde fica e como chegar a este marco histórico 

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida fica no Lote 12 da Esplanada dos Ministérios, entre o Eixo Monumental, a Via L2 Sul e a Via S2.

É a mesma área onde estão vários dos pontos turísticos mais visitados de Brasília: a catedral fica a apenas 2 quilômetros da famosa Praça dos Três Poderes. No mesmo dia de passeios, você pode conhecer também os prédios que abrigam os três pilares da democracia brasileira: o Palácio do Planalto (gabinete oficial da presidência), o Congresso Nacional (sede do poder legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (corte suprema do poder judiciário). Para ter a experiência completa, passe ainda no Palácio do Itamaraty e no Museu Nacional da República – todos esses monumentos têm a assinatura artística de Oscar Niemeyer –.

Quem deseja visitar a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida (e os outros atrativos imperdíveis da região) pode apostar no transporte público sem medo de errar. Usando o metrô, você pode descer na Estação Central, que opera com as linhas Verde e Laranja e fica bem de frente para a Esplanada dos Ministérios. 

De ônibus, as opções são quase infinitas. Basta pegar qualquer linha que passe pela Via S1 ou pela Via N1, as duas avenidas que formam o Eixo Monumental. A parada da Via N1 que fica em frente ao Ministério de Orçamento, Planejamento e Gestão recebe as linhas 197.3 (Rodoviária do Plano Piloto, via São Francisco/São Bartolomeu/EPCV), 100.8 (W3 Sul), 0.104 (Rodoviária do Plano Piloto), 109.3 (SAS – Pátio Brasil) e muitas outras (muitas mesmo!). Na dúvida, pegue qualquer ônibus que vá para a Rodoviária do Plano Piloto. 

Aliás, você já sabe como vai fazer para chegar em Brasília? Pega a dica: o jeito mais prático e econômico de ir até a capital federal é viajando de ônibus. A Rodoviária Interestadual de Brasília recebe todos os dias uma variedade bem grande de rotas, que saem de várias partes do país. Ela fica na via chamada de SPO (trecho 3), na Asa Sul. Para ir do terminal até a Esplanada dos Ministérios, onde fica a Catedral de Brasília, é só pegar a linha verde do metrô na Estação Shopping.

Viu que não é difícil se locomover pela capital federal? Então aproveita para dar uma conferida nessas passagens de ônibus para Brasília e deixar tudo certinho para a sua viagem!

Nossa Senhora Aparecida: a padroeira da Catedral Metropolitana 

O nome da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida já mostra o orgulho que é ter essa importante figura sagrada como padroeira.

Não tinha como ser diferente: essa é a santa padroeira do Brasil, adorada em todas as regiões do país. Quem nunca ouviu falar nas festas de Nossa Senhora Aparecida, que são celebradas com muito louvor e carinho no mês de outubro? O dia 12 de outubro, data oficialmente dedicada à santa, é um dos feriados nacionais mais importantes da tradição brasileira.

Essa devoção linda começou em 1717, quando um trio de pescadores encontrou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Eles tinham rezado pela ajuda da Mãe de Jesus havia pouco tempo, já que a pesca andava difícil naqueles tempos. Depois que a imagem santa apareceu na rede, os peixes começaram a surgir sem parar! Dizem que a canoa ficou tão cheia que os três homens precisaram voltar à terra firme antes do fim do dia, com medo de que a embarcação virasse por causa do peso dos pescados.

Emocionados, os pescadores espalharam o relato: Nossa Senhora Aparecida havia escutado os pedidos das orações. O milagre atraiu uma multidão de devotos que crescia a cada ano, dando origem ao povoado que virou a cidade de Aparecida, no interior paulista. Querida em todo o território brasileiro, a santa foi proclamada como padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio XI.

Catedral de Brasília: detalhes da arquitetura de Oscar Niemeyer 

Desenhos internos dos vitrais da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Os grandes painéis situados entre os arcos têm formas orgânicas em tons de azul e branco.

Não é exagero dizer que a Catedral Nossa Senhora Aparecida é uma das maiores expressões da genialidade de Oscar Niemeyer!

Ela fez parte do projeto que rendeu ao artista um prêmio Pritzker, considerado o “Nobel da arquitetura”. E nem precisa ser especialista em obras arquitetônicas para perceber como esse reconhecimento é merecido: a beleza diferenciada da Catedral de Brasília causa impacto em qualquer pessoa. A estrutura do telhado – única parte visível para quem olha de fora – já é impressionante por si só. Ela exibe 16 grandes pilares curvos que se tocam em um único ponto, formando um círculo que aponta para o céu. Além de ser uma obra de arte espetacular, o topo da catedral simboliza o momento da oração. Imagine alguém erguendo as mãos para o alto, com os dedos abertos, durante o louvor. É isso que as colunas de concreto representam. Incrível, né?

Antes de entrar na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, aprecie também os quatro sinos de bronze enfileirados no alto do campanário que fica em frente ao templo. Observe ainda o espelho d’água que rodeia o telhado da catedral. Lindo, hein? Mas ele não é uma simples opção estética! A água serve para regular a temperatura no interior do templo, amenizando o calor nos dias mais quentes.

Essa união incrível entre beleza e utilidade também aparece em outras características da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Ao descer a rampa de entrada, você vai descobrir que a nave da igreja foi toda construída no subsolo, e guarda uma surpresa fascinante. Experimente aproximar o ouvido de uma das colunas – se tiver alguém falando junto à coluna oposta, do outro lado do templo, você vai escutar perfeitamente –. A brincadeira popular entre os turistas prova que Niemeyer projetou a estrutura da Catedral de Brasília para que ela tivesse uma acústica naturalmente perfeita.

É difícil não se encantar com a perfeição do teto da catedral, que é composto por um dos maiores painéis de vitral do mundo. Com mais de 5 mil peças, a instalação foi criada pela artista plástica Marianne Peretti, que quis trazer a beleza do céu de Brasília para dentro do templo. A pintura em tons de azul, verde e branco é um espetáculo visual de cair o queixo. Ela ainda muda de aspecto dependendo do horário do dia, por causa da influência da luz do sol.

Um pouco de tudo que você encontra na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Além de exibir a habilidade ímpar de Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida tem muitos detalhes artísticos assinados por outros grandes nomes.

Bem em frente à estrutura do telhado, você vai se deparar com as quatro estátuas de bronze que guardam a rampa de entrada. Com impressionantes 3 metros de altura, as esculturas representam os quatro Evangelistas e apóstolos de Jesus Cristo: Lucas, João, Marcos e Mateus. São as obras fantásticas de Alfredo Ceschiatti e Dante Croce.

Ceschiatti também foi o responsável pelas obras que vão atrair seus olhos para o alto assim que você entrar na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. As 3 estátuas penduradas no teto representam os arcanjos da Bíblia, Miguel, Rafael e Gabriel. Junto com as cores vibrantes do painel de vitrais, as peças causam um efeito arrebatador em quem vê – você vai ter a impressão de que está realmente assistindo ao voo dos anjos no céu! –. No púlpito, você vai encontrar uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida (aquela que foi encontrada no Rio Paraíba do Sul).

A nave da catedral também abriga uma relíquia histórica preciosíssima: a cruz usada na primeira missa realizada em Brasília, em 1957, antes mesmo da inauguração da capital. Ao lado dela está a réplica da Pietà, a famosa obra do escultor italiano Michelangelo. Feita em mármore, ela foi produzida pelo Museu do Vaticano e é milimetricamente idêntica à peça original. Durante sua visita, confira também a grande coluna que marca o espaço dedicado ao coro. Ela é adornada com 15 quadros do pintor brasileiro Di Cavalcanti que retratam cenas da Via-Sacra, o caminho sagrado percorrido por Jesus durante sua penitência.

Confira algumas curiosidades da Catedral de Brasília 

Já deu para perceber que a Catedral de Brasília é um tesouro da arte brasileira, né?

Para deixar seu passeio ainda mais inesquecível, separamos alguns fatos históricos e curiosidades que com certeza te farão se encantar ainda mais por esse monumento sensacional. Sabia que os quatro sinos do campanário têm nomes próprios? Pois é, os três primeiros se chamam Santa Maria, Pinta e Nina, homenagens às embarcações que trouxeram Cristóvão Colombo ao continente americano no início da colonização. O quarto sino foi batizado de Pilarica por causa de Nossa Senhora do Pilar, santa muito querida pelos espanhóis. É que os belos sinos de bronze foram presentes do Governo da Espanha.

A cruz metálica que fica no topo do templo carrega uma importância especial para os católicos. Ela foi benzida pessoalmente pelo Papa Paulo VI e tem duas relíquias em seu interior: o crucifixo usado pelo primeiro Arcebispo de Brasília, Dom José Newton de Almeida Baptista, e um fragmento da própria cruz carregada por Jesus Cristo. O Papa Paulo VI também doou o altar de mármore feito especialmente para a Catedral Nossa Senhora Aparecida.

Os vitrais, marcas registradas da Catedral de Brasília, nem sempre tiveram essa cara. Antes das exuberantes pinturas, o painel era inteiramente transparente, seguindo o projeto original. Durante o dia, os raios de sol atravessavam o vidro e criavam feixes de luz um pouco incômodos para os sacerdotes e devotos que frequentavam as missas. Para garantir o conforto de todo mundo durante as cerimônias religiosas, o próprio Oscar Niemeyer aprovou a mudança na coloração dos vitrais.

Curta este passeio incrível e muitos outros em Brasília garantindo a sua viagem com a Clickbus! 

Catedral de Brasília vista de cima. O templo é rodeado por um espelho d’água em formato circular. À direita da entrada, aparece o campanário, estrutura similar a uma torre, onde ficam quatro sinos enfileirados.

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é uma união incrível entre tradição e modernidade.

Durante seu passeio nesse monumento encantador, você com certeza vai entender por que ele é um dos patrimônios artísticos e históricos mais importantes do Brasil. E ninguém precisa ser religioso para se apaixonar pela Catedral de Brasília, viu? Até para quem não tem uma relação muito próxima com a fé católica, a visita a esse templo cheio de obras-primas valiosas é uma experiência única. 

Caso você já esteja planejando sua viagem, anota aí os horários de funcionamento da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida: a visitação gratuita rola todos os dias, das 8h às 19h30. As missas acontecem às 12h15 e 18h15 de terça a sexta, às 17h no sábado e às 8h30, 10h30 e 18h no domingo. Se quiser, aproveite para conferir também nosso conteúdo especial sobre quando ir a Brasília.

Aliás, sabia que o Tô de Passagem é o portal favorito dos viajantes de carteirinha? Aqui, a gente sempre produz conteúdos super informativos voltados especialmente para quem adora conhecer as maravilhas do Brasil e da América Latina. Não deixe de dar uma lida nos nossos outros posts!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem