Um burburinho cheio de vida, com muita gente circulando e uma energia incrível: esse é o cenário vibrante que você poderá observar enquanto aprecia o melhor da culinária mineira no Mercado Central de Belo Horizonte.
Símbolo máximo da capital de Minas Gerais, o Mercado Central tem mais de 400 lojas que reúnem o melhor das cores, sabores e aromas do estado. Estamos falando de queijos da roça, cachaças, ingredientes frescos, pratos típicos, cerveja artesanal, doces, temperos… é, não dá para listar todas as maravilhas deliciosas que você vai encontrar no Mercado Central. Mas com certeza dá para garantir que você vai se apaixonar completamente por esse lugar icônico.
Para te ajudar a aproveitar o melhor do Mercado Central de BH, fizemos um conteúdo especialmente dedicado aos encantos dele. Vamos contar um pouco da história do espaço, ensinar como chegar até ele e, claro, dar algumas dicas de pontos que não podem ficar de fora do seu passeio.
Ah! E se você é como a gente, que ama muito curtir esse tipo de rolê nos destinos do Brasil, aproveita pra dar uma olhada nesse conteúdo exclusivo sobre os maiores mercados municipais do Brasil.
Continua a leitura que você vai ver:
Mercado Central de Bh: História
Onde fica o Mercado Central de BH?
Como chegar no Mercado Central de Belo Horizonte?
O que fazer no Mercado Central de BH?
Paradas obrigatórias no Mercado Central de BH
O Mercado Central espera por você!
Mercado Central de BH: História
Em 1929, quando Belo Horizonte tinha pouco mais do que 30 anos, o prefeito Cristiano Machado teve uma ideia: juntar as grandes feiras da cidade e centralizá-las em um único lugar. Assim foi feito, e o terreno de 14.000 m² no centro da cidade tomou uma nova vida com o movimento agitado de feirantes e compradores.
Em 1964, outro prefeito, Jorge Carone, quis vender o espaço onde funcionava o mercado e acabar com a feira. Mas os comerciantes e entusiastas do lugar se uniram pela missão de salvar aquela parte tão importante da cidade, compraram o terreno da prefeitura e se organizaram para construir um galpão que cobrisse toda a área. Hoje, com quase um século de existência, o Mercado Central de BH continua sendo movido pela mobilização popular dos feirantes que trabalham lá e pelo imenso carinho que os belorizontinos têm por ele.
Onde fica o Mercado Central de BH?
O Mercado Central de Belo Horizonte fica bem no coração da capital mineira. Situado na Avenida Augusto de Lima, nº 744, o mercado está bem perto de outros pontos importantes da cidade, como o Parque Municipal Américo Renné Giannetti. É situado no Centro, área circundada pelos bairros de Santo Agostinho, Lourdes, Funcionários, Carlos Prates e Floresta.
Para conhecer esse lugar icônico com o máximo de economia (afinal, você certamente quer juntar dinheiro para as comprinhas), que tal ir até BH de ônibus?
Se quiser, aproveite para dar uma olhada nessas passagens de ônibus para Belo Horizonte.
Como chegar no Mercado Central de Belo Horizonte?
Como é um ponto visitado diariamente por dezenas de milhares de moradores e turistas, o acesso ao Mercado Central de Belo Horizonte é bem fácil. Ele fica pertinho até do próprio Terminal Rodoviário da cidade, a 1,5 km de distância.
Para quem deseja chegar até o mercado de ônibus, as opções de linhas são várias: 2290, 3302A, 3787, 51, 5203, 66, 67 ou 8207. Também dá para usar o metrô, pegando a Linha 1 e descendo na estação Lagoinha.
O que fazer no Mercado Central de BH?
Sabia que o Mercado Central de BH já ganhou o título de terceiro melhor mercado do mundo pela revista TAM Nas Nuvens? Isso é um bom indicativo da potência desse local que é um dos principais cartões-postais da cidade. Acredite: o Mercado de BH tem muita coisa para conhecer mesmo!
Para que você não se perca durante o seu passeio e consiga aproveitar o melhor da cultura e da gastronomia mineiras, fizemos uma seleção de lojas e programas incríveis que vão te fazer se apaixonar pelo Mercado de BH. Vamos lá?
Visita guiada
Que tal conhecer o Mercado Central de Belo Horizonte a fundo, com explicações históricas e curiosidades sobre as lojas?
É isso que a visita guiada proporciona. Esse é um programa perfeito para quem deseja fazer uma rota bem panorâmica, passando pelo mercado todo, com direito a muito aprendizado sobre a trajetória do lugar. A visita guiada é gratuita, realizada em grupo e disponível em vários idiomas.
Ela funciona das 9h às 16h de segunda a sábado e das 9h às 13h nos domingos.
Espaço Cozinha Escola
Se você achava que o Mercado Central de BH se resumia às lojas, errou feio! Na verdade, ele também tem vários espaços que oferecem atividades interativas e experiências únicas.
No Espaço Cozinha Escola, por exemplo, você pode aprender a fazer alguns dos quitutes maravilhosos que vai encontrar no mercado. Nessa atração, é possível assistir a aulas de culinária que ensinam diversas receitas de dar água na boca. Para agendar seu momento chef, você pode marcar no próprio espaço, que fica no estacionamento do Mercado Central.
Capela Nossa Senhora de Fátima
Com tanto espaço, é claro que o Mercado Central de Belo Horizonte teria um cantinho para um aspecto muito especial da cultura mineira: a religiosidade.
No interior do mercado, você vai encontrar a Capela Nossa Senhora de Fátima, criada para homenagear a santa de mesmo nome, que é a padroeira do mercado. A imagem que você vai ver na capela foi trazida por uma feirante portuguesa há bastante tempo, mas a capela só foi construída pelos comerciantes em 1964. É história pura!
Paradas obrigatórias no Mercado Central de BH
Agora que já te mostramos algumas programações interessantes que podem ser feitas dentro do Mercado Central, vamos para a parte que você estava esperando: a seleção das lojas mais imperdíveis do espaço.
Mesmo se escolher fazer a visita guiada, não deixe de tirar um tempo (no mesmo dia ou em outro) para andar livremente pelo mercado. Durante seu passeio, faça questão de conhecer as paradas obrigatórias que elencamos aqui embaixo. Ah, e prepare a barriga, porque você com certeza fará muitas pausas deliciosas pelo caminho!
Limonada Tradicional
Seja para abrir seu passeio pelo Mercado Central ou para fechá-lo com chave de ouro, se refrescar é uma boa pedida. Fazer isso em um ponto histórico, que funciona desde 1938, é melhor ainda.
Assim é a Limonada Tradicional do Mercado Central de Belo Horizonte. Com o equilíbrio perfeito entre doce e azedo, o suco está sempre geladinho e é um verdadeiro clássico! A gente recomenda que você peça um acarajé ou uma empadinha para acompanhar. A Limonada Tradicional fica na loja 355.
Roça Capital
Vai um queijinho mineiro aí?
Não tem como negar a fama campeã de Minas Gerais quando o assunto é laticínios artesanais. E o melhor disso você encontra na Roça Capital, loja 268 do Mercado Central. Estamos falando de um empório mineiro que tem uma seleção impecável de queijos, doces, geléias, cafés, cerveja e muito mais. Tudo com o melhor sabor da roça!
Empório Árabe D’Hana
Você é fã de esfihas e kibes?
Então vai se apaixonar pelo Empório Árabe D’Hana. Localizado na loja 33 do Mercado Central, o D’hana é como uma viagem instantânea para o Oriente Médio. Você vai encontrar uma variedade incrível de salgados, doces, patês, saladas, aperitivos e muitas outras iguarias árabes. Não deixe de provar os queridinhos da casa, o charuto de repolho e o arroz com lentilha.
Praça do Abacaxi
Um tempo atrás, os corredores do Mercado Central de Belo Horizonte carregavam uma lenda peculiar: dizia-se que quem cortasse o cabelo nas barbearias do local, ganhava um pedaço de abacaxi suculento e docinho.
Na verdade, a “promoção” nunca existiu. O boato surgiu porque as barbearias ficavam muito próximas à Praça do Abacaxi, então aproveitar um pouquinho da fruta era apenas irresistível para todo mundo que terminava o corte de cabelo. Além de vender os abacaxis mais bonitos e gostosos que você terá a oportunidade de provar, o espaço também tem água de coco, melancias, ovos caipiras e outros produtos.
Dünn Delikatessen da Cerveja
Se você não dispensa uma cerveja de qualidade, experimente conhecer a Dünn Delikatessen da Cerveja.
O espaço é totalmente dedicado aos famosos destinos para quem ama cerveja, e tem uma variedade incrível de bebidas da marca Dünn, além de vender artefatos e equipamentos para quem deseja se aventurar na fabricação de cerveja. A queridinha da casa é a Dünn Mercado, uma American Amber Ale com 4,5% de teor alcóolico que leva um ingrediente especial: a goiabada cascão mineira.
Cachaça de Minas
Chegou o momento que os fãs da cachaça mineira estavam esperando.
Na loja Cachaça de Minas, a sua maior dificuldade vai ser escolher! É que a seleção de bebidas tipicamente mineiras é tão grande que dá para se perder: são mais de 900 rótulos só de cachaça, vindos de várias partes do estado. Além disso, também há uma carta de licores e de cervejas artesanais.
É para se jogar mesmo! Mas vá devagar, que a cachaça mineira é potente. Ah… e procure beber água entre uma dose e outra, hein?
Bar da Lora
Para quem curte beber no melhor estilo boteco tradicional, o Bar da Lora é uma excelente pedida!
Localizado na loja 115 do Mercado Central de BH, o bar está sempre preparado para te receber com uma cervejinha trincando de gelada e um extenso cardápio de aperitivos. O fígado acebolado com jiló e a carne de panela ao molho de cerveja preta são simplesmente perfeitos.
O Mercado Central espera por você!
Depois de ler sobre todas essas delícias espalhadas pelo Mercado Central de Belo Horizonte, deu até água na boca, não é mesmo?
É que os produtos artesanais, ingredientes de primeira qualidade e pratos cheios de sabor são mesmo marcas registradas do mercado. E a verdade é que desfrutar dessas maravilhas durante o passeio é muito mais do que uma experiência gastronômica: é um mergulho na tradição. O Mercado Central de BH é, acima de tudo, um símbolo da cultura mineira e um ponto de encontro entre várias tribos belorizontinas. Por isso, sem dúvidas, ele está repleto de vivências que vão ficar na sua memória para sempre!
Se você curtiu esse passeio e gostaria de conhecer mais lugares incríveis do Brasil e da América Latina, não deixe de acompanhar as nossas postagens aqui no Tô de Passagem. A gente sempre traz recomendações de roteiro, dicas de viagem e muitas outras informações valiosas para quem adora se aventurar por aí.
E já que você estará na capital mineira, por que não estender o passeio e curtir os outros pontos turísticos de Belo Horizonte? Quando você decide viajar de ônibus, por exemplo, você economiza e curte muito mais passeios em uma viagem só.
Agora, fala aí nos comentários: qual é a sua loja favorita do Mercado Central de BH?
Boa viagem e até a próxima!