Ilhas do Brasil: 10 passeios de tirar o fôlego no litoral brasileiro

setastdp

A gente adora falar aqui sobre a diversidade quase infinita de belezas naturais brasileiras. Com uma conferida rápida nos nossos conteúdos postados, você encontra guias informativos e dicas valiosas sobre destinos maravilhosos espalhados de ponta a ponta do território nacional. Hoje, nosso passeio vai além dos limites da costa: é hora de desbravar as ilhas do Brasil!

Se você gosta de conhecer paisagens encantadoras, relaxar em longos mergulhos e curtir dias ensolarados em verdadeiros paraísos tropicais, vai adorar saber que nosso país está cheio de encantos abraçados pelo oceano. E o melhor é que você não precisa gastar mares de dinheiro para conhecê-los, hein? As ilhas do Brasil que vamos te mostrar daqui a pouco podem ser acessadas por meio de travessias curtas, que partem de cidades aonde você pode chegar viajando de ônibus.

Separe suas melhores roupas de banho e vem com a gente, que vamos te ajudar a aproveitar as ilhas do Brasil e a planejar a viagem dos seus sonhos.

Ilha de Marajó, PA: proteção ambiental e muito ecoturismo

Abrolhos, BA: mergulhe nas águas cristalinas

Boipeba. BA: o litoral baiano de um jeito especial

Itaparica, BA: a Bahia de Todos os Santos te espera

Ilha das Caieiras, ES: cultura pesqueira e gastronomia 

Ilha de Itamaracá, PE: uma queridinha pernambucana

Ilha Grande, RJ: a magia tropical das prainhas e cachoeiras 

Ilhabela, SP: aventuras à beira-mar 

Ilha do Mel, PR: se encante com a natureza preservada 

Ilha do Francês, SC: uma jornada pelas praias e costões catarinenses 

Não existe coisa melhor que descansar em meio à beleza natural, portanto aproveite sua próxima viagem com um click!

Ilha de Marajó, PA: proteção ambiental e muito ecoturismo

Todo mundo já ouviu falar na imensa riqueza da biodiversidade amazônica. Imagina então um lugar onde essa grandeza toda se encontra com a imensidão do mar. Pois é, essa é a Ilha de Marajó.

Considerada a maior ilha fluviomarinha do mundo, Marajó é cercada tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelos rios Amazonas, Tocantins e Pará. Por isso, quem visita a ilha tem a oportunidade de observar um fenômeno único: a formação das pororocas, pontos de encontro entre as águas fluviais e o mar. O choque entre os dois poderosos corpos d’água é tão forte que motiva o surgimento de ondas enormes, encaradas por surfistas corajosos.

Mas também tem espaço para a tranquilidade: a Ilha de Marajó abriga muitas praias de mar sossegado, situadas principalmente nos arredores da pequena cidade de Soure. Ah, pode ser que você se depare com os simpáticos búfalos d’água durante seus passeios. Não se preocupe: como há mais de 600 mil desses animais no arquipélago, eles se tornaram símbolos da ilha e servem até como montaria oficial do exército.

Para visitar a Ilha de Marajó, basta pegar uma embarcação saindo de Belém, a fantástica capital paraense. O primeiro passo é garantir suas passagens de ônibus para Belém.

Abrolhos, BA: mergulhe nas águas cristalinas

Sabia que muitas das melhores praias da Bahia estão separadas do continente?

Não tem como falar sobre as ilhas do Brasil sem mencionar a beleza do Arquipélago de Abrolhos. A área reúne riquezas preciosas conservadas pelo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, inaugurado em 1983 para proteger o conjunto de cinco ilhas e seis arrecifes de corais que ocupam uma área de 900 quilômetros quadrados. 

Duas das ilhas mais bonitas de Abrolhos, Santa Bárbara e Siriba, podem ser visitadas e aproveitadas em atividades ecológicas como mergulho com snorkel e trilhas. Os banhos nas relaxantes piscinas naturais, a oportunidade de apreciar os reinos dos corais e a gigantesca variedade de espécies animais são outras razões pelas quais o Arquipélago de Abrolhos é tão apreciado por quem curte contato direto com a natureza.

Para desembarcar em Abrolhos, você precisa partir da cidade baiana de Caravelas, que fica a 257 quilômetros da famosa Porto Seguro. Se quiser, aproveite essas passagens de ônibus para Caravelas.

Boipeba. BA: o litoral baiano de um jeito especial

Praia do Moreré, na Ilha de Boipeba, Bahia. Os grandes bancos de areia são separados pelas águas azuis do mar, que formam ondas discretas. Há poucas pessoas caminhando pela praia, em frente a uma mata de palmeiras verdes

Dona de uma exuberância internacionalmente reconhecida, Boipeba já foi até considerada a segunda ilha mais bonita da América Latina segundo a TripAdvisor, mas a gente não concorda com essa classificação.

Na nossa opinião, essa joia baiana merecia mesmo o primeiro lugar da lista! Afinal, os cenários que você vai encontrar na Ilha de Boipeba são todos de tirar o fôlego: com vários trechos de Mata Atlântica preservada, praias oceânicas maravilhosas e as águas doces do Rio dos Patos. Depois de relaxar na Praia de Bainema, na Praia de Moreré e na Praia Boca da Barra, não deixe de conhecer o acolhedor vilarejo de Velha Boipeba. Ele está cheio de restaurantes, bares e outros estabelecimentos charmosos que servem o melhor da deliciosa cozinha baiana.

A Ilha de Boipeba fica no Arquipélago de Cairu, o mesmo que abriga a adorada Praia de Morro de São Paulo. Para chegar, é necessário pegar um barco na cidade de Valença, a 123 quilômetros de Salvador. E a gente facilita para você: aqui estão as suas passagens para Valença.

Itaparica, BA: a Baía de Todos-os-Santos te espera

Achou que a participação da Bahia na nossa lista de melhores ilhas do Brasil já tinha acabado? Que nada! Ainda falta Itaparica.

É impossível se esquecer desse lugar ricamente embelezado por manguezais e praias de areia macia. Tomada pelo aroma doce das frutas tropicais, Itaparica é a maior das ilhas baianas, servindo como lar para 55 mil habitantes. Suas faixas de areia macia são delineadas por balneários convidativos e pelas cristalinas piscinas naturais de Aratuba. Na porção sul de Itaparica, os cenários praianos dividem espaço com matas de mangue bem características, que receberam até o apelido de Pantanal Baiano.

Não é difícil desbravar todos esses encantos, já que a Ilha de Itaparica fica pertinho de Salvador. Separada da capital baiana por apenas 13 quilômetros, ela está situada no outro lado da Baía de Todos-os-Santos. Por isso, nossa dica é garantir logo as passagens de ônibus para Salvador.

Ilha das Caieiras, ES: cultura pesqueira e gastronomia 

Uma das mais incríveis ilhas do Brasil é também responsável por abrigar a apaixonante capital capixaba, Vitória.

Considerada a segunda melhor cidade brasileira para se morar, Vitória fica entre as águas do Oceano Atlântico e do Rio Santa Maria. Junto do rio, você vai encontrar a tradicional Ilha das Caieiras. Esse é um lugar diferente dos que já apresentamos aqui na lista: na verdade, estamos falando de um dos bairros mais antigos de Vitória, unida ao território da capital por um processo de aterramento. Em outras palavras, se você estiver em Vitória, não precisa atravessar nada para chegar à Ilha das Caieiras.

A região é conhecida pelo lindo visual que rodeia o píer e por seus restaurantes típicos especializados em delícias locais, como a incomparável moqueca capixaba. Importante polo gastronômico da cidade, a Ilha das Caieiras é o lugar perfeito para quem deseja apreciar uma boa refeição e um pôr do sol deslumbrante ao mesmo tempo. A simpatia convidativa dos habitantes também merece destaque!

Para descobrir mais sobre a Ilha das Caieiras, compre suas passagens de ônibus para Vitória.

Ilha de Itamaracá, PE: uma queridinha pernambucana

Foto aérea de parte da Ilha de Itamaracá. Pontal banhado pelo mar azul claro, com faixa de areia branca, gramado e muitos coqueiros verdes

“Itamaracá é uma ilha encantada

Lugar mais bonito que eu vi

Itamaracá é um reino encantado

E todos são reis por aqui…”

Nem queremos tentar: não tem como superar a descrição poética que Reginaldo Rossi fez da Ilha de Itamaracá. Imortalizada nos versos da canção de mesmo nome, Itamaracá é o destino praiano favorito dos pernambucanos. Carinhosamente apelidada de Ilha Encantada, ela tem um lugar de destaque na lista de melhores praias de Pernambuco. As areias branquinhas e o mar de águas mornas fazem com que esse refúgio de tranquilidade seja um verdadeiro clássico para passeios bate e volta partindo de Recife.

O destino também conta com outras belezas naturais, como a lagoa azul, e com relíquias históricas deixadas pelos colonizadores holandeses na época em que eles dominavam o litoral nordestino. É muita bagagem! Pode acreditar quando a gente diz que a Ilha de Itamaracá é capaz de conquistar viajantes dos mais diversos perfis.

Se quiser conhecê-la, você pode se hospedar em Recife. Afinal, a ilha faz parte da Região Metropolitana da capital pernambucana, separada do Centro por apenas 47 quilômetros. Confira logo as passagens para Recife!

Ilha Grande, RJ: a magia tropical das prainhas e cachoeiras 

A magia da Ilha Grande não deixa a gente mentir: o Rio de Janeiro está cheio de encantos que vão muito além da Cidade Maravilhosa!

Com uma linha costeira de 130 quilômetros, essa pérola carioca reúne 106 praias que estão entre as mais deslumbrantes do país. Ela é cercada por um mar de tonalidade azul turquesa que divide espaço com frondosas florestas, nas quais é possível fazer trilhas e mergulhar em cachoeiras cristalinas. Diz aí: tem forma melhor de curtir o calor do Rio de Janeiro? Não é à toa que a Ilha Grande faz tanto sucesso como destino para as férias de verão.

Um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro é a Lagoa Azul – que não é realmente uma lagoa, e sim um trecho do mar que fica entre duas ilhotas do arquipélago –. Além de descansar nas águas mornas da região, você também pode fazer um mergulho com snorkel para ver de perto a sensacional fauna marinha da Ilha Grande, que inclui espécies como cardumes de peixes coloridos, tartarugas e estrelas-do-mar.

Distante da cidade do Rio de Janeiro por 150 quilômetros, a Ilha Grande pode ser acessada por meio de travessias que saem de Angra dos Reis e de Mangaratiba (que é o ponto de embarque mais popular). Para adiantar seu planejamento, aproveite essas passagens de ônibus para Mangaratiba.

Ilha Bela, SP: aventuras à beira-mar 

O que vem à sua mente quando você pensa em São Paulo? Se você imagina automaticamente a agitação metropolitana da capital paulista, vai se surpreender ao conhecer Ilhabela.

Esse belo arquipélago atrai diariamente visitantes de todos os cantos do mundo por causa de suas 60 praias que proporcionam tranquilidade e entretenimento de várias formas diferentes. Em Ilhabela, você vai encontrar desde orlas mais isoladas, com aquele clima maravilhoso de praia deserta, até faixas de areia movimentadas. É garantia de diversão para a família toda!

As áreas mais urbanizadas ficam na porção próxima ao continente: a Praia do Curral, por exemplo, está entre as praias de Ilhabela que se destacam pela excelente infraestrutura. Você vai encontrar clubes com música ao vivo, bares do tipo “pé na areia”, resorts, restaurantes e muitos outros estabelecimentos ótimos. Na parte leste da ilha estão preciosidades como a Praia do Bonete, que é dona de um sossego incomparável e deve ser acessada por meio de uma trilha.

Situada no litoral norte de São Paulo, Ilhabela fica a 210 quilômetros da capital paulista e a 250 quilômetros de Ilha Grande. Para chegar nesse paraíso, é preciso pegar um barco na cidade de São Sebastião. E é claro que já separamos as melhores passagens para São Sebastião especialmente para você!

Ilha do Mel, PR: se encante com a natureza preservada 

Praia do Farol, na Ilha do Mel, Paraná. O território é quase inteiramente coberto por áreas de Mata Atlântica Verde, que se estendem por montes e encostas. Em uma das elevações, há um farol branco. O mar é azul claro e banha as faixas de areia clara

Embora seja conhecido pelo friozinho gostoso de Curitiba, o Paraná também tem destinos litorâneos ricos em exuberância tropical, como a Ilha do Mel.

Responsável por abrigar as melhores praias do Paraná, ela não é muito grande – são apenas 27 quilômetros quadrados de extensão –, mas cada centímetro dessa modesta área está coberto por uma beleza praticamente intocada. Parte de uma unidade de conservação ambiental, a Ilha do Mel tem muitos trechos de floresta selvagem e, é claro, praias que são um verdadeiro presente da natureza.

Com um formato assimétrico que lembra o número 8 quando visto de cima, a ilha tem suas instalações turísticas reunidas principalmente na parte menor, que fica de frente para o mar aberto. Se você quiser se banhar em águas calmas, vai adorar a Praia das Encantadas, dona de um cenário quase místico. Dizem até que a Gruta das Encantadas é lar de sereias e outras criaturas mágicas! Já os fãs de surfe podem curtir as ondas poderosas da Praia Grande.

Para chegar à Ilha do Mel, você pode embarcar na cidade de Paranaguá, que fica a 90 quilômetros de Curitiba. Aqui estão algumas passagens de ônibus para Paranaguá.

Ilha do Francês, SC: uma jornada pelas praias e costões catarinenses 

Por último – mas não menos apaixonante –, a Ilha do Francês merece um lugarzinho especial na nossa lista de melhores ilhas do Brasil.

Com algumas das mais incríveis praias de Florianópolis, esse é o destino ideal para quem deseja curtir o litoral catarinense sem se afastar muito do centro da capital. Ele fica na porção norte da cidade, próximo às praias de Jurerê Internacional e Canasvieiras, que também são espetaculares. Menos agitadas do que as orlas continentais, as praias da Ilha do Francês têm pontos perfeitos para longas horas de relaxamento.

São duas longas faixas de areia separadas por trechos de mata verde. É simples se locomover entre elas em tranquilas caminhadas, que são as oportunidades perfeitas para desbravar a deslumbrante diversidade da flora local. As trilhas são curtas e fáceis, o que é ótimo para quem pretende viajar com crianças ou com idosos.

Para curtir a Ilha do Francês e os inúmeros outros atrativos de Floripa, aproveite as passagens de ônibus para Florianópolis.

Os tesouros do litoral brasileiro te esperam e podem estar a um click de distância!

Final da Praia Vermelha da Ilha Grande, em Ilha Grande, Rio de Janeiro. A faixa de areia dourada termina em uma ponta coberta por floresta nativa. Alguns barquinhos flutuam na água de tonalidade verde profunda

É um privilégio imenso morar em um país tropical tão bonito por natureza, né? De fato, as ilhas do Brasil são provas de que sua próxima viagem inesquecível não precisa se restringir aos destinos do continente!

Os mares brasileiros merecem a fama mundial que carregam: tanto na costa quanto nos muitos arquipélagos espalhados ao longo dos quase 8 mil quilômetros de litoral, não faltam opções de áreas praianas paradisíacas. É bastante coisa, hein? Ainda bem que você já sabe como planejar o roteiro perfeito para conhecer as mais lindas ilhas do Brasil. Agora é só escolher a que você vai visitar primeiro, arrumar as malas e comprar suas passagens em um click.

E para saber mais sobre outros destinos encantadores, não deixe de acompanhar nossos posts aqui no Tô de Passagem. Assim como você, a gente ama desbravar a imensidão magnífica do território brasileiro, então nossas dicas são sempre pensadas para deixar suas aventuras cada vez mais memoráveis.

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem