Aprecie por um momento a paisagem dessa foto que você está vendo aqui em cima. Incrível, não é? A imensidão do céu, o verde das serras se espalhando até o horizonte, a rica vegetação cheia de vida…
Pois é, você vai encontrar esse tipo de cenário digno de cinema por todo lado quando for visitar São José dos Ausentes. Não é à toa que as vistas deslumbrantes dessa charmosa cidade no interior do Rio Grande do Sul já estrelaram, de fato, vários filmes e novelas.
Localizada no coração de uma região marcada pela natureza exuberante, São José dos Ausentes ostenta uma lista incrível de cânions, cachoeiras e outros elementos de beleza cênica. Além disso, é considerada uma das cidades mais frias do Brasil, o que adiciona um toque todo especial à atmosfera de tranquilidade serrana que você vai encontrar por lá.
Aqui, vamos te mostrar os pontos turísticos imperdíveis de São José dos Ausentes, para que você consiga aproveitar o melhor desse lugar fantástico. Continua a leitura que você vai ver:
Onde fica São José dos Ausentes?
Como chegar em São José dos Ausentes?
Como é o clima em São José dos Ausentes?
O que fazer em São José dos Ausentes?
Cânions em São José dos Ausentes
Cachoeiras em São José dos Ausentes
Cachoeira do Perau Branco e Lindaura
O que fazer São José dos Ausentes: mais pontos turísticos
Queijaria da família Pereira Lopes
Não perca tempo, conheça de perto São José dos Ausentes!
Onde fica São José dos Ausentes?
O município de São José dos Ausentes fica na porção nordeste do Rio Grande do Sul, a cerca de 232 quilômetros de distância da capital do estado, Porto Alegre. Também está a 49 quilômetros de São Joaquim, a maior cidade encontrada nos arredores. Lar de menos de 4 mil habitantes, São José dos Ausentes faz fronteira com os municípios de Bom Jesus, Timbé do Sul e Jaquirana.
Para te ajudar a ter uma noção melhor das distâncias, listamos o tempo de viagem entre São José dos Ausentes e algumas outras cidades das imediações. Confira:
Porto Alegre: 4h10
Criciúma: 2h30
Gramado: 3h20
Florianópolis: 5h
Como chegar em São José dos Ausentes?
Para conhecer as maravilhas de São José dos Ausentes, você vai precisar pegar a estrada: o aeroporto mais próximo é o da capital gaúcha. Portanto, a locomoção por via terrestre é inevitável. Felizmente, as vias são bem preparadas para isso e os trajetos costumam ser bem tranquilos. O que a maioria dos viajantes faz é ir primeiro até Porto Alegre ou Florianópolis e, de lá, partir para São José dos Ausentes.
Quem acompanha a gente aqui no Tô de Passagem, sabe que adoramos falar de economia na hora de pegar a estrada, e se você não quiser lidar com os custos elevados e as demais preocupações envolvidas no aluguel de um veículo, viajar de ônibus até a Cidade dos Cânions é uma excelente opção. Você vai descer na rodoviária da cidade, que fica na Rua Joaquim Oliveira Paim, s/n.
Para agilizar seu planejamento, que tal garantir logo as passagens de ônibus?
Como é o clima em São José dos Ausentes?
A notícia é boa para quem curte um friozinho! Por sua elevada altitude (são 1200 metros acima do nível do mar), São José dos Ausentes é considerada uma das cidades mais frias do Brasil. Aliás, esse é um dos vários motivos que atraem os viajantes até o local.
Se você realmente estiver a fim de tirar os agasalhos do armário, nossa dica é visitar a cidade entre os meses de abril e setembro. Nessa época, as temperaturas médias ficam entre 10ºC e 13,5ºC. Agora, caso o objetivo seja fugir do frio, procure agendar sua viagem para o período entre novembro e fevereiro. De qualquer forma, saiba que você raramente encontrará temperaturas superiores a 25ºC.
Ah! E já que estamos falando de frio, aqui nós temos um conteúdo exclusivo sobre destinos para conhecer no inverno!
O que fazer em São José dos Ausentes?
Assim que você puser os pés em São José dos Ausentes, vai perceber que a protagonista por lá é a natureza exuberante. Agraciada com incontáveis cânions, cachoeiras, formações geológicas impressionantes e mirantes, a região é um paraíso para quem gosta de apreciar belas paisagens.
Portanto, pode ir separando os seus calçados de trilha para desbravar esses tesouros naturais. Ah, e prepare a memória do celular, porque não faltarão oportunidades para tirar fotos incríveis.
Cânions em São José dos Ausentes
Bem, chegou o momento que você estava esperando: é hora de conhecer os grandes astros de São José dos Ausentes, os cânions. Acredite: a imponência dessas formações geológicas, que circundam os limites da cidade, é de deixar qualquer um de boca aberta.
Abaixo, listamos os cânions que não podem ficar de fora da sua programação quando você visitar São José dos Ausentes.
Cânion Boa Vista
O nome do Cânion Boa Vista é bastante autoexplicativo: ele foi batizado assim por causa da paisagem encantadora que pode ser apreciada de seu topo. Conhecido por ter se tornado cenário da novela Além do Tempo, da Rede Globo, o Boa Vista fica dentro da Pousada Ecológica dos Canyons, localizada a 43 quilômetros do centro de São José dos Ausentes.
Ah, esse também é um bom ponto para quem gosta de praticar atividades como escalada.
Cânion Realengo
Quer fugir da movimentação turística e aproveitar o sossego de um lugar pouco visitado? Então você vai adorar o Cânion Realengo. Menos popular do que as outras formações geológicas da região, o Cânion Realengo é um recanto de paz onde você com certeza conseguirá se reconectar consigo e com a natureza.
Esse ponto também é bastante procurado por quem tem um interesse histórico: afinal, a trilha que passa por ele foi parte do caminho realizado pelos tropeiros por mais de duzentos anos.
Cânion Amola Faca
Muito procurado pelos viajantes, o Cânion Amola Faca é o mais famoso da região – praticamente um cartão-postal de São José dos Ausentes –.
Também chamada de cânion Encerra, essa formação oferece uma vista de beleza ímpar, marcada pela presença de uma cachoeira que se forma nas imediações e vai descendo para desaguar no Rio Araranguá. É mesmo de tirar o fôlego!
Cânion Monte Negro
Embora essa seja uma competição acirrada, não é absurdo afirmar que o Cânion Monte Negro guarda uma das paisagens mais encantadoras de toda a região de São José dos Ausentes. Isso porque ele, além de ter proporções gigantescas, está unido ao Pico Monte Negro, o ponto mais alto do Rio Grande do Sul.
No passeio, é possível chegar bem perto do pico, caminhando junto às bordas dos paredões e apreciando a beleza única da região. O acesso ao local, que fica a 43 quilômetros do centro, é feito pela Estrada Silveira (estrada municipal).
Cânion do Tabuleiro
Esse é um destino que vai encantar os fãs de adrenalina.
Se você curte atividades como escalada e trilha, vai se apaixonar pelo Cânion do Tabuleiro. Pouco visitado em roteiros turísticos, ele é o lugar perfeito para a prática de esportes radicais e também não deixa a desejar no quesito paisagem. O Cânion Tabuleiro fica circundado pelo Amola Faca e o Realengo, então a nossa dica é visitá-lo primeiro e depois partir para os outros dois.
Cânion da Cruzinha
Aqui está um cânion que proporciona experiências espetaculares para além da vista deslumbrante.
No Cânion da Cruzinha, que fica em uma propriedade privada, é possível realizar atividades como ciclismo e até mesmo cavalgada. Você vai se sentir um personagem de cinema andando a cavalo em meio a uma paisagem tão exuberante! Além disso, agendando previamente com o proprietário, também dá para fazer passeios off-road em uma estrada que existe nas imediações.
Cânion Coxilha
Localizado bem de frente para o Cânion Monte Negro, o Cânion Coxilha tem uma beleza que exige um percurso um pouco complicado: para chegar ao ponto de acesso, é necessário usar um veículo 4×4. Em seguida, há uma trilha de aproximadamente 2,5 quilômetros que leva até a ponta do penhasco.
A gente recomenda que você arranje um guia turístico para te acompanhar nesse passeio. Ah, e garantimos que o esforço vale a pena: o local é mesmo um show! Em São José existem empresas que podem te ajudar com esses passeios.
Pedra da Catedral
A Pedra da Catedral se destaca em meio às demais formações geológicas da região. Localizada pertinho da parede norte do Cânion Boa Vista, esse corpo rochoso impressionante com certeza merece uma visita. Para chegar até ele, você usará a mesma estrada de acesso do Cânion Coxilha (ou pode partir caminhando da porção central do Cânion Boa Vista).
Aqui, também recomenda-se o acompanhamento de um guia.
Cachoeiras em São José dos Ausentes
Se você já estava gostando das belezas naturais de São José dos Ausentes até agora, imagina quando tiver a oportunidade de conhecer as cachoeiras admiráveis que se espalham por lá. Compondo paisagens fantásticas em meio às formações geológicas da cidade, as quedas d’água também precisam estar no seu roteiro de viagem.
Confira, abaixo, algumas das cachoeiras mais populares.
Cachoeirão dos Rodrigues
Localizada no interior da Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues, essa linda cachoeira tem 28 metros de altura e mais de 100 metros de largura. Ela deságua no Rio Silveira, que corta a propriedade marcada por campos de araucárias, e o cenário formado pela junção desses elementos é verdadeiramente único!
O Cachoeirão dos Rodrigues fica a 34 quilômetros do centro de São José dos Ausentes e, para quem não está hospedado na fazenda, a visita custa uma pequena taxa de R$ 10.
Cachoeira do Perau Branco e Lindaura
Localizada a 40 quilômetros da cidade, a Cachoeira do Perau Branco fica em meio a um vale repleto de araucárias e limitado por um grande paredão branco. À sua frente, está uma grande formação rochosa batizada de Sentinela, que parece observar atentamente os 25 metros de queda d’água.
Descendo o rio, a uns 500 metros de Perau Branco, você vai encontrar Cachoeira Lindaura, que tem uma queda de 40 metros de altura. Como esses pontos estão localizados no coração da mata, o acesso até eles é difícil. Portanto, o ideal é visitá-los com auxílio de um guia.
Cachoeira do Dez
A Cachoeira do Dez parece ter sido estrategicamente posicionada para separar um amplo campo aberto de um denso bosque de araucárias. A paisagem formada por essa composição, que é parte do Rio Divisa, é mesmo apaixonante.
Ah, e a Cachoeira do Dez fica a um quilômetro do Desnível dos Rios, outra atração maravilhosa que nós vamos te mostrar aqui embaixo. Vale super a pena fazer os dois passeios no mesmo dia.
Desnível dos Rios
Se você quer presenciar a beleza de um fenômeno natural peculiar, não deixe de ir conhecer o desnível dos rios. Estamos falando, na verdade, de uma área onde o Rio Silveira e o Rio Divisa correm lado a lado, paralelamente, separados por uma distância de 5 metros e por 18 metros de altura.
Ah, pode se preparar para se molhar: se quiser chegar ao melhor ponto da parede rochosa que divide os rios, você precisará passar por dentro de um deles. É água no joelho! De cima dos rochedos, é possível ter uma vista incrível dos movimentos que os rios percorrem.
O que fazer São José dos Ausentes: mais pontos turísticos
Pois é, a natureza de São José dos Ausentes tem muito a oferecer. Entretanto, ela não é o único ponto forte da cidade: é claro que entre um cânion e outro ou depois de conhecer a grandiosidade das cachoeiras, você pode fazer passeios mais tranquilos. Felizmente, não faltam opções: São José dos Ausentes tem várias atrações legais para quem deseja curtir o sossego e o clima interiorano da região.
Se você quiser enriquecer ainda mais o seu itinerário, aqui vão as nossas sugestões especiais!
Sítio Vale das Trutas
Que tal aproveitar uma boa tarde de pescaria após um almoço daqueles?
No Sítio Vale das Trutas, você vai encontrar o cenário perfeito para relaxar por algumas horas ou mesmo passar a noite: além de chalés super charmosos para hospedagem, o espaço também tem um ótimo restaurante e vários tanques de água corrente em que você poderá capturar trutas no esquema “pesque e pague”.
Localizado à beira de um campo de araucárias, o Sítio Vale das Trutas fica no vale do Rio das Antas, no distrito de Bom Jardim.
Queijaria da Família Pereira Lopes
Para quem gosta de apreciar produtos artesanais fresquinhos, feitos com o capricho da roça, a Queijaria da Família Pereira Lopes é um sonho!
O local acumula mais de dois séculos de tradição na delicada fabricação do Queijo Serrano, que já foi premiado diversas vezes em vários estados. Ao visitar a Queijaria, além de provar e adquirir as iguarias únicas produzidas no local, você também terá a chance de aprender um pouco mais sobre como os queijos são feitos e sobre a história do alimento.
Museu Waldemar Santos Boeira
Além de encantar os fãs de ecoturismo, São José dos Ausentes também é um ótimo lugar para quem adora história.
Se esse é o seu caso, não deixe de visitar o Museu Waldemar Santos Boeira, localizado no interior de uma propriedade repleta de bagagem cultural, a Fazenda Silveira. Com um dos acervos particulares mais robustos do Brasil, o museu reúne mais de 5.000 itens de importância antropológica, histórica e artística.
Durante a visita, aproveite para ir até o topo do Morro da Boa Vista, que fica no interior da propriedade e oferece uma vista bem legal.
Mirante da Serra da Rocinha
O Mirante da Serra da Rocinha faz parte do antigo caminho percorrido pelos tropeiros na época em que a região dos Campos de Cima da Serra foi povoada.
Ele fica no topo da Serra da Rocinha, próximo à borda de um grande cânion, e oferece uma vista panorâmica incomparável. De lá, você poderá contemplar de um ângulo privilegiado toda a grandiosa extensão da Serra Geral. É uma oportunidade incrível!
Não perca tempo, conheça de perto São José dos Ausentes!
Se você já sentia vontade de visitar São José dos Ausentes, agora, tem todos os motivos do mundo para pensar em fazer a mochila e planejar sua viagem!
Pois bem, e a gente garante que não vai se arrepender. Os tesouros naturais que você vai encontrar na cidade são capazes de proporcionar experiências inesquecíveis, que vão marcar para sempre o seu coração e, é claro, render fotos maravilhosas. Diz aí: só de ler as descrições deste texto, você já se apaixonou, não é mesmo?
Agora é revisitar nossa lista de coisas para conhecer em São José dos Ausentes, escolher os pontos que mais chamaram a sua atenção e montar o roteiro! Aliás, se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir nossos outros posts aqui no Tô de Passagem. Todos eles estão cheios de sugestões de destinos e dicas de viagem que podem deixar suas aventuras pelas estradas do Brasil ainda mais incríveis.
Boa viagem e até a próxima!