Seja você um grande fã da cultura japonesa, ou está apenas procurando por experiências diferentes na capital paulista, visitar o bairro Liberdade proporciona a sensação de estar no Japão. É imperdível!
O bairro é muito conhecido pela iluminação decorada em estilo asiático, com lanternas tradicionais, chamadas Suzurantõ, além de semáforos estilizados e construções com arquitetura típica.
São tantas atrações, que até mesmo os próprios paulistas não conhecem tudo o que o bairro tem para oferecer. Inclusive, essa região não conta apenas com a influência da cultura japonesa, mas sim da cultura asiática como um todo.
Preparamos este artigo como um guia para você conhecer a história do bairro, como chegar até lá, lugares para conhecer e, claro, lugares para comer e apreciar a cultura oriental.
Vamos nessa?
Neste conteúdo, você vai ver:
Liberdade, São Paulo: história e curiosidades
Lugares para conhecer na Liberdade
Lugares para comer na Liberdade
Mais passeios imperdíveis na Liberdade
Um passeio incrível na Liberdade espera por você!
Liberdade – SP: história e curiosidades
Começando com uma curiosidade: a imigração japonesa no Brasil começou em 1908 e, desde então, estima-se que existam mais de 1,5 milhão de descendentes no país, e a maioria se concentra nos estados de São Paulo e Paraná.
O bairro Liberdade, na cidade de São Paulo, é onde se concentra a maior colônia japonesa do mundo – sem considerar o Japão, é claro. A vinda dos japoneses se iniciou na Rua Conde de Sarzedas, onde foram-se criando comércios, lojas especializadas com itens importados, restaurantes e muito mais.
Lá pelo final da década de 60, o bairro deixou de ser uma área exclusiva dos imigrantes japoneses, sendo procurada pelos imigrantes chineses e coreanos.
O mais marcante do bairro Liberdade é, com certeza, que além do comércio, há também uma forte presença da cultura asiática, com festivais e comemorações tradicionais, danças típicas e eventos especiais que acontecem em diferentes épocas do ano. Se você quer participar de algum deles, pesquise as datas antes de viajar até lá!
Inclusive, se você é um grande fã de animes, o bairro comporta o Festival Verão Otaku, realizado pelo Centro Cultural de São Paulo, que atrai milhares de fãs e apreciadores dos tão famosos desenhos animados japoneses.
Como chegar na Liberdade
Se você já está na capital paulista, os aplicativos de locomoção são uma boa opção, mas você pode economizar bastante se for de metrô.
O valor da passagem em 2022 é de R$ 4,40 e você precisa pegar a Linha Azul Tucuruvi – Jabaquara e descer na Estação Liberdade.
Você também pode descer na estação São Bento (Linha Azul) na Avenida Liberdade, que tem fácil acesso ao bairro.
As linhas de metrô que fazem conexão com a linha azul são:
- Linha Amarela (Estação Luz)
- Linha Verde (Estação Paraíso e Ana Rosa)
- Linha Vermelha (Estação Sé)
- Linha Lilás (Estação Santa Cruz)
E se você está em outra cidade, uma opção bem em conta também é viajar de ônibus até a rodoviária Tietê, que fica a apenas 15 minutos do bairro.
Dá uma olhada nas passagens de ônibus para São Paulo (Tietê) e se prepare para ficar admirado com a explosão de cultura oriental que o bairro oferece!
Lugares para conhecer na Liberdade
Bom, agora que você conhece a história do bairro e como chegar até ele, vamos para a parte mais importante deste conteúdo: indicações de lugares para você incluir no roteiro da sua viagem para aproveitar muito a região!
Museu da Imigração Japonesa
O Museu Histórico da Imigração Japonesa é o lugar perfeito para começar o seu passeio pelo bairro. No museu, você vai poder conhecer mais sobre a história da imigração japonesa no Brasil, desde a chegada dos primeiros imigrantes até os acontecimentos mais recentes da comunidade.
Localizado próximo ao metrô São Joaquim (Linha Azul), e seu acervo conta com mais de 97 mil itens que foram doados pelos imigrantes e suas famílias. Você encontra objetos pessoais, diários, pinturas, livros, roupas e muito mais.
Ainda, o museu tem réplicas de moradias ocupadas pelos primeiros imigrantes e maquetes dos navios responsáveis por transportá-los até aqui. Como o acervo é bem grande e cheio de informações detalhadas, recomendamos que você faça esse passeio com tempo para apreciar tudo com calma e atenção.
O museu funciona de terça a domingo, das 13h às 17h, e fica na Rua São Joaquim 381, no prédio do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) – responsável pela curadoria e manutenção do local.
Jardim Oriental
Considerado um refúgio tranquilo em meio ao agito da Rua Galvão Bueno, o Jardim Oriental é uma parada obrigatória pelo bairro.
