logo-to-de-passagem

Saquarema, RJ: Encantos e Belezas na Região dos Lagos

setastdp

E aí, está com saudades de tirar as roupas de banho do armário?

Pois bem, então pega a nossa dica: não tem lugar melhor para fazer isso do que a cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. Esse paraíso tropical, que ostenta o título de “Capital Nacional do Surfe”, tem algumas das orlas mais bonitas do Brasil. E isso nem é tudo! Sua viagem a Saquarema vai te proporcionar também a oportunidade de conhecer lagoas, cachoeiras, edifícios históricos e até um sítio arqueológico.

Gostou? Então aproveita, que nós estamos prestes a te mostrar tudo de melhor que Saquarema tem a oferecer. Então aqui, montamos uma lista com os melhores pontos turísticos da cidade e, é claro, as praias que não podem ficar de fora do roteiro.

Depois disso, quer uma dica? Planeje sua viagem, arrume a mochila e caia na estrada! 

Continua a leitura que você vai ver:

Onde fica Saquarema? 

Como chegar em Saquarema? 

Clima de Saquarema

Qual a melhor época para visitar Saquarema? 

O que fazer em Saquarema: Praias para Conhecer 

Praia de Itaúna 

Praia da Vila e Boqueirão 

Praia da Barrinha 

Prainha 

Praia de Vilatur 

Mais pontos turísticos em Saquarema 

Lagoa de Saquarema 

Cachoeira do Roncador 

Sítio Arqueológico Sambaqui da Beirada 

Igreja Nossa Senhora de Nazareth 

Centrinho de Saquarema e Praça da Vila 

Não perca tempo e molhe os pés nas praias de Saquarema! 

Onde fica Saquarema? 

Saquarema é uma das dez cidades que fazem parte de um pedacinho muito especial do Rio de Janeiro: a Mesorregião das Baixadas Litorâneas, conhecida carinhosamente como Região dos Lagos

Localizada na porção leste do estado, Saquarema fica a mais ou menos 105 quilômetros da capital, a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. Com pouco mais de 353 quilômetros quadrados de extensão, esse simpático município é o lar de mais ou menos 92.000 saquaremenses e faz fronteira com Araruama, Maricá, Rio Bonito e Tanguá. 

Como chegar em Saquarema? 

Embora haja um aeroporto a 66 quilômetros de Saquarema, em Cabo Frio, a forma mais comum (e mais prática) de se locomover pela Região dos Lagos é por via terrestre. Muitos turistas aproveitam a proximidade entre as cidades para conhecer mais de um destino durante a viagem, e as estradas são bem preparadas para esse tipo de movimentação.

Para quem quer fugir da burocracia e das preocupações de alugar um veículo (ou para viajantes que vêm de outros estados), um ótimo jeito de chegar a Saquarema é o mesmo: viajar de ônibus. Os trajetos são feitos principalmente pela Viação 1001. Confira, abaixo, o tempo de viagem até Saquarema partindo de algumas cidades famosas:

Rio de Janeiro: 2h45

Cabo Frio: 1h15

Petrópolis: 2h40

Juiz de Fora: 4h15

Ao chegar em Saquarema, você vai descer na rodoviária que fica na Rua dos Pescadores, 51, no bairro de Itaúna. Se quiser garantir o sossego da sua viagem, aproveite para conferir essas passagens de ônibus para Saquarema.

Clima de Saquarema 

O clima em Saquarema tem um comportamento relativamente estável ao longo do ano: as temperaturas dificilmente ficam abaixo dos 18ºC ou acima dos 32ºC. Segundo o portal Weather Spark, que monitora o tempo de várias cidades ao redor do mundo, o verão em Saquarema é quente, chuvoso e nublado.

Quem curte um calor de respeito pode ter em mente que o mês mais quente do ano, em Saquarema, é fevereiro. Nessa época, as temperaturas variam entre 24ºC e 31ºC. Por outro lado, o mês mais fresquinho de todos é Julho, com mínima de 19ºC e máxima de 25ºC. De qualquer forma, costuma ventar bastante na cidade, então a gente recomenda que você leve um agasalho na bagagem. 

Qual a melhor época para visitar Saquarema? 

Como já mencionamos aqui, o verão em Saquarema tende a ser chuvoso. Isso não quer dizer, entretanto, que não haja belos dias de sol e calor. Mas se você for visitar Saquarema entre o final de dezembro e o mês de fevereiro, saiba que pode pegar um pouco das precipitações – em geral, nada que atrapalhe os passeios –. Para os surfistas, a época ideal é o inverno, tempo em que as ondas ficam mais intensas.

Muitos turistas experientes preferem visitar a cidade entre maio e outubro. Nessa época, as temperaturas estão amenas e as chuvas não caem com tanta frequência, então dá para aproveitar a cidade sem preocupações meteorológicas.

Vale lembrar que Alta Temporada é sinônimo de praias e estradas mais movimentadas, sem contar os preços que costumam subir um pouco. Por isso, como a gente é fã de economia, aqui tem um conteúdo exclusivo sobre tipos de hospedagem barata, que pode te ajudar no planejamento.

O que fazer em Saquarema: Praias para Conhecer 

O que fazer em Saquarema

Agora sim, chegou a parte que você estava esperando: é hora de conhecer as grandes estrelas de Saquarema, as praias. Com opções maravilhosas para todos os tipos de praieiros e praieiras, a cidade tem faixas de areia perfeitas para praticar esportes radicais, mergulhar em mares paradisíacos ou só esquecer do mundo e relaxar mesmo.

Saquarema é uma das provas vivas de que nem só das belas praias do Rio de Janeiro se faz o estado fluminense. 

Vamos lá? 

Praia de Itaúna 

Nossa lista começa com a Praia de Itaúna, que é a protagonista: a praia mais popular de Saquarema é também conhecida como Paraíso do Surf. Além das ondas emocionantes, ela conta com uma faixa de areia bem ampla, o que garante bastante espaço para esticar a canga e curtir o sol.

Se você não sabe nadar, a gente recomenda que evite entrar no mar de Itaúna. Ainda assim, você com certeza vai gostar da atmosfera animada da praia e da orla. 

Praia da Vila e Boqueirão 

Praia da Vila e Boqueirão, Saquarema

Localizadas a cerca de 3 quilômetros do centro de Saquarema, a Praia da Vila e a Praia do Boqueirão são vizinhas uma da outra. Amadas por locais e turistas, essas praias se destacam pela excelente infraestrutura: não faltam opções de barraquinhas, quiosques e produtos!

O banho nas águas claras dessas localidades é uma delícia. Só recomendamos que você tome cuidado, já que o mar é moderadamente agitado. Ah, e as orlas têm muitos coqueiros, então são as praias perfeitas para quem faz questão de uma sombra. 

Praia da Barrinha 

Se seu objetivo é mesmo curtir o banho de mar sem se preocupar com mais nada, a Praia da Barrinha é o seu point!

Ela fica bem no centro da cidade, em um ponto onde a lagoa se encontra com o mar. Por isso, tem águas tranquilas com vários pontos bem rasinhos, o que faz com que a Praia da Barrinha seja a melhor de todas para os banhistas. Por causa dessa tranquilidade, é um local ótimo para quem está viajando com crianças. 

Prainha 

A Prainha é um pedacinho de areia pequenino que fica entre a Praia da Vila e a Igreja Nossa Senhora de Nazareth. Apesar de não ser própria para banhos, por causa do mar agitado e da falta de infraestrutura, a Prainha guarda uma paisagem lindíssima.

Também é a praia menos agitada de todas, portanto, se você só quer passar algumas horas no sossego, vai gostar de ficar um pouco por lá. 

Praia de Vilatur 

Praia de Vilatur, Saquarema

Menos famosa do que os outros pontos que mencionamos, a Praia de Vilatur fica em um bairro de mesmo nome que é um pouco distante do centro de Saquarema (7 quilômetros). 

A locomoção vale super a pena pela beleza da praia. Também é uma boa pedida se você deseja se deitar na areia branquinha e fofa com total tranquilidade. Como não é uma praia muito turística, o movimento por lá não é grande. Na verdade, o ponto é mais utilizado pelos moradores da região, inclusive para a pescaria (já que é um trecho de mar aberto). 

Mais pontos turísticos em Saquarema 

Depois daquela manhã incrível na praia, que tal conhecer mais do que Saquarema tem a oferecer?

Embora os destaques da cidade sejam mesmo as faixas de areia, a cidade é cheia de encantos que passam por belezas naturais, construções históricas e passeios culturais. Abaixo, vamos te mostrar algumas ótimas opções de passeios e pontos turísticos que vão deixar seu roteiro ainda mais memorável. 

Lagoa de Saquarema 

Lagoa de Saquarema

Se você também adora se banhar em água doce, vai se apaixonar pela Lagoa de Saquarema. Com 17 quilômetros de extensão, ela integra uma paisagem deslumbrante, que parece saída de um quadro. 

Como a orla da Lagoa de Saquarema é cheia de bares, pubs, restaurantes e outros bons estabelecimentos, você pode caminhar um pouco por lá e depois se sentar para pedir um drink. Além disso, também é possível praticar atividades como stand-up paddle e canoagem. 

Cachoeira do Roncador 

Para quem topa se afastar um pouco do centro de Saquarema, a natureza fluminense oferece um tesouro especial: a Cachoeira do Roncador.

Localizada a 29 quilômetros da parte central da cidade, a cachoeira fica em uma área de preservação que ostenta exuberantes trechos de mata conservada e mais 5 cachoeiras incríveis. É o destino perfeito para quem curte ecoturismo, já que também é possível realizar algumas trilhas na região. 

Sítio Arqueológico Sambaqui da Beirada 

Você já ouviu falar nos sambaquis?

Essas grandes estruturas que se assemelham a bancos de areia artificiais eram construídas por vários povos indígenas do litoral brasileiro e muitas vezes abrigavam povoados inteiros. No Sítio Arqueológico Sambaqui da Beirada, você poderá aprender mais sobre essa parte da história por meio de um incrível museu a céu aberto. A exibição inclui esqueletos e fósseis que datam de mais de 4 mil anos.

As visitas ao sítio arqueológico podem ser feitas de quarta a sexta, das 13h às 16h. No sábado, vão das 9h às 16h. A entrada é gratuita. 

E se você curte muito esse tipo de rolê, aproveita pra dar uma olhada no nosso conteúdo exclusivo sobre sítios arqueológicos do Brasil.

Igreja Nossa Senhora de Nazareth 

Igreja Nossa Senhora de Nazareth, Saquarema

É impossível não avistar a Igreja Nossa Senhora de Nazareth ao chegar na Praia da Vila. Ela fica no alto de uma colina, coroando a paisagem sensacional da praia, e é o maior cartão-postal da cidade. Isso porque a construção ainda preserva a beleza de quando foi erguida, em 1837.

Na lateral da igreja há também uma gruta com uma imagem da santa que dá nome ao templo. Lá, as pessoas costumam fazer suas orações e acender velas. Além da igreja em si, que é de um charme único, a subida da colina também proporciona uma vista sensacional de toda a região de Saquarema. 

Centrinho de Saquarema e Praça da Vila 

Caminhar pelo centrinho da cidade praiana depois de ter passado o dia inteiro na areia também é tradição por aí?

Então você vai adorar fazer isso em Saquarema. A região central do município tem aquele ar acolhedor e litorâneo que faz com que seja super agradável passear pelas ruas. Além disso, as opções de bares, restaurantes, lojinhas e sorveterias são muitas. Durante sua andança pelo centro, aproveite para passar um tempo na Praça da Vila, um cantinho sossegado que tem uma área verde, parque com brinquedos para as crianças e uma feirinha de artesanato que rola aos fins de semana.  

Não perca tempo e molhe os pés nas praias de Saquarema! 

Praias de Saquarema

Depois da nossa lista, você já está contando os dias para conhecer Saquarema, não é mesmo? Pode confiar na gente! Essa é uma parte da Região dos Lagos que vale muito a pena conhecer.

Visitar esse tesouro do litoral fluminense é como um abraço: não há viajante que chegue por lá e não se sinta acolhido pelo charme envolvedor da cidade. Para além das praias sensacionais e do sol maravilhoso, Saquarema guarda muitas outras experiências que certamente vão ficar na sua memória. Ah, e pode se preparar para tirar fotos incríveis.

Por fim, se você acha que este texto te ajudou, não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem! Todos eles são cheios de dicas de viagem e sugestões de destinos especialmente pensadas para quem ama cair nas estradas do Brasil e da América Latina.

Uma boa viagem e nos vemos na volta!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem