“A lua no céu é bela como tu
Princesa do Agreste
Sempre vou te amar
No leste, no oeste
No norte e no sul
Teu mestre foi vitalino, Caruaru
Do barro fez teu destino, Caruaru…”
Você pode nunca ter pisado em terras pernambucanas, mas com certeza já ouviu falar na fama de Caruaru como Capital do Forró, né?
Pois é, o título é mais que merecido, já que a cidade tem uma das maiores festas juninas do Brasil. O que muita gente não sabe é que Caruaru é também o destino perfeito para quem adora turismo cultural e contato com a natureza. Com passeios cheios de arte, história e música e paisagens de tirar o fôlego, essa joia do agreste tem conquistado os corações de cada vez mais viajantes fora do período de São João.
E se você quiser se apaixonar também, é só continuar a leitura. Vamos te mostrar o que fazer em Caruaru, como chegar a esse refúgio cativante do interior de Pernambuco e por que ele inspira versos tão apaixonados como os de Santanna, que você viu ali em cima. Vem com a gente nessa aventura arretada para conhecer os encantos que a “Princesinha do Agreste” tem para oferecer!
Aqui, você vai aprender mais sobre:
Onde fica e como chegar em Caruaru
O que fazer em Caruaru? Explore o melhor da cidade
Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e Espaço Cultural Tancredo Neves
Caruaru em detalhes: Curiosidades que encantam
Turismo em Caruaru é com Sabor, Cultura e História
Onde fica e como chegar em Caruaru
Situada a aproximadamente 130 quilômetros de Recife, Caruaru é o maior centro urbano do agreste de Pernambuco.
Considerada uma “capital regional” pelos agrestinos, a cidade é muito procurada por turistas que desejam se aprofundar um pouco mais na rica cultura pernambucana sem se afastar da capital. Afinal, para quem está em Recife, é super fácil visitar Caruaru em passeios rápidos e baratos, no estilo “bate e volta”.
Para chegar à Capital do Forró, você vai ter que cair na estrada – o que geralmente faz parte do charme do passeio –, já que até quem escolhe voar até Recife precisa completar o trajeto por via terrestre. Saindo da capital pernambucana ou até mesmo de outros estados, a opção mais prática é viajar de ônibus: são várias as empresas que operam rotas pela região, com veículos que saem diariamente, em todos os turnos.
Essa é também a alternativa de locomoção mais econômica para essa e outras cidades do interior pernambucano. Para você ter uma ideia, a passagem de Recife para Caruaru custa entre R$30,00 e R$40,00 e pode ser comprada inteiramente pela internet.
Caso você ainda esteja com alguma dúvida sobre as distâncias, a gente te ajuda: listamos, abaixo, o tempo de estrada até Caruaru partindo de algumas cidades famosas.
Recife: 2h30
Maceió: 3h30
Natal: 8h
Fortaleza: 15h30
Se quiser conhecer mais opções de rotas e garantir uma viagem tranquila, aproveite para dar uma conferida nessas passagens de ônibus para Caruaru que selecionamos. E caso você deseje desbravar a “Veneza Brasileira” antes, aqui estão algumas passagens para Recife também.
Ao chegar, você vai descer no Terminal Rodoviário de Caruaru, que fica na Rua Mestre Vitalino, nº 1, bairro de Agamenon Magalhães.
Ah, uma dica: se puder, tente se sentar junto da janela na viagem de ônibus. As mudanças de paisagem nas estradas do interior pernambucano são lindas de se assistir!
Clima em Caruaru
Se o que passa na sua cabeça quando você pensa em Pernambuco é um calor intenso e constante… Bem, você acertou. O clima em Caruaru é exatamente assim.
Como a maioria das cidades do agreste, o município tem um clima semiárido, marcado justamente pelo sol forte e por uma incidência de chuvas bem baixa. Durante o verão, as temperaturas chegam facilmente à casa dos 30ºC. Se você quer fugir um pouquinho da “quentura” (como dizem os pernambucanos), a gente recomenda agendar sua visita para o período entre junho e agosto, nos quais os termômetros em Caruaru costumam marcar entre 24º e 26ºC.
De qualquer forma, quando for fazer seus passeios pela cidade, procure levar uma garrafinha d’água na bolsa para manter a hidratação em dia. Sério, você vai precisar.
O que fazer em Caruaru? Explore o melhor da cidade
Já te ajudamos na questão do deslocamento e na escolha do período perfeito para a sua visita a Caruaru, e estamos só começando!
Agora, chegou a nossa parte favorita do planejamento de viagem: o roteiro. Abaixo, te apresentamos alguns dos melhores pontos turísticos de Caruaru, lugares imperdíveis para quem deseja conhecer a fundo a magia dessa cidade fantástica. Se prepara aí, que o passeio está prestes a começar!
Alto do Moura
Nossa lista de dicas sobre o que fazer em Caruaru tinha mesmo que começar com um dos bairros mais famosos da cidade.
Estamos falando do Alto do Moura, área que fica a mais ou menos 7 quilômetros do Centro. Se Caruaru é nacionalmente reconhecida pela beleza singular de seu artesanato, é nesse charmoso bairro que os visitantes podem apreciar algumas das maiores relíquias artísticas do agreste. Não é à toa que o Alto do Moura recebeu o título de Maior Centro de Artes Figurativas das Américas!
Ao caminhar pela região, você vai se deparar com peças de barro e de cerâmica feitas com técnicas transmitidas de geração em geração nas famílias de artesãos caruaruenses. Além disso, poderá visitar espaços dedicados às memórias de grandes nomes da arte agrestina: não deixe de passar no Memorial Mestre Galdino, na Casa Museu Mestre Vitalino e no Parque de Esculturas Luísa Maciel.
Durante o Maior São João do Mundo, o Alto do Moura se torna um dos principais pólos da festança junina. Nos outros meses do ano, você pode caminhar pelas adoráveis ruas sem o agito das multidões, parando nas lojinhas, bares, cafeterias e restaurantes ótimos espalhados por lá. Pense num passeio massa!
Museu Memorial Caruaru
Que tal visitar um lugar que conta a história de Caruaru de uma maneira envolvente?
Esse é o Museu Memorial Caruaru, abrigado por uma linda construção histórica onde antes funcionava um mercado de cereais. Hoje, o casarão conserva sua beleza e também um rico acervo de objetos que proporcionam uma verdadeira imersão na identidade cultural da cidade. A incrível coleção exposta inclui fotografias, obras de arte, mobília e objetos da vida doméstica que pintam um retrato dos habitantes de Caruaru e da trajetória de formação do município.
A visita completa ao Museu Memorial Caruaru costuma durar cerca de 45 minutos e sempre conta com o auxílio de guias especializados. O endereço é Rua Duque de Caxias, nº 145, bairro de Nossa Senhora das Dores.
Feira de Caruaru
Artigos em exposição na Feira de Caruaru. São vários itens artesanais diferentes, como sandálias de couro, bolsas de palha, chapéus, peões e outros.
Se você curte desbravar as cidades do interior do Brasil, com certeza sabe que as feiras públicas são um elemento cultural importantíssimo em muitos lugares.
Em Caruaru, você terá a oportunidade de conhecer um dos comércios a céu aberto mais tradicionais do país. Para você ter uma ideia, a Feira de Caruaru é tão icônica que ganhou a posição de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro! De fato, o lugar impressiona qualquer visitante pelas dimensões grandiosas e pela variedade imensa de produtos que vão das peças de artesanato até frutas, carnes, roupas e artigos eletrônicos.
Entre as barraquinhas, é claro, não faltam oportunidades de aproveitar a autêntica comida de rua pernambucana. Depois de garantir as comprinhas da viagem e fazer um lanche para recarregar as energias, reserve um pouquinho de disposição para conhecer o Museu do Cordel, que fica dentro da Feira.
A Feira de Caruaru acontece no bairro de Petrópolis, junto da Rua Limeira Rosal e da Avenida Lourival José da Silva.
Monte Bom Jesus
Para ver Caruaru de um ângulo inesquecível, pode incluir o Monte Bom Jesus na sua lista de lugares para visitar.
Essa área de altitude elevada tem um mirante de onde você conseguirá apreciar a cidade toda e também as serras verdes que se estendem ao redor dela. É uma vista maravilhosa! Além disso, o Monte Bom Jesus tem uma simpática capela que com certeza merece algumas fotos. Ele também recebe esporadicamente um palco onde rolam programações culturais variadas, como shows de artistas locais.
Para chegar ao topo do Monte Bom Jesus, você pode subir a escadaria que fica na Rua Cristóvão Colombo. Pode ir separando espaço no armazenamento do celular ou da câmera, que esse passeio vai render muitos registros!
Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e Espaço Cultural Tancredo Neves
O Pátio de Eventos Luiz Gonzaga é, sem dúvidas, o grande astro do São João em Caruaru.
Afinal, é lá que fica o maior polo das festividades juninas: o espaço conta com uma megaestrutura criada para receber grandes eventos. É um lugar tão icônico que certamente merece uma visita mesmo nas outras épocas do ano.
A mesma praça onde fica o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga abriga também alguns dos melhores pontos turísticos de Caruaru, que funcionam dentro do Espaço Cultural Tancredo Neves. É um complexo formado pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru e por vários atrativos fantásticos coordenados por ela, como o Museu do Barro, o Museu do Forró e o Museu da Fábrica de Caroá. São vários acervos maravilhosos, então pode separar um tempinho para visitar tudo sem pressa.
Bem na frente do Espaço Cultural Tancredo Neves, você vai encontrar a Praça da Criança, um cantinho com brinquedos variados pensado especialmente para a diversão dos pequenos. Se o seu plano é viajar com a família, essa é uma parada obrigatória!
Pedra do Cachorro
Quem curte aventuras e contato com a natureza vai encontrar a dose de adrenalina perfeita na visita à Pedra do Cachorro.
Na verdade, a imponente formação geológica de 520 metros de altura é parte do município de São Caetano, a 20 quilômetros de Caruaru. O trajeto não costuma durar mais do que 40 minutos e proporciona uma imersão espetacular nos lindos cenários da caatinga! Primeiro lugar a ser considerado Monumento Natural de Pernambuco, a Pedra do Cachorro está em uma das regiões mais altas do estado. Como você deve imaginar, as paisagens por lá são de tirar o fôlego.
Várias empresas de turismo de Caruaru fornecem o serviço de traslado até São Caetano, e a trilha para visitar a Pedra do Cachorro tem aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão. Algumas agências oferecem até a opção de acampar no topo do monte. Imagina dormir sob as estrelas do agreste, entre cenários dignos de cinema? É uma experiência de camping para ficar na memória!
Serra dos Cavalos
Se você já curtiu a ideia da visita à Pedra do Cachorro, vai se apaixonar pela Serra dos Cavalos.
Esse é, na verdade, o nome mais popular do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho. A grandiosa área de preservação ambiental é responsável por proteger vários trechos intactos de Mata Atlântica, que você pode conhecer de perto. O clima ameno e a imensidão verde da paisagem serrana são cortesias encantadoras do bioma conhecido como brejo de altitude.
Além das vistas fantásticas, o parque tem inúmeras opções de trilhas com tamanhos e níveis de dificuldade variados. Para desbravá-las, a companhia de um guia de turismo é obrigatória, e é bem fácil encontrar profissionais credenciados nas agências do Centro de Caruaru.
Polo Caruaru
Saiu para explorar Caruaru e esqueceu de levar algo na mala?
Tudo bem, é só dar uma passadinha no Polo Caruaru. Esse é um dos principais shoppings da cidade, então pode ser uma estrutura de apoio bem legal para os viajantes, especialmente naqueles momentos em que você precisa resolver várias coisas e não quer perder muito tempo. Além de produtos de marcas locais, o Polo Caruaru tem lojas de grandes redes, praça de alimentação e quiosques de serviços.
Ele fica no quilômetro 62 da BR-104, em Nova Caruaru.
São João de Caruaru
“Quem nunca foi já ouviu falar
Se você for, vai gostar
Quem já foi volta sempre lá
Pra dançar forró no arraiá
[…]
As rádio de lá sai pela ruas, não deixa o baião um minuto só
É por isso que Caruaru é a capital do forró
É a capital do forró, é a capital do forró…”
Eita, forró bom! A gente já mencionou ele aqui várias vezes, mas não poderíamos deixar de separar um espacinho especial para falar sobre o São João de Caruaru.
Essa que é uma das maiores festas populares do Nordeste faz a alegria de mais de 3 milhões de pessoas todos os anos. Sim, isso tudo! É que o São João de Caruaru nunca decepciona quando o assunto é música boa, tradição e cultura: a festa acontece durante vários meses em 25 polos espalhados pela cidade. Em 2023, foram 72 dias seguidos de programação.
As atrações mais famosas costumam se apresentar no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Já os shows mais “raiz”, de forró pé-de-serra tradicional e seus subgêneros, rolam no Alto do Moura. E com certeza tem diversão para todo mundo, já que a última edição do evento contou com 1200 atrações. Não é surpresa que todo mundo que vai dançar nos arraiás de Caruaru fica com vontade de voltar no ano seguinte, né?
Se você deixar sua visita a Caruaru para o período junino, ela com certeza vai ser ainda mais memorável. Mas nesse caso, vale a pena se planejar com antecedência, já que a cidade fica lotada durante o mês de junho e muitos serviços turísticos esgotam rapidamente.
Caruaru em detalhes: curiosidades que encantam
Até aqui, já usamos os versos de dois compositores diferentes para embalar nosso passeio por Caruaru. Mas a cidade é tão massa que já serviu de inspiração para muitas outras músicas. Muitas mesmo!
Segundo os dados catalogados pelo historiador Emmanuel de Sousa Leite, são mais de 1.800 canções que homenageiam ou mencionam Caruaru. O pesquisador até submeteu essas informações aos responsáveis pelo Guinness World Records, o mais famoso livro de recordes do mundo. Então é possível que Caruaru entre nos registros históricos com o título de cidade mais cantada do mundo. Não bastava o maior São João, né? Aliás, só no gênero forró, o município aparece em 800 músicas.
Mas a verdade é que essa nem vai ser a primeira vez da cidade no livro Guinness. Caruaru já teve um recorde registrado em 1996 por causa de seu tradicional cuscuz gigante. É isso mesmo que você leu. O preparo do maior cuscuz do mundo é uma inusitada atração do São João de Caruaru. Na última edição, a “receitinha” usou 800 quilos de flocos de milho e 10 quilos de sal. Isso, é claro, sem contar com os acompanhamentos: 200 quilos de salsicha e 320 quilos de carne de charque. O alimento é feito em uma cuscuzeira de 4 metros de altura e distribuído para todo mundo que se propõe a enfrentar a fila. Até que parece um bom jeito de recuperar as energias depois de dançar forró.
Além de todos esses números impressionantes, há outro fato curioso que deixa a visita a Caruaru ainda mais interessante. De tempos em tempos, ela é acometida por tremores de terra – chamados pelos caruaruenses de “estrondos” – que podem até assustar quem não está acostumado. Mas não se preocupe, os estrondos geralmente não causam muito estrago. Segundo as lendas, eles acontecem porque há um vulcão adormecido por baixo do Monte Bom Jesus… é, a hipótese nunca foi apoiada pela ciência, mas é bem famosa no imaginário popular.
Turismo em Caruaru é com sabor, cultura e história
Para quem já curtiu os pontos turísticos de Recife, Caruaru tem tudo para ser a cereja do bolo no roteiro de viagem perfeito. Ou melhor, o queijo coalho da tapioca.
Agora, você já sabe direitinho como aproveitar o melhor dessa cidade fantástica durante o São João ou em qualquer outra época do ano. Basta escolher as atrações que mais te chamaram a atenção, garantir suas passagens, arrumar as malas e separar aquela playlist de forró arretada. Prepare logo o coração para uma viagem cheia de história, artesanato, diversão, paisagens lindas e cultura até dizer chega. Ligeiro, visse? Não perde tempo, que Caruaru já está esperando por você!
E se quiser conhecer mais destinos apaixonantes espalhados pelo Brasil, acompanhe nossos conteúdos aqui no Tô de Passagem. A gente tem guias de destino, dicas de roteiro e vários outros materiais super informativos e pensados especialmente para os viajantes de carteirinha.