O paisagismo, o lago com carpas e as clássicas lanternas irão até te fazer esquecer que ainda está no Brasil. O Torii na entrada é um grande charme e rende muitas fotos legais. O Torii é um portão tradicional japonês, comumente encontrado na entrada ou dentro de um santuário xintoísta, onde simbolicamente marca a transição do mundano para o sagrado.
Nos finais de semana, feriados e demais comemorações típicas, acontece uma feirinha gastronômica no Jardim Oriental. Se prepare, o jardim costuma receber inúmeros visitantes nesta feira.
O jardim fica aberto diariamente, das 10h às 16h. Se você quer apreciá-lo com menos visitantes, opte pelos dias de semana.
Palacete Conde de Sarzedas
Quando você estiver andando pelo bairro da Liberdade, na Rua Sarzedas, é impossível não notar o Palacete Conde de Sarzedas, que se destaca em frente ao moderno arranha céu, sede dos Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Ele foi construído por Luiz de Lorena Rodrigues Ferreira, sobrinho do Conde de Sarzedas, entre 1891 a 1895. Dizem que a construção foi para homenagear e expressar o amor que sentia pela sua futura esposa Marie Louise Belanger.
Por essa história romântica, o local é também conhecido como Palacete do Amor, ou como “castelinho” pelos moradores da região.
Desde 2008, após passar por reformas, o palacete se tornou o Museu do Tribunal da Justiça de São Paulo, e é aberto para visitação de segunda a sexta, das 11h às 17h.
Mesmo se você não puder visitar durante a semana e conhecer o seu interior, vale a visita para apreciar a arquitetura do palacete e tirar muitas fotos. Você não vai se arrepender!
Mercados Japoneses
Para quem ama a culinária asiática, ou tem muita curiosidade de experimentar os snacks, refrigerantes, doces e demais guloseimas, visitar os mercados japoneses será uma ótima experiência.
Existem vários mercados e empórios espalhados pelas ruas do bairro, com prateleiras repletas de alimentos orientais importados e que fazem muito sucesso na região, sendo bem movimentado e, muitas vezes, apertado.
No entanto, encontrar chocolates importados, cervejas artesanais, pimentas e temperos diversos, além de muitos outros produtos, valem muito a pena!
Um grande destaque dos mercados, é que eles também oferecem comidas embaladas prontas para comer, ideal para aqueles que querem economizar, ou só preferem não parar para fazer um lanche rápido.
Você encontra os principais mercados e empórios na Rua Galvão Bueno e na Praça da Liberdade, então anota aí!
Lugares para comer na Liberdade
Visitar um lugar tão rico em cultura exige que você experimente ao menos uma refeição típica para conhecer os sabores da culinária asiática.
Separamos alguns lugares para você conhecer no bairro. Se você não for em todos, escolha apenas um, mas não deixe de visitar e experimentar!
Samurai Restaurante
Localizado na Rua da Glória, o Samurai Restaurante se destaca pela qualidade da comida e também pelo karaokê que reúne diversos paulistas e turistas para noites bastante divertidas,
O cardápio do local é bem variado e repleto de pratos japoneses tradicionais, além de oferecer uma experiência mais típica aos visitantes amantes da cultura. Você pode comer sentado no tatame, nas tradicionais mesas orientais.
Se você for no Samurai Restaurante, depois conta aqui pra gente como foi!
Restaurante Portal da Coreia
Se você procura por comida coreana de qualidade, esse é o restaurante perfeito!
Também localizado na Rua da Glória e conhecido pelo atendimento excepcional, o Portal da Coreia oferece uma grande variedade de delícias coreanas para você conhecer.
Inclusive, entre as opções, você encontra o famoso churrasco coreano, além de massas, ensopados, pratos vegetarianos e outras iguarias que você precisa experimentar. Um dos pontos altos desse restaurante, é que ele oferece refeições grandes, compartilháveis e preços com bom custo benefício.
Uma ideia boa é ir em duas pessoas ou mais e pedir pratos diferentes para dividir entre vocês. Assim, dá para experimentar um pouquinho de cada coisa.
Restaurante Migá
Localizado na Rua Américo de Campos, 128, o Restaurante Migá é um lugar bem aconchegante, com atendimento excelente e, é claro, com uma culinária muito saborosa.
Há quem diga que a receita do sucesso deste restaurante é o churrasco coreano muito bem preparado, e outras duas receitas muito tradicionais: kimchi e bibimbap.
As bebidas também são incríveis e servidas em copos customizados. O ambiente como um todo é muito agradável e confortável, vale muito a pena conhecer!
Espaço Kazu
Especializado na culinária tradicional japonesa, o Espaço Kazu oferece pratos frios e quentes, além de fartas opções de refeições como os Teppan Yakis, Teishokus e Domburis.
O local é espaçoso e bem confortável, promovendo o melhor da gastronomia japonesa. E um grande diferencial do Espaço Kazu é a variedade de bebidas para acompanhar seus pratos.
O espaço dedicado, chamado Kazu Sake Emporium, tem mais de 150 rótulos, entre saquês e shochus. Pra finalizar, peça pelo cardápio da Kazu Cake. Você vai encontrar ali diversos doces artesanais japoneses.
Esse restaurante fica na Rua Thomaz Gonzaga, 84/90. A rua é conhecida pela quantidade de restaurantes típicos. Não deixe de passar por lá!
Bakery Itiriki
Na Rua dos Estudantes, 24, está uma das padarias mais tradicionais do bairro da Liberdade. Por lá, você encontra opções de pães, doces, bolos e salgados deliciosos.
Quando você for na Bakery Itiriki, logo na entrada você pode pegar uma bandeja e escolher os itens que quiser, e em seguida já passa pelo caixa. Bem prático, não é mesmo?
Você pode escolher levar para viagem ou comer ali, mesmo no segundo andar do local, onde eles montaram um espaço confortável para os visitantes que querem dar uma paradinha.
A Bakery Itiriki funciona diariamente das 8h às 19h.
Eat Asia
Também localizado na Rua Thomaz Gonzaga, no número 61, você encontra o divertido Eat Asia + Hello Kitty.
O segundo andar do local é totalmente dedicado à carismática e muito famosa personagem Hello Kitty, com decorações e doces temáticos da gatinha. É uma fofura, você precisa conhecer.
Logo na vitrine do Eat Asia + Hello Kitty, você já consegue ver os macarons, brigadeiros, brownies, biscoitos, cupcakes e muitos outros itens decorados.
Inclusive, até mesmo as bebidas do local são servidas em copos temáticos!
Vai ser bem fácil de você encontrar. Existe uma estátua da personagem em frente ao Eat Asia e ainda uma placa decorativa em neon, então não tem como passar batido.
Mais passeios imperdíveis na Liberdade
Esses lugares não podem faltar no roteiro do seu passeio pelo bairro! São experiências únicas, indiferentemente de quantas vezes você visita-los.
Ikesaki (hiperloja)
Com mais de 50 anos de história no mercado da beleza, a Ikesaki é especializada em cosméticos. Os produtos variam entre cuidados com cabelo, unhas, depilação, skincare e muito mais.
Por ser uma hiperloja, esteja preparado para passar um bom tempo conhecendo a variedade de produtos disponíveis. É uma grande variedade, mesmo!
Para você ter uma ideia, a loja é dividida em sete andares, sendo:
- Subsolo 1: tesouras, acessórios, elétricos (secadores, chapinhas);
- Subsolo 2: coloração;
- Térreo: maquiagem, perfumes, dermo, higiene pessoal e infantil;
- 1º andar: esmaltes, estética e depilação;
- 2º andar: tratamento capilar;
- 3º andar: auditório;
- 4º andar: centro técnico.
Você pode encontrar a loja em dois endereços: Rua Galvão Bueno, 37 e Avenida Liberdade, 146.
Livraria Sol
Outro atrativo do bairro são as livrarias especializadas na literatura oriental, onde você encontra livros, mangás, revistas e muitas outras publicações importadas no idioma original, e algumas versões em português.
A Livraria Sol, localizada em frente à Praça da Liberdade, é uma das mais antigas do bairro. Foi inaugurada em 1949, com o objetivo de atender os imigrantes com conteúdo literário em japonês.
Se você é um grande fã dos mangás e outras publicações japonesas, esse é com certeza o lugar certo para você conhecer. E comprar algumas coisinhas, né?
Feirinha da Liberdade
A Feira da Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, conhecida apenas como Feirinha da Liberdade, é uma das atrações mais movimentadas e tradicionais do bairro.
Ela acontece desde 1975 na Praça da Liberdade, sempre aos finais de semana e durante alguns eventos e festivais especiais.
O lugar fica repleto de barracas de artesanato, decoração, acessórios, roupas, e as gastronômicas, que servem comidas típicas japonesas, chinesas e brasileiras.
O funcionamento da feirinha é de sábado, das 9h às 18h e domingos, das 9h às 19h. Nem precisamos enfatizar que essa é parada obrigatória, né?
Um passeio incrível na Liberdade espera por você!
Bom, se você é amante da cultura asiática, esse é o tipo de lugar que você precisa visitar com frequência para conhecer cada detalhe.
Mas, mesmo que não seja familiarizado com todo esse universo riquíssimo, você vai se admirar com a beleza da cultura, se deliciar com os pratos típicos e conhecer mais sobre a imigração dos povos asiático no Brasil.
Ou seja, quem gosta não se arrepende, e quem ainda não conhece se apaixona à primeira vista, ou visita!
Como são muitas coisas pra fazer, fora o que a capital paulista oferece além do bairro, talvez viajar com economia seja uma boa ideia. Assim você consegue aproveitar muito mais o destino. Por isso, viajar de ônibus é uma boa ideia.
Aproveita pra contar aqui nos comentários, se você já conhece alguns desses lugares, ou o que pretende fazer quando estiver por lá!
Boa viagem e esperamos te ver por aqui mais vezes!