Descubra as maravilhas da Cidade-Mãe: conheça Nova Iguaçu

setastdp

Você já ouviu falar no maior município da Baixada Fluminense? Caso a resposta seja negativa, chegou a hora de conhecer Nova Iguaçu!

Pertinho da capital carioca, este destino promete muita beleza natural, espaços maneiros para praticar o ecoturismo, patrimônios históricos e diversas atividades que você pode curtir bastante.

E já que o estado do Rio de Janeiro não é feito só da Cidade Maravilhosa, hoje a gente decidiu te levar para um passeio para outra cidade próximas do Rio! Assim dá pra você planejar uma super viagem bate e volta!  

Neste guia de destino completo, embarque com a gente para saber o que fazer em Nova Iguaçu, bora lá!

Compreenda a rica história de Nova Iguaçu

Entenda onde fica Nova Iguaçu e se programe para chegar

Conheça o clima de Nova Iguaçu e suas nuances

Entenda quando ir a Nova Iguaçu para explorar o que há de melhor

Saiba o que fazer em Nova Iguaçu:

Morro do Cruzeiro

Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

Fazenda São Bernardino

Cachoeira da Janjana

Serra do Vulcão

Serra de Madureira

Agora que você já sabe tudo sobre Nova Iguaçu, só falta garantir sua passagem com a Clickbus!

Compreenda a rica história de Nova Iguaçu 

A história de Nova Iguaçu está intimamente ligada à colonização portuguesa do Brasil. A região onde hoje se localiza a cidade, foi inicialmente habitada pelos índios Tamoios e Temiminós. 

E aí, como várias outras cidades brasileiras, com a chegada dos colonizadores portugueses, a região foi gradualmente sendo ocupada.

O povoamento da área teve início no século XVI, com a fundação de pequenos núcleos de colonização ao redor da Baixada Fluminense. Por volta do século XVII, a exploração agrícola começou a se desenvolver na região, com destaque para o cultivo de cana-de-açúcar.

Durante os séculos XVII e XVIII, a produção de cana-de-açúcar, bem como a criação de gado, foram atividades econômicas importantes para a área. E além disso, a região também se destacava pela produção de café.

No início do século XX, Nova Iguaçu começou a passar por um processo de urbanização mais intenso, com a chegada de imigrantes de diversas partes do Brasil em busca de trabalho nas indústrias e nas plantações da região. E aí, o crescimento populacional e econômico levou à expansão urbana e à formação de uma cidade cada vez mais moderna.

Hoje, Nova Iguaçu é uma das maiores cidades da Baixada Fluminense e desempenha um papel importante na economia e na cultura da região!

Entenda onde fica Nova Iguaçu e se programe para chegar

Foto tirada de dentro de um ônibus de viagem, com um banco da fileira esquerda em foco e o restante do ônibus em segundo plano, desfocado.

Como você já sabe, Nova Iguaçu fica na Baixada Fluminense, na região leste do estado do Rio de Janeiro, fazendo divisa com os municípios de São João de Meriti, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, além de ser vizinha da cidade do Rio de Janeiro.

Para você ter uma ideia, Nova Iguaçu fica a apenas 1h de trem ou 1h30 de carro da Cidade Maravilhosa. Pertinho, né? Já dá pra começar a pensar em curtir a cidade e depois dar uma escapada pra aproveitar as praias da capital.

Para chegar ao destino, vale mais a pena viajar por via terrestre, seja de carro ou ônibus de turismo. Isso porque os aeroportos mais próximos são o da capital, e Nova Iguaçu conta com a sua própria rodoviária, então de ônibus você já chega diretamente ao destino.

Se você está em dúvida, confira o tempo aproximado de duração dos principais trajetos de ônibus para Nova Iguaçu:

Barra Mansa: 1h40

Volta Redonda: 1h50

Resende: 2h20

São Paulo: 5h

Iguaba Grande: 2h20

O Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu fica na Av. Mal. Floriano Peixoto, 2630 – Chacrinha, então você vai desembarcar a apenas 1km do centro da cidade. Garanta a sua passagem de ônibus para Nova Iguaçu e comece a organizar a sua viagem!

Conheça o clima de Nova Iguaçu e suas nuances

Apesar de estar em solo carioca, Nova Iguaçu não tem praia, então o clima é um pouquinho diferente da capital.

Ao longo do ano, a temperatura média pode variar de 16ºC a 34ºC, sendo que o pico das altas temperaturas acontecem de janeiro a março, e das baixas temperaturas é de maio a agosto. Os meses mais quentes podem variar de 23ºC a 34ºC, e os mais frios de 16ºC a 27ºC, dependendo das condições climáticas.

Ah, e vale destacar que em Nova Iguaçu chove ao decorrer do ano inteiro, sendo janeiro – além de um dos mais quentes, o mês mais chuvoso do ano.

Entenda quando ir a Nova Iguaçu para explorar o que há de melhor

Sabendo como é o clima em Nova Iguaçu, dá para ter uma ideia sobre quando você prefere ir.

Se você adora tirar férias de verão, se prepare para dias belíssimos e quentes, mas não esqueça de dar aquela conferida na previsão do tempo para não pegar chuvas fortes.

Agora, se você prefere tirar férias em julho para combinar com as férias escolares da criançada, a probabilidade de chuva é menor e o clima é mais ameno, mas você corre o risco de pegar uns dias nublados.

Mas vale lembrar que é maneiro combinar a sua visita à cidade com festivais e eventos culturais. Por exemplo, entre junho e julho, acontece o Festival de Inverno, já em abril acontece a Festa de São Jorge, entre outros eventos incríveis! Fique de olho nas redes sociais da prefeitura e saiba quando e onde irão acontecer as festividades.

Saiba o que fazer em Nova Iguaçu:

Cachoeira com queda d’água pelas pedras, chegando a um poço de água raso e cercada pela vegetação alta das árvores.

Apesar de não ser tão famosa como a capital, Nova Iguaçu é uma cidade que tem muito a oferecer para turistas. Você vai adorar explorar a natureza, curtir as paisagens, praticar atividades ao ar livre e muito mais!

Sem contar que quando você escolhe viajar de ônibus, sempre sobra uma graninha pra estender o passeio, então não precisa competir! Aproveita Nova Iguaçu e depois vai passear pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Vamos lá?

Morro do Cruzeiro

Que tal começar essa jornada com o lugar que dá vista panorâmica para a cidade?

Também conhecido como Cruzeiro do Sul, Mirante do Cruzeiro ou apenas Cruzeiro, o local é um mirante localizado no centro de Nova Iguaçu.

O legal é que ele ainda não é tão famoso entre os visitantes, então as chances de você poder curtir a vista quase sozinho são grandes!

Para chegar lá, você pode pegar transporte público, carro de aplicativo ou até mesmo caminhar, dependendo de onde você estiver. O Cruzeiro fica na R. Mangueiras, ao final da R. Ivan Vigné.

O caminho é bem tranquilo, em rua asfaltada, com cerca de 1 km de extensão. É claro que o trajeto é uma subida, mas a única parte realmente íngreme é bem no finalzinho, quando você já começa a ver a paisagem.

Dica: o mirante não conta com estrutura, então leve o seu próprio lanchinho, água e boné para os dias mais ensolarados. Ah, e não esqueça de tirar várias fotos!

Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

Uma mão tocando uma folha em foco, com o fundo verde desfocado.

Também conhecido como Parque do Vulcão, este é um dos maiores atrativos da cidade!

No Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, você vai encontrar diversas trilhas, poços e cachoeiras, além das atividades radicais como voo livre e rapel.

As trilhas são super bem sinalizadas, com placas ao longo dos trajetos e paisagens de tirar o fôlego.

Pegue a sua melhor roupa de caminhada, calce o seu sapato próprio para trilha, separe a roupa de banho e aproveite um dia incrível em meio a natureza!

O parque fica pertinho do centro da cidade, a apenas 20 minutos de carro.

Ah! E já que falamos um pouquinho sobre aproveitar Nova Iguaçu e a capital na mesma viagem, aqui tem um um artigo exclusivo sobre trilhas no Rio Janeiro, que pode te ajudar a conhecer ainda mais ecoturismo na região.

Fazenda São Bernardino

Localizado no bairro que reserva alguns dos sítios históricos mais importantes da Baixada Fluminense, a Fazenda São Bernardino não pode ficar de fora da sua lista.

O conjunto arquitetônico é um dos melhores exemplos de construção neoclássica, tanto que foi tombada como patrimônio histórico pelo Iphan em 1951.

Bem pertinho da fazenda, você vai encontrar as ruínas da antiga Vila de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu, com a torre da igreja, o cemitério dos senhores de engenho e o porto de Iguaçu.

É um mergulho na história da região enquanto curte paisagens belíssimas, vale a pena! A Fazenda São Bernardino fica na Estr. Federal de Tinguá, 2023 – Barão de Guandu.

Cachoeira da Janjana

De fácil acesso e com estrutura simples para receber seus visitantes, a Cachoeira da Janjana é uma boa pedida para se refrescar no calor do verão.

A queda d’água é linda demais, escorrendo pelas pedras e rochas até o poço de água cristalina formado logo abaixo!

Você pode levar um lanchinho para fazer um piquenique, ou almoçar no restaurante que se encontra em uma casa antes da cachoeira. Inclusive, é lá onde fica o banheiro também.

E aí? Bora curtir um dia de sol bem refrescante? A cachoeira fica a 26 km do centro de Nova Iguaçu.

Serra do Vulcão

Serra com montanhas enormes cobertas pela vegetação verde viva, com os topos com verde mais escuro pelas árvores.

Esse nome não é à toa não, viu? O único vulcão do Brasil fica em Nova Iguaçu!

Mas calma aí, não é aquele vulcão com lava prestes a entrar em erupção, ok? Acontece que, em 1977, geólogos da UFRRJ começaram a estudar a região e encontraram rochas vulcânicas no local que cobriam uma extensa área da Serra de Madureira, no Maciço do Gericinó.

Quando concluíram os estudos, em 1980, o resultado foi de que, de fato, é um vulcão inativo. Impressionante, né?

O local pertence ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, mas o acesso mais fácil é pela Estrada da Cachoeira, que fica na cidade de Mesquita. 

É uma experiência e tanto! Poucas pessoas podem dizer que conhecem o único vulcão do Brasil, não é mesmo? Seja uma delas, você vai curtir demais.

Serra de Madureira

Para fechar, que tal uma trilha bem no meio da natureza para apreciar uma vista impressionante?

É certo que, caso você vá conhecer o vulcão de Nova Iguaçu, já estará conhecendo parte da Serra de Madureira, mas se você explorar um pouquinho mais a região, irá encontrar mirantes naturais, vegetação exuberante, animais e tudo que a natureza tem a oferecer.

Dica: esteja preparado para evitar queimaduras de sol, picadas de insetos e ficar com fome em um longo passeio. Leve seus lanchinhos e bastante água!

Agora que você já sabe tudo sobre Nova Iguaçu, só falta garantir sua passagem com a Clickbus!

E aí? Curtiu?

Esperamos que este conteúdo tenha te dado um gostinho de Nova Iguaçu, e que a vonta de viajar já esteja batendo. Como a gente costuma dizer por aqui, viajar muda a gente, então não perca a oportunidade.

Lembre-se de contar com a ClickBus para o que precisar, inclusive passagens de ônibus em promoção, viu?

Então ficamos por aqui, mas aproveite pra voltar mais vezes no Tô de Passagem. Nosso artigos estão sempre cheios de dicas fresquinhas pelos destinos mais inesquecíveis espalhados pelo Brasil. 

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem