logo-to-de-passagem

São Lourenço da Mata, PE: 10 Pontos turísticos para conhecer

setastdp

Sabia que uma das cidades mais antigas do Brasil fica bem pertinho de Recife? Pois é, esse é o nosso destino de hoje, o município de São Lourenço da Mata.

Assim como Abreu e Lima, Olinda e Igarassu, São Lourenço da Mata é parte da Região Metropolitana da capital pernambucana. Famosa por ser a casa da Arena Pernambuco, a pequena cidade tem vários atrativos interessantes para quem já curtiu todos os pontos turísticos de Recife e deseja expandir um pouco o roteiro.

Além disso, São Lourenço da Mata é também um ótimo ponto de parada para os viajantes que caem na estrada para desbravar os muitos tesouros do interior de Pernambuco. E se você pretende passar um tempinho por lá, a gente te ajuda a curtir a estadia! Aqui, vamos te mostrar um pouquinho da história de São Lourenço da Mata e passar umas dicas de ouro sobre o que fazer por lá e como se locomover.

Continua a leitura para descobrir:

Um passeio pela história de São Lourenço da Mata 

Onde fica e como chegar em São Lourenço da Mata? 

Descubra os destinos mais atrativos da cidade 

Arena de Pernambuco 

Aldeia Water Park 

Barragem Tapacurá 

Engenho São Lourenço 

Sesc São Lourenço da Mata

Igreja de Nossa Senhora da Luz 

Igreja do Divino Espírito Santo 

Mercado Público de São Lourenço da Mata 

Paróquia São Lourenço Mártir 

Pátio da Feira 

Prepare a bagagem e embarque nessa aventura

Um passeio pela história de São Lourenço da Mata 

O passeio por São Lourenço da Mata é um roteiro cheio de história.

Afinal, estamos falando de um dos primeiros assentamentos urbanos a se formarem no país. E antes mesmo dessa urbanização, São Lourenço da Mata era casa de muitos indígenas da etnia tupinambá, que viviam espalhados entre os rios Capibaribe e Beberibe até 1554. 

Dessa época em diante, a região onde fica São Lourenço da Mata virou ponto de disputa: os portugueses que exploravam a Capitania Hereditária de Pernambuco descobriram que ela era rica em pau-brasil, material valioso para os europeus. Eles estabeleceram domínio sobre a área, extraindo e comercializando grandes quantidades de madeira, e o povoado que se transformaria em cidade começou a se formar.

Em 1621, surgiu o primeiro monumento da história de São Lourenço da Mata, uma capela em homenagem ao santo que nomeia o município. O templo deu origem à Igreja Matriz, que pode ser visitada até hoje.

Mais para frente, a localização privilegiada da cidade fez com que ela se tornasse alvo dos invasores holandeses que já tinham tomado o controle da capital. A briga foi grande e deixou marcas que podem ser vistas até hoje, tanto em São Lourenço quanto no Recife Antigo.

Depois que os holandeses foram expulsos, São Lourenço da Mata decolou na agricultura e ganhou destaque durante o auge da economia açucareira de Pernambuco. A emancipação veio bem depois: antes subordinada aos municípios de Recife e Paudalho, a cidade ganhou autonomia administrativa em 1890.

Atualmente, além de tomar um bom caldo de cana, quem visita São Lourenço da Mata tem a chance de mergulhar um pouquinho mais na história de Pernambuco, praticar turismo religioso e passar um tempinho em meio à natureza. Tudo isso em uma viagem rápida, no estilo bate e volta, sem se afastar do Centro de Recife – a gente te fala um pouquinho mais sobre esse percurso aqui embaixo –.

Onde fica e como chegar em São Lourenço da Mata? 

São Lourenço da Mata é um dos 14 municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Recife (também conhecida como Grande Recife).

Em outras palavras, a cidade fica coladinha na capital Pernambucana: a distância do Centro de Recife é de apenas 20 quilômetros. O trajeto costuma durar 35 minutos de carro e uma hora de ônibus (sim, só isso!). Para chegar, é preciso pegar a BR-408 em direção ao oeste – você vai contornar o bairro da Várzea, onde fica o Instituto Ricardo Brennand, um dos melhores museus de Recife –. 

Outra opção é usar a Avenida Caxangá e a Avenida Doutor Belmino Correia para atravessar o município de Camaragibe, que vem antes de São Lourenço para quem sai de Recife. Se você pretende desbravar a Região Metropolitana por meio do transporte público, essa é a melhor alternativa para você.

Aliás, sabia que é super fácil conhecer a capital pernambucana e todas as cidades ao redor dela sem gastar muito? É por isso que Recife é o destino queridinho dos viajantes econômicos. Se você deseja desbravar a “Veneza Brasileira” e suas imediações sem pesar no bolso, que tal viajar de ônibus?

São várias as opções de percursos e tipos de ônibus de viagem que circulam pela região, então o conforto é garantido até para quem parte de outros estados. Para facilitar o planejamento da sua viagem, aproveita e tira um minutinho para conferir essas passagens de ônibus baratas para Recife.

Depois que você já sabe como chegar à capital, é tranquilo ir até São Lourenço da Mata utilizando os ônibus municipais e o metrô. 

Saindo do Recife Antigo, você pode pegar o BRT 2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista, PCR) na Estação Forte do Brum. Desça depois de 7 paradas, na Rua Benfica, e pegue o 2480 – TI Camaragibe por mais 16 paradas. No Terminal Integrado de Camaragibe, pegue o 2491 – São Lourenço/TI Camaragibe (Vila do Reina) por mais 22 paradas e pronto: São Lourenço da Mata te dá as boas-vindas!

Descubra os destinos mais atrativos da cidade: 

A ansiedade para dar um rolê em São Lourenço da Mata já estava grande por aí?

Calma, chegou a hora. Agora, te levaremos para conhecer os principais atrativos desse cantinho especial que é um dos responsáveis por tornar a Região Metropolitana de Recife tão cativante. Vem com a gente e bora passear! 

Arena de Pernambuco 

A Itaipava Arena Pernambuco é, sem dúvidas, o ponto mais famoso de São Lourenço da Mata.

O gigantesco estádio com capacidade para 46 mil lugares foi construído como parte de um projeto. A ideia é que ele fosse o protagonista da Cidade da Copa, um bairro moderno pensado para ampliar a urbanização da Região Metropolitana e impressionar os turistas que foram assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Pernambuco.

Embora os planos não tenham saído do papel em sua totalidade, a Arena Pernambuco foi um sucesso. Hoje em dia, ela recebe jogos da Copa do Nordeste e de outros campeonatos, além de eventos abertos ao público, como o Movimenta PE. Para conferir a agenda do espaço, basta acompanhar o perfil da arena no Instagram. Quem sabe você não assiste a uma partida durante a sua estadia? 

A Arena Pernambuco fica na Avenida Deus é Fiel, nº 1, Penedo.

Aldeia Water Park 

Uma mulher e três crianças apoiados na borda de uma piscina, com os corpos parcialmente submersos. As crianças usam óculos escuros de armações coloridas e têm boias nos braços

Se você pretende viajar com a família e vai passar por São Lourenço da Mata, aqui está uma dica de passeio que vai garantir a diversão das crianças.

O Aldeia Water Park é um espaço de lazer perfeito para dar aquele mergulho relaxante e aliviar o calor do sol pernambucano. Embora não seja muito grande, o parque aquático tem uma estrutura bem legal com brinquedos adequados para todas as idades. Tem tobogã, boias deslizantes, pátio para eventos e várias outras opções bem legais. E o melhor: tudo isso por um valor super acessível, já que os ingressos custam entre R$20,00 e R$30,00. Pode ir separando o protetor solar!

Para chegar ao Aldeia Water Park, vá até o quilômetro 14 da Estrada de Aldeia.

Barragem Tapacurá e Engenho Tapacurá

Todo recifense que cresceu durante os anos 80 escutou as lendas urbanas que envolviam a Barragem Tapacurá. Felizmente, ela nunca transbordou, mas ficou conhecida no estado inteiro por causa dos boatos de que isso poderia acontecer.

Criada em 1975, ela faz parte da Estação Ecológica do Tapacurá, área de preservação ambiental que se estende por quase 800 hectares. A Estação é responsável por proteger trechos preciosos de Mata Atlântica, incluindo uma floresta com mais de 100 mil árvores do famoso pau-brasil. Além disso, funciona como campus de pesquisa para a Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Para aproveitar um passeio em meio a essa exuberância natural e, de quebra, conhecer algumas construções erguidas em 1609, pode visitar o Engenho Tapacurá. Depois de séculos participando da agricultura açucareira, o lugar se tornou parte da Estação Ecológica do Tapacurá e está aberto para visitações.

Além de aproveitar as lindas áreas verdes do espaço, caminhar na beira do rio e respirar um pouco de ar puro, não deixe de entrar na Casa Grande e na capela, edificações que ainda conservam a beleza de quando foram construídas.

O Engenho Tapacurá fica em Nossa Senhora da Luz. Para chegar lá, é preciso pegar a BR-232 e a PE-40.

Sesc São Lourenço da Mata

Presentes em várias cidades do Brasil, as sedes do Sesc são sempre referência em cultura e educação.

Na Região Metropolitana do Recife, não é diferente. O Sesc São Lourenço da Mata foi criado em 2007 e, desde então, oferece uma grande variedade de atividades artísticas, esportivas e culturais. Além da área de lazer com piscinas, tem parquinho para crianças, biblioteca e sala de informática. O espaço recebe frequentemente exposições, eventos, cursos, oficinas, palestras e muitas outras programações interessantes. Seja para dar um mergulho ou para aprender algo novo, o Sesc te espera de portas abertas!

O endereço é Avenida das Pêras, nº 56, Tiuma.

Igreja de Nossa Senhora da Luz 

Ali em cima, na seção que fala sobre a história de São Lourenço da Mata, mencionamos uma capela construída em 1621 e deu origem à igreja matriz da cidade. Lembra?

Pois é, a Igreja de Nossa Senhora da Luz carrega o título de segunda igreja católica mais antiga do Brasil. A estrutura é simples, com uma torre única, uma charmosa fachada branca e amarela e um altar com detalhes em dourado. A bagagem histórica, sem dúvidas, é de valor inestimável. Se você curte história, arquitetura ou passeio de turismo religioso, não pode deixar de visitar esse grande marco de Pernambuco! 

A Igreja de Nossa Senhora da Luz fica na Rua Padre Jesuíta, s/nº, Nossa Senhora da Luz.

Igreja do Espírito Santo 

Os templos católicos são, sem dúvidas, uma grande parte do valioso patrimônio histórico de São Lourenço da Mata.

Assim como a Igreja de Nossa Senhora da Luz, a Igreja do Espírito Santo é um local sagrado procurado não apenas por quem busca proximidade com a espiritualidade cristã, mas também por quem aprecia passeios tranquilos ao ar livre. Ela pertence à Comunidade Obra de Maria, organização presente na Região Metropolitana de Recife há mais de 30 anos. 

A Igreja do Espírito Santo surpreende por sua estrutura contemporânea, com um lindo teto de madeira. Ao redor dela, o espaço da Comunidade Obra de Maria é encantador, com jardins, bosques, rios e estátuas de figuras católicas. Um verdadeiro refúgio de paz!

Tudo isso fica no quilômetro 100 da BR-408, em Penedo. É bem perto da Arena Pernambuco, então você pode até conhecer os dois pontos no mesmo dia.

Mercado Público de São Lourenço da Mata 

Camarão e outros pescados expostos para venda em barraquinha do Mercado Público de São Lourenço da Mata.

Quem aí adora uma boa feira popular?

Se você já gostou de conhecer os mercados públicos de Recife, pode adicionar mais um ponto imperdível no roteiro: o Mercado Público de São Lourenço da Mata. Ele foi inaugurado em 1906, com uma estrutura especialmente projetada para receber expositores de produtos artesanais da terra. Além da linda construção histórica preservada, o Mercado de São Lourenço ostenta também uma ótima variedade de frutas, legumes, temperos, roupas, acessórios e serviços diversos. É o famoso lugar que “tem de tudo e um pouco mais”, do jeitinho que os pernambucanos gostam!

O Mercado Público de São Lourenço da Mata fica na Rua Doutor Pedro Augusto Corrêa de Araújo, nº 1, no Centro.

Paróquia São Lourenço Mártir 

Para completar sua tour pelas igrejas de São Lourenço da Mata, tire um tempinho para visitar a Paróquia São Lourenço Mártir.

Aliás, ela provavelmente vai ser a primeira a chamar sua atenção, já que tem uma posição de destaque no Centro da cidade e uma arquitetura de encher os olhos. A construção é do século 17 e segue o estilo neoclássico, com altar-mor em estilo barroco. Uma verdadeira obra de arte a céu aberto!

De frente para o templo, está a praça do Alto da Igreja, que é um charme à parte. Os gramados dividem espaço com playground infantil e canteiros com árvores que ganham uma iluminação especial à noite. Aproveite para se sentar em um dos banquinhos e relaxar enquanto observa o movimento da cidade.

Pátio da Feira 

Embora a maior feira popular de São Lourenço aconteça no Mercado Público, o Pátio da Feira também merece uma menção quando o assunto é produto bom.

Esse é outro centro comercial importante para a cidade, com barraquinhas sempre movimentadas que vendem desde calçados até especiarias. A comida de rua merece destaque: nada melhor do que acordar cedinho para ir comer uma tapioca recheada e tomar um café no Pátio da Feira. Se preferir, você também pode ir na hora do almoço para pedir uns petiscos enquanto aprecia uma cerveja geladinha.

O Pátio da Feira fica na Rua Doutor Otávio Coutinho, nº 18, no Centro.

Prepare a bagagem e se joga pra São Lourenço da Mata

E aí, gostou de conhecer São Lourenço da Mata?

Pois é, a gente também adora. Afinal, a cidade proporciona aos visitantes o equilíbrio perfeito entre proximidade com os grandes centros urbanos e aquela atmosfera pacata do interior. A variedade de passeios também não deixa a desejar: contato com a natureza, construções seculares cheias de história e até parques aquáticos que são pura diversão. Não tem como não se apaixonar pela Região Metropolitana de Recife!

Aliás, se você quiser saber mais sobre outras cidades fantásticas espalhadas por Pernambuco e pelos outros estados do país, não deixa de conferir nossos conteúdos aqui no Tô de Passagem! Todos eles têm dicas valiosas para quem curte cair na estrada e desbravar destinos incríveis como São Lourenço da Mata!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem