Serra Gaúcha: lugares incríveis para conhecer

setastdp

 

Encantadora pela rica gastronomia, cultura e clima ameno, a Serra Gaúcha proporciona passeios com paisagens naturais incríveis, além de diversas opções de atividades de ecoturismo.

Como bem sabemos, as cidades mais conhecidas e que atraem mais turistas são Gramado e Canela. No entanto, a região oferece passeios, tours e atividades em cidades menos visitadas e que valem muito a pena conhecer.

Para ajudar você a organizar o seu roteiro pela Serra Gaúcha, aproveitando ao máximo a região, preparamos este artigo completo com várias dicas de passeios e pontos turísticos imperdíveis. Vamos lá!

Você vai ver neste artigo::

Quais são as cidades da serra gaúcha? 

O que fazer na Serra Gaúcha: tipos de tour

Tour Uva e Vinho 

Tour Alemão

City Tour Gramado e Canela

Tour do Vale

Rota Cervejeira

Passeios radicais na Serra Gaúcha

Visita aos Cânions: Cânion Itaimbezinho e Cânion Fortaleza

Rota das Cascatas

Raft Adventure Park

Mais atrações na Serra Gaúcha: roteiro diferenciado

Descanso em São Francisco de Paula 

Paisagens Naturais em Bom Jesus

Vinícolas e muito espumante em Farroupilha e Garibaldi

Curtir o frio em São José dos Ausentes

Passeio de cinema em Antônio Prado

Qual a melhor época para aproveitar mais na Serra Gaúcha?

Quais são as cidades da Serra Gaúcha?

A Serra Gaúcha abriga 45 cidades, sendo dividida em três regiões: Hortênsias, famosa pelas cidades de Gramado e Canela, Uva e Vinho, onde fica localizada Bento Gonçalves e Campos de Cima da Serra, região pouco explorada pelos turistas e que tem muito a oferecer.

Região Hortênsias

Canela

Caxias do Sul

Gramado

Nova Petrópolis

Picada Café

São Francisco de Paula

Região Uva e Vinho

André da Rocha

Antônio Prado

Bento Gonçalves

Carlos Barbosa

Coronel Pilar

Cotiporã

Farroupilha

Flores da Cunha

Garibaldi

Guaporé

Marau

Monte Belo do Sul

Nova Alvorada

Nova Araçá

Nova Bassano

Nova Pádua

Nova Prata

Nova Roma do Sul

Pinto Bandeira

Protásio Alves

Santa Tereza

Santo Antônio do Palma

São Marcos

São Valentim do Sul

Serafina Corrêa

Veranópolis

Vila Flores

Vila Maria

Vista Alegre do Prata

Região Campos de Cima da Serra

Bom Jesus

Cambará do Sul

Campestre da Serra

Ipê

Jaquirana

Monte Alegre dos Campos

Muitos Capões

Pinhal da Serra

São José dos Ausentes

Vacaria

A região fica a aproximadamente 120 km da capital, Porto Alegre, o que faz a viagem de ônibus até lá ficar ainda mais fácil e tranquila, sem contar que você economiza para aproveitar mais atrações. Para te ajudar com o roteiro, confira essas passagens de ônibus em promoção

O que fazer na Serra Gaúcha: tipos de tour

Pensando nas 45 cidades da Serra Gaúcha, você já deve estar imaginando as diversas possibilidades e oportunidades de explorar a região. 

Seja para descanso, aventura, ecoturismo ou para conhecer pontos turísticos históricos, as opções de passeios irão te proporcionar momentos inesquecíveis e divertidos para viver com a família ou amigos.

Confira os passeios que separamos para você ficar com ainda mais vontade de viajar!

Tour Uva e Vinho
Tour Uva e Vinho na Serra Gaúcha

Um dos passeios mais procurados na Serra Gaúcha é o Tour Uva e Vinho, que além de passar pelas vinícolas para conhecer o processo de produção, o passeio acontece em uma viagem de trem Maria Fumaça. Uma experiência e tanto, não é mesmo?

O tour proporciona que você vivencie um pouco do cenário da cultura italiana com a “Epopéia Italiana”, que é um trajeto com nove shows de luz e cenários que contam a história da imigração regional, enquanto aprecia sucos e vinhos deliciosos.

As próprias estações do trem integram a beleza do passeio, com muitas informações para quem adora conhecer a cultura e história do destino. Outro detalhe importante, é que o passeio tem a duração de 12 horas, e o valor do ingresso inclui almoço, degustação nas vinícolas e ingresso para a Epopéia Italiana.

É um passeio imperdível, e você pode subir no trem nas cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, visto que são onde ficam as estações de embarque e desembarque do trem. Os próprios hotéis e pousadas oferecem os ingressos, ou você pode comprá-los diretamente nas bilheterias das estações.

Dá uma olhada nas opções de passagens de ônibus até Bento Gonçalves e já agende esse passeio inesquecível!

Tour Alemão

Para os amantes da cultura alemã, aqui está o passeio perfeito!

O Tour Alemão oferece o melhor da gastronomia alemã com um jantar incluso, passando por pontos turísticos muito bonitos para você conhecer mais sobre a história da região.

O jantar incluso no tour acontece no restaurante Lindenhof, onde você pode desfrutar de pratos típicos enquanto assiste a uma bela apresentação folclórica com muita música, dança e brincadeiras que fazem parte da cultura germânica.

Antes de encerrar a noite no restaurante, o tour passa pelos tradicionais pontos turísticos da cidade de Nova Petrópolis, completando o passeio em grande estilo. Ah, o passeio dura cerca de 9h, então separe um dia inteiro para essa experiência!

Você pode fazer o tour pela agência de turismo Noite Alemã Gramado, localizada na região central da cidade, próxima à rodoviária. Confira as passagens de ônibus para Gramado.

City Tour Gramado e Canela

City Tour Gramado e Canela

 

Esse é o passeio ideal para quem quer conhecer as duas cidades mais famosas da Serra Gaúcha, mas não sabe como e nem por onde começar!

Esse tour tem a duração de aproximadamente 10 horas, então já sabe, separe um dia inteiro da sua viagem só para aproveitar muito bem esse passeio. E vale muito a pena, viu?

Você irá passar o dia conhecendo as duas cidades, passando por pontos turísticos como o Lago Negro, Mini Mundo, Reino do Chocolate, Mundo a Vapor e muitas outras atrações, além de conhecer os bondinhos aéreos da Cascata do Caracol na cidade de Canela.

Para esse passeio, você consegue encontrar empresas especializadas que oferecem o tour em qualquer uma das cidades, ou comprar antecipadamente pela internet, caso prefira.

Aproveite para dar uma olhada nas opções de passagens de ônibus para Gramado e planeje a sua viagem agora mesmo!

Tour do Vale

Esse passeio tem 4 horas de duração, em que você fica a bordo de um ônibus antigo para conhecer e interagir com algumas famílias tradicionais da cidade de Gramado. É uma ótima oportunidade para saber mais sobre a história da região, não acha?

Você ficará encantado com a beleza natural que cerca o trajeto do passeio, ainda mais nas propriedades da Linha 28 e do Vale do Quilombo, que possuem cachoeiras e casas antigas em meio à paisagem.

O Tour do Vale inclui um delicioso café colonial com diversos tipos de pães, bebidas, bolos, queijos, geleias e outros pratos típicos da região. 

Se você viajar até a cidade de ônibus, uma grande vantagem é que a rodoviária fica localizada no centro, próxima de diversas agências de turismo, hotéis, pousadas, restaurantes e tudo o que Gramado tem a oferecer.

Encontre passagens de ônibus baratas para Gramado!

Rota Cervejeira

Rota cervejeira na Serra Gaúcha

 

Não são só as uvas e os vinhos que a Serra Gaúcha tem de bom! Diversos turistas procuram a região pela Rota Cervejeira, onde você encontra cervejas artesanais com bastante tradição.

Nesse passeio, você irá conhecer três cervejarias artesanais que ficam localizadas em Gramado e Canela. 

A Rota Cervejeira tem duração de 5 horas, e você tem a oportunidade de degustar ao menos 15 tipos diferentes de cervejas. É realmente um ótimo passeio para os amantes da bebida.

Além da degustação, você aproveita para conhecer a história das cervejarias, sendo um tour completo e bastante interessante. O ingresso inclui o transporte e a degustação das cervejas, e você encontra ele nas empresas de passeios de Gramado.

Dá uma olhada aqui nas opções de passagens de ônibus para Gramado e prepare-se para um passeio bastante divertido!

Passeios radicais na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha não é só para os tours tranquilos, não. A região proporciona diversos passeios radicais para os turistas mais aventureiros.

Separamos alguns dos passeios para você ter uma ideia do que te espera por lá!

Visita aos Cânions: Cânion Itaimbezinho e Cânion Fortaleza

Cânions na Serra Gaúcha

 

Começando pelo Cânion Itaimbezinho, cartão postal da cidade, fica localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, a 18 km do centro de Cambará do Sul.

Já o Cânion Fortaleza fica localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km de distância do centro de Cambará do Sul. O seu nome é em homenagem aos seus paredões que parecem muralhas. Já se imaginou lá apreciando essa beleza natural?

Uma visita aos cânions é uma experiência inesquecível, com belas paisagens e cenários perfeitos para você tirar várias fotos.

A nossa dica é que você vá com roupas confortáveis, tempo e disposição, pois o passeio dura cerca de 9 horas e a caminhada até os cânions é longa, então se prepare!

Esse passeio pelos cânions conta com ingressos que já incluem ida e volta até o parque, um lanche caprichado e um guia credenciado. Tudo isso você encontra na própria cidade.

Deu vontade de um passeio cheio de trilhas e paisagens que vão ficar na memória? Então, que tal conferir essas passagens de ônibus em promoção?

Rota das Cascatas

Entre as colinas dos Campos de Cima da Serra, em Bom Jesus, região típica da Serra Gaúcha, você encontra paisagens muito bonitas juntando as cachoeiras com todo o verde ao seu redor.

Também conhecida como Rota das Cachoeiras, esse passeio acontece através de uma trilha principal, de 14 km (ida e volta), passando por diversas cachoeiras e um belo mirante natural.

Se você curte passeios em meio a natureza com direito a banhos de cachoeira, essa é uma ótima opção para quando estiver pela região.

São mais de 30 quedas d’água, trilhas, além de histórias e lendas contadas pelos próprios guias locais. E, para visitar, você precisa conferir com os proprietários do local a disponibilidade para visitação, ou encontrar os guias que também irão saber te informar.

Para conhecer toda a região, o ideal mesmo é reservar dois dias inteiros para explorar e conhecer as belezas naturais entre as colinas.

Confira passagens de ônibus para Bom Jesus e prepare-se para curtir demais!

Raft Adventure Park

Raft na Serra Gaúcha

 

Localizado em Três Coroas, o Raft Adventure Park é um dos parques mais incríveis da região, cheio de atrações repletas de aventura.

Seja em casal, família, amigos ou até mesmo sozinho, você vai se divertir muito com as atrações que vão exigir um pouco de coragem para aproveitar bastante. Além do rafting, você também pode praticar rapel, tirolesa e paintball.

O parque fica bem pertinho de Gramado, a aproximadamente 31 km. Então, uma das opções é se hospedar por lá mesmo, assim você já aproveita para conhecer os dois destinos.

Encontre passagens de ônibus para Gramado!

Mais atrações na Serra Gaúcha: roteiro diferenciado

Apesar de incríveis e com muita estrutura para receber seus visitantes, a Serra Gaúcha não se resume apenas em Gramado e Canela. Se você já conhece essas cidades e quer explorar mais da região, confira as cidades que não são tão conhecidas mas que com certeza devem fazer parte do seu roteiro.

Descanso em São Francisco de Paula
São Francisco de Paula - Serra Gaúcha

Com menos de 25 mil habitantes e também conhecido como São Chico, o município fica a 45 km de Gramado e proporciona momentos e paisagens incríveis para aquele descanso merecido.

Entre as atrações mais populares da região, a Livraria Miragem oferece um grande acervo de livros raros e diversos objetos de decoração para os amantes da leitura. Que tal passar por lá e comprar um livro para ler em um dos pontos turísticos tranquilos do município?

Inclusive, o Largo de São Bernardo é perfeito para isso. Além das suas trilhas tranquilas, o local é considerado como um dos mais bonitos e ricos em beleza natural da Serra Gaúcha.

Por lá, você também deve conhecer o Parque das Oito Cachoeiras, que como o nome sugere, conta com lindas quedas d’água para você tomar um banho nos dias mais quentes, ou relaxar com o barulho relaxante das águas. 

Não deixe de colocar São Francisco de Paula em seu roteiro de viagem pela Serra Gaúcha, você não vai se arrepender! Confira opções de passagens de ônibus para a sua viagem.

Paisagens Naturais em Bom Jesus 

Uma das cidades mais frias do Brasil não pode ficar fora da sua viagem pela Serra Gaúcha!

A cerca de 150 km de Caxias do Sul, Bom Jesus oferece paisagens de campos ondulados, pomares de maçã e lindas cachoeiras. Os pontos turísticos mais famosos da cidade estão localizados em áreas rurais, e alguns precisam ser acessados por trilhas. Se você curte um passeio em meio a natureza, não pode deixar de conhecer a região.

Entre as atrações da cidade, você precisa conhecer a Barragem Rio dos Touros, que antes abastecia uma tubulação para uma pequena usina hidrelétrica que gerava energia para a região, mas hoje em dia é uma atração turística que vale muito a pena conhecer.

A represa tem cerca de 2 metros de altura e 180 de comprimento, formando uma longa cachoeira e um imenso lajeado em sua parte inferior. Ainda, a 700 metros da barragem, você encontra a Cachoeira da Usina, que é uma bela cascata de 2 níveis.

Quer tirar fotos e criar memórias incríveis com uma bela paisagem como cenário? Visite Bom Jesus e depois conta aqui pra gente como foi.

Vinícolas e muito espumante em Farroupilha e Garibaldi

Considerada o berço da imigração e das tradições italianas no Rio Grande do Sul, Farroupilha fica a 19 km de Caxias do Sul, e é conhecida como a capital nacional da malha, capital nacional do kiwi e, principalmente, como a capital do espumante moscatel.

A cidade abriga o Festival do Moscatel, que geralmente acontece entre os meses de agosto e setembro. Durante o evento, você pode se servir à vontade de bebidas e um vasto cardápio para apreciar a culinária local. Esteja preparado para desfrutar de cerca de 40 rótulos entre espumantes, frisantes, vinhos moscato, espumantes brut e muito mais!

Já em Garibaldi, também conhecida pelos seus vinhos e espumantes maravilhosos, a cidade oferece a Rota dos Espumantes, passando por várias vinícolas históricas para você degustar e conhecer bastante sobre a história da região.

Uma das atrações mais interessantes para os amantes da arquitetura antiga é a Rua Buarque de Macedo, com estruturas do século XIX, fazendo você se sentir em um verdadeiro cenário de época. Outro passeio muito legal é embarcar no ônibus escolar Giallo, de 1987, que passa por paisagens dignas de um filme antigo. Imperdível!

Ainda, não deixe de conhecer as vinícolas Peterlongo e Cooperativa Garibaldi enquanto estiver por lá. 

As duas cidades, apesar de não receberem tantos visitantes, possuem uma boa estrutura para turistas. Confira as opções de passagem de ônibus para Farroupilha e passagens para Garibaldi.

Curtir o frio em São José dos Ausentes

Você sonha em ver a neve caindo igual nos filmes? A pequena cidade, no norte da Serra Gaúcha, é famosa por registrar as menores temperaturas do Brasil, chegando a nevar durante o inverno.

A cidade é de tamanha beleza que já foi palco de novelas, cheia de cânions, cachoeiras, trilhas e campos repletos de araucárias. Inclusive, você precisa conhecer o ponto mais alto do estado, o Pico Monte Negro com 1.403 metros de altitude.

Para apreciar a beleza da região, outro local que você precisa dar uma olhada é o Cânion da Boa Vista, que proporciona uma vista incrível da Serra Gaúcha e conta com duas quedas d’água que estão entre as cachoeiras mais altas do Brasil. Com o frio que faz por lá, melhor ficar só na observação, não é?

Se você quer ir para a Serra Gaúcha no inverno e fugir das cidades que ficam cheias na alta temporada, não deixe de visitar São José dos Ausentes!

Passeio de cinema em Antônio Prado
Antônio Prado - Serra Gaúcha

A cidade mais italiana do país foi cenário para o filme O Quatrilho, longa nacional estreado em 1995 que chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. 

O Centro Histórico de Antônio Prado é tombado pelo Iphan como o maior conjunto arquitetônico da imigração italiana no Brasil, contando com 48 edificações que registram o início do século 20.

Se você curte cidades históricas cheias de pontos turísticos para conhecer mais sobre a história do nosso país, Antônio Prado é uma ótima opção, e fica a apenas 50 km de Caxias do Sul.

Dois eventos que você não pode perder é a Noite Italiana, que acontece anualmente em dois finais de semana do mês de agosto no Centro de Eventos de Antônio Prado, com muita música e comidas típicas, e a FenaMassa, evento gastronômico que acontece em outubro na Praça Garibaldi e no Centro Histórico.

Conheça mais sobre as tradições italianas que vieram para o Brasil e se delicie com as receitas e bebidas típicas da região! Aproveite para conferir essas passagens de ônibus em promoção.

Qual a melhor época para aproveitar mais na Serra Gaúcha?

Apesar de ser um destino turístico bastante procurado no inverno, vale muito a pena visitar a Serra Gaúcha nas outras épocas do ano.

No verão, as temperaturas máximas vão de 25 a 30º C, e mínimas entre 16 e 18º C. Essa é a melhor época para fazer a Rota das Cascatas, por exemplo. É importante lembrar que, por ser a época de férias de final e início do ano, a região pode ficar bastante movimentada, principalmente próxima ao Natal.

Durante o outono, a estação é de baixa temporada e proporciona dias com temperaturas agradáveis, entre 15 a 23º C, perfeito para fazer passeios em meio a natureza. Logo em seguida chega o inverno, que é a alta temporada da região, e você encontra diversos passeios e atividades para aproveitar bastante a gastronomia local, degustação de vinhos, aventuras e muito mais.

Na primavera, quando começa a esquentar novamente, chega a média temporada, com a temperatura entre 22º C e mínima de 12º C. Essa é uma das melhores épocas para aproveitar bastante a Serra Gaúcha.

Já deu pra entender que qualquer estação do ano é ótima para conhecer a região, só depende do seu objetivo de viagem, não é? Se quiser fazer os passeios tradicionais para conhecer Gramado e Canela, visite no inverno. Se prefere explorar e praticar atividades radicais, é melhor ir no verão ou na primavera.

Serra Gaúcha: visite, aproveite e leve o melhor na sua bagagem!

Guia de viagem para Serra Gaúcha

 

Com as nossas dicas de passeios, tours e pontos turísticos desta bela região, é obrigatório conhecer ao menos uma das cidades que citamos aqui e fazer pelo menos um dos tours que indicamos!

E como a gente sempre diz aqui no Tô de Passagem, você não precisa gastar muito para viajar. Quando você viaja de ônibus, acaba conhecendo melhor os arredores dos destinos, apreciando as paisagens, além de economizar bastante nas passagens.

Dito isso, está esperando o que para arrumar a mochila?

Escolha um final de semana, feriado prolongado ou as suas férias, confira as opções de passagens de ônibus e comece o seu roteiro! E ah, aproveite pra contar aqui nos comentários se você já conhece alguns desses lugares, ou qual deles gostaria de visitar primeiro.

Esperamos que volte cheio de boas recordações.

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem