Pontos turísticos Belo Horizonte: cultura e diversão

setastdp

 

Belo Horizonte é um convite agradável para quem deseja tirar uns dias de folga e ainda aproveitar o clima de metrópole. A capital mineira tem uma ótima infraestrutura e muitas atrações para explorar.

Se você está pensando em conhecer a cidade, que tal aproveitar alguns destaques e já começar a montar um cronograma para a viagem perfeita, com os melhores pontos turísticos de Belo Horizonte? E se estiver  perguntando o preço da passagem de ônibus para BH, por exemplo, a gente ajuda também. Acesse a ClickBus.  

Dá uma olhadinha:

Turismo em Belo Horizonte

Museu das Minas e do Metal

Praça da Liberdade

Praça do Papa

Memorial Minas Vale

Casa do Baile

Centro Cultural Banco do Brasil

Casa Kubitschek

Lagoa da Pampulha e Museu de Arte da Pampulha

Igreja São Francisco de Assis

Mercado Central

Mercado Novo

Onde ir em BH: mais pontos turísticos para se divertir

Savassi

Espaço do Conhecimento UFMG

Mirante do Mangabeiras

Cine Belas Artes

Jardim Botânico

Feira Hippie

Palácio das Artes

Museu Mineiro

Casa Fiat de Cultura

BH te convida para passeios maravilhosos!

Turismo em Belo Horizonte

O charme da “capital mundial dos botecos” está muito ligada a suas famosas ruas, praças, construções históricas e, claro, seus pontos turísticos e famosa gastronomia.

Seja em um feriado prolongado, em um final de semana ou durante as férias, não vão faltar programas incríveis para você em BH.

Portanto, é melhor saber quais são indispensáveis para que sua viagem seja inesquecível, né?

Museu das Minas e do Metal

O Museu das Minas e do Metal é uma atração cultural que abriga alguns artefatos da época que deu o nome atual ao estado de Minas Gerais. 

Algumas pedras que eram encontradas no período de trabalho, relatos e instrumentos do Ciclo do Ouro e da mineração fazem parte do acervo do museu.

Se você está com a criançada, uma atração bacana para mostrar a elas é a simulação de descer em uma mina de ouro antiga. Claro que isso pode ser divertido pra você também, né?

O museu fica na Praça da Liberdade, e funciona de terça à domingo das 12h às 18h, exceto na última terça-feira do mês, quando fecha às 17h. E às quintas-feiras, funciona das 12h às 22h.

Praça da Liberdade

Pontos turísticos de Belo Horizonte - Praça da Liberdade

 

A Praça da Liberdade foi planejada junto com a cidade de Belo Horizonte, e inspirada nos jardins franceses! A praça é repleta de palmeiras imperiais alinhadas e simétricas, fazendo a magia do lugar ser bem especial.

Na época, o espaço abrigava a sede do Governo e Secretaria do Estado, e o prédio residencial que até hoje é uma característica charmosa no ponto turístico, era o então edifício Niemeyer, projetado pelo famoso arquiteto.

Depois de uma revitalização, as sedes administrativas passaram para um novo complexo, e os prédios antigos se tornaram museus, que agora fazem parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, junto da Biblioteca Pública.

A praça fica aberta o dia todo e não há horário específico para visitação, mas tem um momento ainda mais bonito do dia para conhecer o local: o pôr do Sol. É o momento que os pássaros enchem as árvores, voltando pra casa, e deixam a paisagem ainda mais bonita. Vale muito a pena. 

Praça do Papa

Pontos turísticos de Belo Horizonte - Praça do Papa

 

Em 1980, a Praça Israel Pinheiro recebeu uma vista tão marcante, que o local ganhou um novo nome. Foi “rebatizado”, podemos dizer.

O visitante ilustre foi o Papa João Paulo II, que, estrategicamente, escolheu aquela praça para que tivesse uma vista – e que vista! – da cidade inteira. Assim ele poderia abençoá-la e realizar uma celebração.

Durante a passagem pelo ponto turístico, exclamou que “era possível olhar pros dois lados, para frente e para trás, e dizer “que Belo Horizonte”

E uma coisa é fato, o lugar é bonito mesmo! Ver a cidade lá de cima vale muito a pena. Ainda mais se for perto do entardecer: ver o sol cair por cima das casas e paisagens de BH deixa a sua viagem, definitivamente, inesquecível.

Depois da missa e da bênção realizadas na praça, foi construído,  em 1983, o Monumento à Paz, uma homenagem como forma de manter a visita permanente em Minas.

A Praça do Papa fica no bairro de Mangabeiras, na Avenida Agulhas Negras. É o lugar perfeito para dar aquela atualizada no feed.

Memorial Minas Vale

O Memorial Minas Vale é um dos museus que faz parte do Circuito Cultural da Praça que você acabou de ler.

A antiga Secretaria da Fazenda, hoje é um espaço que homenageia as vilas, a religiosidade do estado e alguns artistas mineiros.

O museu tem três andares e em seu acervo, todo o estado de Minas é retratado. As exposições enaltecem trabalhos locais de poetas, artesãos, fotógrafos, escritores contemporâneos ou do passado, e os visitantes podem deixar recados em um mural para contar de onde vieram.

A entrada é gratuita. O museu está aberto às terças, quartas, sextas e sábados das 10h às 17h30. Quintas, das 10h às 21h30 e aos domingos das 10h às 15h30. 

Casa do Baile 

Pontos turísticos de Belo Horizonte - Casa do Baile

 

A Casa do Baile fica na Ilha dos Amores! Uma ilha artificial construída nas margens da Lagoa da Pampulha.

Originalmente construído como um salão de dança e restaurante para a população, hoje o local é o Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design, que coloca em evidência outras obras, outros prédios e espaços da cidade. 

Os traços, curvas e estrutura da casa são bastante característicos de Oscar Niemeyer, que fez seu projeto e o inaugurou em 1943. 

Além de seu acervo fixo, o centro recebe exposições, eventos e seminários sobre arquitetura, urbanismo e design. 

A entrada é gratuita, e o horário de funcionamento é de terça a domingo das 9h às 18h. 

A Casa do Baile fica na Av. Otacílio Negrão de Lima, 751.

Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil, BH

 

O Centro Cultural, que hoje é um dos dez museus mais visitados do Brasil, já foi a Secretaria do Interior do Estado de Minas Gerais, inaugurada em 1930.

Além do museu, o centro conta com apresentações musicais, teatrais e exposições fixas e temporárias, uma livraria no térreo e o restaurante Café com Letras.

A proposta do espaço é promover cultura acessível, então as exposições têm entrada gratuita, e o valor das apresentações é bastante simbólico.

Se você estiver em BH procurando o que fazer numa segunda-feira, o Centro Cultural é uma ótima opção de programa, já que só fecha na terça.

A entrada é gratuita, e o CCBB fica na Praça da Liberdade. O funcionamento é de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Casa Kubitschek

A Casa Kubitschek recebe esse nome por um motivo meio auto explicativo, né? Era o local onde o já prefeito de BH e presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, passava os finais de semana durante os 50/60.

A casa fica na região da Lagoa da Pampulha, e também é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer Os jardins são do paisagista Burle Marx, e toda essa obra se torna uma atração lindíssima. Sem falar da importância histórica que um imóvel assim tem para uma cidade, não acha?

Hoje ele se tornou um museu com um acervo que serve de perfeita referência de obras e mobílias da arquitetura modernista brasileira dos anos 40 e 60.

A entrada é gratuita. A casa fica na Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188, e está aberta de terça a domingo das 9h às 18h.

Lagoa da Pampulha e Museu de Arte da Pampulha

Pampulha, Belo Horizonte

 

A Lagoa da Pampulha é um ponto turístico especial. Pode ter certeza de que vai querer passar um dia inteiro por lá. Se tiver sol, então, melhor ainda…

O recanto de água feito artificialmente tem 18 quilômetros de extensão, e o prefeito JK, nos anos 40, encomendou a Oscar Niemeyer uma quantia de projetos ao seu redor, que formariam um importante complexo arquitetônico, hoje considerado patrimônio histórico pela Unesco.

Por toda a Lagoa é possível realizar passeios de bicicleta, caminhadas, corridas, fazer piqueniques, observar as aves e até alguns jacarés que vivem por ali.

Dentre as obras do complexo estão a Casa do Baile, a Casa Kubitschek e o Museu de Arte da Pampulha, o MAP, que foi um cassino até 1946. Hoje o MAP tem mais de 40 mil itens em acervo, expõe muitos pintores, escultores,  escritores brasileiros e exibe um jardim  também projetado por Burle Marx.

A Lagoa fica aberta o tempo todo, claro, e não cobra entrada. O museu fica na Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585, está aberto de terça a domingo das 9h às 18h e tem entrada gratuita.

Igreja São Francisco de Assis

Pontos turisticos de Belo Horizonte: Igreja São Francisco de Assis

 

A Igreja São Francisco de Assis é considerada um dos principais cartões postais de BH por causa de sua arquitetura moderna e muito linda.

Ah! E você tem uma chance pra adivinhar quem foi o arquiteto que a projetou!… Pois é, já deu pra perceber Oscar Niemeyer é um personagem importante na trajetória arquitetônica e cultural de Belo Horizonte, não?

Sua estrutura arredondada chama atenção até hoje e, além disso, a igreja é repleta de painéis que foram feitos pelos artistas Paulo Werneck e Cândido Portinari, um espetáculo à parte – assim como os jardins, mais uma vez, obra de Burle Marx. 

A Igreja fica na Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000. A entrada é gratuita. 

Está aberta para visitação de terça a sábado das 9h às 17h e aos domingos das 11h às 14h. A missa acontece todos os domingos, às 10h.

Mercado Central

Mercado Central de Belo Horizonte

 

O Mercado Central é a parada perfeita e obrigatória se você quiser experimentar as comidas e bebidas típicas mineiras, e comprar diferentes tipos de produtos.

São mais de 400 lojas de segmentos diferentes de comércio: temperos, carnes, frutas, frios, utensílios domésticos, artigos religiosos, doces… e por aí vai. 

O mais bacana é que os moradores da cidade compram por lá também, o que significa que os preços não sofrem alterações “pra turista ver”.

Opa! E dois detalhes importantes: no mercado central fica uma das lojas vencedoras do Festival Comida di Buteco; e em outra você vai encontrar um quitute inusitado que é o fígado com jiló. 

O Mercado fica na Av. Augusto de Lima, 744, centro. A entrada é gratuita e o local abre todos os dias; de segunda a sábado das 7h às 18h, e domingos e feriados das 7h às 13h.

Mercado Novo

Se você está atrás de mais uma imersão nos costumes e atrações mineiras, depois de conhecer o Mercado Central, dê uma passada no Mercado Novo. Sabe aquela lembrancinha para quem ficou em casa? É aqui mesmo.

Inclusive, falando em tradição, de “novo” o Mercado não tem nada. O comércio existe desde os anos 60. Anteriormente, porém, as mercadorias comercializadas eram outras: de itens de abastecimento de mercados e restaurantes à impressão de notas fiscais para esses mesmos estabelecimentos.

Hoje em dia, o mercado tem mais ofertas de produtos, alimentos, bebidas e itens que valorizam o comércio e a cultura mineira em geral. Os novos estandes seguem com a mesma proposta, desde a reforma, em 2018: fortalecer e valorizar o comércio local. 

Um conselho para aproveitar bem a visita no Mercado Novo é fazer uma parada na Cachaçaria Lamparina para experimentar as cachaças artesanais de lá. E, claro, os restaurantes de comida típica mineira.

O endereço do Mercado Novo é Rua Rio Grande do Sul, 499, no centro. Ele está aberto todos os dias. Segundas e terças, das 8h ás 22h; de quarta a sábado, das 8h às 00h e aos domingos, das 8h às 18h.

Onde ir em BH: mais pontos turísticos para se divertir 

Quem acompanha a gente por aqui, sabe que o Tô de Passagem adora um bônus, né? Então, se chegou a hora de fazer o seu roteiro, aproveite pra curtir mais alguns pontos turísticos de Belo Horizonte.

