Mesmo que por muito tempo Betim tenha sido mais conhecida pelo seu desenvolvimento industrial, hoje em dia, ela é um destaque também para o turismo. E como Minas Gerais é um dos estados de maior importância histórica e cultural do Brasil, é claro que a gente não poderia ficar sem falar de Betim.
Você vai se surpreender com atrações e passeios ricos em cultura e história, como o Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, a Casa da Cultura Josephina Bento e o Conjunto Arquitetônico da Colônia Santa Izabel.
O destino também oferece festas anuais muito divertidas e animadas, além dos comércios onde você pode se esbaldar com a culinária mineira – que não é segredo que é uma delícia!
Então, se você está pensando em ir para Betim no próximo rolê, a gente agora vai te acompanhar nesse tour incrível pela cidade.
Neste guia, você vai ver:
Melhor época para visitar Betim
O que fazer em Betim: pontos turísticos para visitar
Conjunto Arquitetônico da Colônia Santa Isabel
Alambique e Parque Ecológico Vale Verde
Museu Municipal Paulo Araújo Moreira Gontijo
Estação Ferroviária Capela Nova
Festividades para aproveitar em Betim
Visite Betim e garanta aventuras tipicamente mineiras!
Onde fica Betim?
Betim é um município do estado de Minas Gerais, e pertence à região metropolitana da capital mineira, Belo Horizonte. Mesmo sendo próxima de BH, a cidade é a 5ª mais populosa do estado, com quase 500.000 habitantes.
A distância da cidade é de apenas 31 km, ou aproximadamente 40 minutos de carro ou ônibus. É muito pertinho, então já sabe, né? Com um bom planejamento, você consegue curtir Betim e ainda aproveitar os melhores pontos turísticos de BH.
Como chegar em Betim?
Quem acompanha a gente por aqui, sabe que o nosso negócio é falar de economia quando o assunto é preparar um bom roteiro de viagem. E como o aeroporto mais próximo fica em BH, a opção mais prática e mais econômica é viajar de ônibus.
Inclusive, a rodoviária de Betim fica em uma região central da cidade, então você já desembarca em meio aos comércios e locais para hospedagem.
Para você se localizar melhor, o endereço é: Rod. Fernão Dias, 1450 – São João.
E pra te ajudar a ter uma noção melhor de distância, confira o tempo de viagem entre Betim e outras cidades importantes:
São Paulo: 6h40
Volta Redonda: 6h30
Juiz de Fora: 4h
São João del Rei: 2h50
Rio de Janeiro: 6h40
Caso você já esteja pensando em começar a planejar o passeio, aproveita pra dar uma olhada nessas opções de passagens de ônibus em promoção para Betim!
Clima em Betim
Em Betim, a sensação térmica é quente, e a temperatura média anual é de 21ºC. Como a cidade fica próxima à linha do equador, o verão não é tão bem definido.
Mesmo nas épocas mais frias, entre maio e agosto, as temperaturas mínimas não costumam ser inferiores a 15°C. Mas caso você esteja planejando sua viagem no inverno, não esqueça de levar um casaco!
Melhor época para visitar Betim
Se for levar em consideração o clima, os melhores meses para visitar o destino são fevereiro, março, abril, setembro, outubro e novembro.
Além disso, as festas da cidade são sempre incríveis, então vale a pena ficar de olho no calendário e tentar não perder as melhores.
Alta temporada
O período de alta temporada é a época de férias escolares e recessos. Principalmente para a galera que mora em BH. Afinal, basta pegar o carro ou um ônibus e 40 minutos depois desembarca em Betim.
Um dos eventos que mais movimentam a cidade é o Betiquim, que normalmente acontece de agosto a setembro. Nossa dica é planejar sua viagem com antecedência. Assim você não corre o risco de ficar sem boas opções de hospedagem.
Baixa temporada
Os momentos de baixa temporada acontecem nos períodos em que não tem eventos da cidade, e também fora de época de férias.
O legal de conhecer destinos na baixa temporada, é que o movimento é bem menor e as hospedagens ficam mais em conta, assim como restaurantes, bares e demais atrações.
O que fazer em Betim: pontos turísticos para visitar
Agora vamos ao que mais interessa: pontos turísticos para conhecer em Betim!
Agora que você conhece um pouco mais sobre localização, clima e quando chegar, chegou a hora de te mostrar o que Betim tem de mais legal pra aproveitar
Separamos alguns dos principais lugares para você conhecer, confira:
Casa da Cultura de Betim
A Casa da Cultura de Betim era, em 1711, uma pousada para tropeiros, bandeirantes e sertanistas que chegavam de São Paulo para a Vila de Ouro, durante uma das épocas mais efervescentes cultural e economicamente.
Em 1987, ela passou a ser a Casa da Cultura Josephina Bento, em homenagem a uma renomada professora da cidade. Você vai encontrar diversas exposições de artistas plásticos, apresentações musicais, lançamentos de livros e diversos eventos culturais da cidade.
É um lugar incrível para aprender mais sobre a história mineira, observando o acervo com peças únicas que retratam o passado da cidade e também do estado!
O endereço é Av. Padre Osório Braga, 18 – Centro, funciona de segunda a sexta das 9h às 17h.
Conjunto Arquitetônico da Colônia Santa Isabel
Este local é imperdível! Principalmente se você é o tipo de viajante que adora mergulhar e saber mais sobre as características histórico-culturais do destino.
O Conjunto Arquitetônico da Colônia Santa Isabel foi construído entre 1922 e 1931, com o objetivo de tratar pessoas com hanseníase.
Agora, com o passar do tempo e os avanços da medicina, o local tem uma finalidade bem diferente. Ele é, inclusive, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Betim.
É uma mistura da arte, cultura, religiosidade, esporte, lazer e entretenimento para os visitantes.
Vale muito a pena dar uma passada por lá!
Salão do Encontro
O Salão do Encontro foi fundado por Noemi Gontijo, professora de artes, e pelo Frei Franciscano Stanislau Bartoldi. O local é uma associação que auxilia as famílias periféricas de Betim.
Por lá, você vai encontrar oficinas e treinamentos que têm como objetivo a manutenção da cultura local, assim como o desenvolvimento social e profissional das pessoas amparadas pela instituição.
O local tem mais de 300 artistas locais, que produzem desde peças de tricô e vasos de cerâmica até móveis artesanais belíssimos.
Não deixe de visitar e contribuir com o desenvolvimento dessa galera tão talentosa. O Salão do Encontro é o espaço perfeito pra você levar algumas lembranças pra quem ficou em casa.
O local fica na R. João da Silva Santos, 34 – Santa Lucia. Acesse o site oficial da organização e saiba mais sobre a programação.
Capela do Rosário
Construída de 1894 a 1896, a Capela do Rosário foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural em 1997. Ela é uma representante maravilhosa da arquitetura do século XIX, dessas que você encontra com facilidade em lugares como Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes e tantas outras cidades mineiras.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga da cidade, onde acontece a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário anualmente, entre os meses de agosto e outubro.
Ela fica na Praça Nossa Sra. do Rosário, 21-25 – Angola.
Capela de São Sebastião
Antigamente, o local era ponto de encontro dos fiéis e lavradores da Fazenda Imbiruçu.
A Capela de São Sebastião fica no Bairro Amazonas, e foi edificada na década de 1940, sendo um raro exemplar de capela de fazenda. Ela foi tombada como patrimônio histórico-cultural em 1997, então já dá para imaginar que tem muita história escondida por ali!
O endereço é Rua Antonio Bleme Filho, 95 – Bairro – Jardim Brasilia.
Praça Milton Campos
Curiosamente, a Praça Milton Campos foi o local que deu origem a Betim!
No século XVIII foi construída a primeira capela da região, bem ali, no centro na praça. Algum tempo depois, no século XIX, ela foi substituída pela igreja matriz que, em 1969, foi demolida.
Hoje em dia, você vai encontrar um paisagismo muito lindo e bem cuidado na praça, em combinação com um monumento de metal que representa a antiga matriz.
É um local bastante tranquilo, dá para passar um tempo ali apreciando o movimento do centro da cidade.
Alambique e Parque Ecológico Vale Verde
O Parque Ecológico Vale Verde é a combinação perfeita entre beleza, cultura e lazer.
O local foi projetado para preservar a fauna e flora da região, proporcionando um ambiente muito agradável em meio às árvores e demais plantas.
Se você quer um contato com a natureza, o parque oferece atrações como trilhas, pedalinho, tirolesa, arvorismo, passeios de charrete e muitas outras atividades.
Museu Municipal Paulo Araújo Moreira Gontijo
Em 1910, o Museu Municipal era o local de encontro do Grupo Escolar Conselheiro Afonso Pena. Em 1960, transformou-se no Colégio Comercial Betinense.
Depois, em 1998, o prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, passando por uma reforma para virar o museu que é hoje.
Você vai encontrar várias exposições de artistas locais, lançamentos de livros, apresentações e muito mais!
Ele fica na Av. Amazonas – Centro, Betim – MG, 32600-040
Represa Várzea das Flores
Localizada entre os municípios de Contagem e Betim, a Represa Várzea das Flores é de uma beleza natural impressionante. Ela foi construída na década de 60, como forma de sanar os problemas de distribuição de água que a cidade de Contagem vinha enfrentando.
O local é bastante visitado pelos moradores como área de lazer para banho e pesca. Faça como eles e passe um dia todinho por lá!
Estação Ferroviária Capela Nova
A Estação Ferroviária Capela Nova foi construída em 1910, e faz parte da Estrada de Ferro Oeste de Minas.
A Estrada liga Belo Horizonte à Divinópolis. É um caminho muito bonito!
Em 1997, a Estação foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural Municipal e até hoje é considerada um dos maiores atrativos turísticos de Betim MG.
Festividades para aproveitar em Betim
Lá no começo nós falamos tanto sobre as festas, que é claro que teríamos que te contar um pouco melhor sobre elas. Assim você já aproveita pra casar sua viagem com o período em que elas acontecem.
É uma oportunidade muito legal de conhecer melhor os moradores, a cultura local e a simpatia mineira, sem contar que você vai ter desculpa pra viver uma das principais obras primas de Minas Gerais: a culinária.
Separamos alguns dos eventos que seria legal você participar, confira:
Betiquim
Nada mais do que o maior festival gastronômico da cidade! Tem como resistir?
O evento faz parte do calendário oficial de Betim, e recebe mais de 50 mil pessoas nos bares e restaurantes que participam do festival.
Você pode se deliciar com receitas regionais, cozinha de botequim e até receitas secretas de famílias da cidade. Uma explosão de sabores!
Ainda não foi divulgada a edição de 2023, então fique de olho nas redes sociais do evento para programar a sua viagem na mesma época!
Betim Rural
O Betim Rural é uma das maiores festas agropecuárias de Minas Gerais!
O evento acontece anualmente durante sete dias de festa com shows, apresentações culturais, sorteio de prêmios, provas funcionais, rodeio e muito mais.
São cerca de 200 mil pessoas que participam do festival, inclusive pessoas de fora do Brasil que aproveitam para fazer negócios.
Confira as redes sociais do evento para saber quando vai rolar este ano.
Feira da Paz
A nível de estado, a Feira da Paz é uma das mais importantes e tradicionais. No ano passado, em 2022, aconteceu a 25º edição.
A Feira da Paz é um grande evento, que geralmente conta com dois palcos para apresentações de artistas, além de parque de diversões, feira de produtos e espaço gastronômico.
Como ainda não tem informações sobre a Feira da Paz 2023, aguarde o pronunciamento no site oficial ou nas redes sociais da festa!
Visite Betim e garanta experiências tipicamente mineiras!
Se você já vai viajar para Belo Horizonte, não custa nada dar um pulinho em Betim!
E uma ideia: se você pretende visitar a capital mineira em época de alta temporada, Betim é uma boa opção para você procurar hospedagem, visto que é pertinho da cidade.
Mas é claro: não deixe de aproveitar as experiências que só este destino pode oferecer.
Esperamos que tenha gostado deste guia, e aproveita pra voltar mais vezes aqui no Tô de Passagem! Nossos conteúdos são exclusivos e cheios de dicas e roteiro incríveis, pelos melhores destinos do Brasil
Boa viagem e até a próxima!