Savassi

Pontos turísticos de Belo Horizonte: Savassi

 

A Savassi é uma área que ficou popular por ser repleta de bares e restaurantes que agitam a vida noturna de Belo Horizonte.

Tanto os moradores da cidade quanto os turistas, no “happy hour”, se dirigem para as ruas do bairro, e encerram o dia por lá.

A região teve início quando os governantes fecharam os quarteirões em volta do cruzamento das Avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, há muitos anos atrás.

É possível caminhar pela extensão das ruas principais e suas lojas, sentar nas mesas que ficam na calçada, passear pela praça do bairro e até se hospedar nas proximidades.

Aproveite o período do pôr do Sol ou da noite para ver tudo iluminado.

Não há endereço específico na Savassi para visitar, mas a rua Levindo Lopes é forte no comércio e o quarteirão fechado fica na rua Antônio de Albuquerque.

Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento é um projeto fruto da parceria entre o Governo de Minas Gerais com a Universidade Federal, e tem como objetivo criar áreas acessíveis que estimulem debates diversificados.

O local tem foco em assuntos como astrofísica, paleontologia, genética e arqueologia, e conta com um Planetário, um terraço astronômico com um telescópio, exposições, cursos e oficinas.

E você consegue acompanhar todas as atrações do Espaço em visitas guiadas que são orientadas pela Equipe de Astronomia do Espaço. Para quem curte Ciências e um pouquinho de Ficção Científica, esse é um espaço imperdível. Sem contar que estimular o conhecimento e valorizar os trabalhos dos nossos pesquisadores e estudantes, nunca é demais!

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade. A entrada para o terraço é gratuita e para as exposições também. Para o planetário, o ingresso é R$6,00 e a meia entrada custa R$3,00.

Mirante do Mangabeiras

Mirante do Mangabeiras, Belo Horizonte

 

O Mirante do Mangabeiras é de onde você pode ter uma vista panorâmica e privilegiada do parque, que leva o mesmo nome e da cidade de BH.

O ponto foi recentemente reformado e ganhou uma estrutura ainda melhor, com mais decks de madeira para receber os admiradores da paisagem.

Se você é fã de um belo pôr do Sol, com certeza vai querer fazer uma parada no mirante.

Ah, a Secretaria Municipal de Saúde pede que os visitantes levem documento oficial com foto e comprovante de vacinação contra febre amarela e Covid-19, pelo menos 10 dias antes do passeio.

O valor da entrada é gratuito. O Mirante está aberto de terça a domingo, das 9h às 18h30, e o endereço é Rua Pedro José Pardo, 1000, Mangabeiras.

Cine Belas Artes

Cine Belas Artes, Belo Horizonte

 

O Cine Belas Artes é o único cinema de estrutura individual da capital mineira! Sabe esses esses cinemas de rua que você deve ter ouvido falar, ou mesmo visto por aí? Então!

Sua programação incorpora filmes independentes e títulos comerciais de maior produção, como os priorizados em cinemas convencionais. Mas a oportunidade de ver grandes obras em um cinema tradicional, é uma oportunidade incrível.

Ele foi inaugurado em 1992, em um prédio tombado, onde ficava o Diretório Central dos Estudantes da UFMG.

O cinema fica na Rua Gonçalves Dias, 1581, Lourdes.

Às segundas, terças e quintas, a entrada fica R$18 inteira e R$9 a meia; às quartas o ingresso é R$16, e R$8 a meia entrada. Sextas, domingos e feriados, R$22 e R$11.

Jardim Botânico

Jardim Botânico de Belo Horizonte

 

O Jardim Botânico também fica na região da Pampulha, então você pode aproveitar para emendar os passeios e ver esses pontos próximos um do outro.

Esse lugar, em especial, é de tirar o fôlego dos visitantes! 

Ele conta com sete jardins temáticos, mais de 3.500 plantas e flores exóticas, além de 130 espécies de animais que estão ameaçadas de extinção. As cores da natureza presente por lá atraem noivas, futuras mamães e turistas para aqueles famosos ensaios fotográficos. Portanto, cuidado para não aparecer nas fotos sem querer!

Brincadeiras à parte, fica, também, a sugestão de conhecer o jardim Zoológico, também nas dependências do Botânico.

O endereço é Av. Otacílio Negrão de Lima, 8000. A entrada de terça à sexta é R$4,80, aos sábados é R$6,00 e aos domingos e feriados é R$9,60. O ingresso vale para o jardim botânico e o zoológico.

Feira Hippie

Feira Hippie de BH

 

A “Feira Hippie” existe desde 1969. É uma das mais antigas do Brasil e já foi oficializada pela prefeitura.

Originalmente chamada Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades, a feira é um destino popular entre os turistas e moradores, todo domingo de manhã.

Se você gosta de música, acessórios, artesanato, quer experimentar as comidas típicas e comprar dos comerciantes locais, a feirinha é o destino ideal. E pode ir de tênis viu? Porque são mais de 2.000 diferentes tendas, mais três áreas de alimentação, e tudo isso dividido em 16 setores.

Ela ocorre todo domingo, das 8h às 14h, na Av. Afonso Pena, 1060, Centro. 

Palácio das Artes

O Palácio é o maior centro de fomentação e formação cultural de Minas Gerais, e um dos maiores de toda América Latina.

Ele faz parte do complexo arquitetônico da Fundação Clóvis Salvador, e tem em sua estrutura salas de cinema, teatro e galerias.

Além disso, esse centro de artes oferece uma programação bem completa, com eventos de artes visuais, dança, literatura, música erudita e é a sede da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 

Bacana, né?

O preço da entrada depende do evento que você escolher. A bilheteria está aberta de segunda a sábado das 10h às 21h e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. 

A galeria abre de terça a sábado das 9h30 às 21h e aos domingos das 16h às 21h.

O Palácio das Artes fica na Av. Afonso Pena, 1537, Centro.

Museu Mineiro 

O Museu Mineiro também integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade e tem um vasto acervo repleto de Arte Sacra Colonial. São mais de 2.600 itens divididos em coleções que vieram de outros acervos, alguns até particulares.

O prédio, que já foi o Senado de Minas Gerais, hoje dá lugar a exposições permanentes e temporárias que contam a história do estado durante o período colonial.

A entrada é gratuita. E o Museu está aberto às terças, quartas e sextas, das 10h às 19h; às quintas, das 12h às 21h e aos fins de semana, das 12h às 19h. 

O endereço é Av. João Pinheiro, 342, Lourdes. 

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat é mais um local que faz parte do Circuito da Liberdade e tem como objetivo aproximar diferentes públicos de diferentes obras e gêneros de arte.

O espaço é dedicado a exposições de artistas brasileiros e internacionais, além de receber concertos de música erudita, popular e sessões de cinema.

E para a criançada e também os adolescentes, a Casa realiza alguns eventos e atividades relacionadas à educação e cultura. Depois do passeio, você pode aproveitar pra comer e beber alguma coisinha no Café da Casa. 

Não é preciso pagar entrada para conhecer o local. A Casa está aberta de terça a sexta, das 10h às 21h e fins de semana e feriados, das 10h às 18h.

Passagens com desconto? BH te convida para passeios maravilhosos!

E aí? Já sabia de todos esses lugares incríveis em Belo Horizonte?

A capital é, definitivamente, o lugar perfeito para relaxar, experimentar novos sabores, conhecer novos lugares e pessoas, se divertir e até aprender sobre astrofísica!

Conta aqui pra gente, você já foi pra BH e deixou passar algum desses pontos turísticos?

Qual te deixou com mais vontade de conhecer?

Esperamos que já esteja fazendo as malas para ver as maravilhosas obras de Niemeyer de pertinho.

Agora, e se a gente disser que o Rio de Janeiro pode ficar ainda mais incrível, já que as passagens até lá estão com descontos que você nem imagina? O Click Oferta tem passagens de ônibus com até 65%OFF, e não é só pra Cidade Maravilhosa, não!

Então, já pode ir preparando a mochila! Agora é só procurar a sua passagem para Minas Gerais e aproveitar os descontos. Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem