Carinhosamente conhecida como a Princesa do Sul, Floriano tem muito mais a oferecer do que você pode imaginar! E vamos combinar que dar um rolê por destinos que fogem um pouco da capital, é sempre um passeio com muita cultura e história. Ainda mais no Piauí!
Às margens do Rio Parnaíba, Floriano convida você a mergulhar em suas raízes históricas e descobrir o legado de pessoas vindas dos quatro cantos do mundo, especialmente pela comunidade libanesa e síria, que deixaram uma marca indelével na cultura e na deliciosa culinária local.
E quando o assunto é festa, Floriano se destaca com um Carnaval animadíssimo, considerado um dos mais tradicionais do Piauí. Já na Semana Santa, prepare-se para uma experiência incrível: o espetáculo da Paixão de Cristo, encenado no segundo maior teatro a céu aberto do país..
Está preparado para curtir cada pedacinho dessa cidade singular? Então, embarque conosco nessa jornada!
Melhor época para visitar Floriano, PI
Os pontos turísticos de Floriano vão te surpreender
Explore a majestosa Igreja Nossa Senhora das Graças
Sob o encanto da Catedral São Pedro de Alcântara
Cais de Floriano: o coração da cidade à beira-mar
Se você ainda não conhece as belezas de Floriano, precisa embarcar nesta viagem com a Clickbus!
História de Floriano, PI
Cada ruela, cada esquina dessa cidade traz consigo séculos de narrativas que moldaram este lugar especial à beira do Rio Parnaíba.
Tudo começou em 1676, quando a Coroa Lusa doou sesmarias a Domingos Afonso Mafrense, que fundou fazendas de gado. Essas terras foram, mais tarde, legadas aos jesuítas, mas com a expulsão desses religiosos em 1760, as fazendas foram integradas ao domínio do Estado.
Um marco crucial aconteceu com o Governador João Pereira Caldas, que, buscando ordenar o território, dividiu as fazendas em três inspeções: Canindé, Nazaré e Piauí. Em 1873, a inspeção de Nazaré foi desmembrada, dando origem às fazendas Guaribas, Serrinha, Matos Algodões e Olho-d’água, formando a Colônia Rural de São Pedro de Alcântara, situada à margem direita do Rio Parnaíba, no local conhecido como Chapada da Onça.
O povoado se transformou em um ponto de convergência para a população sertaneja em busca de oportunidades de trabalho e atividades comerciais.
Mas a verdadeira revolução aconteceu na administração do Dr. Ricardo Carvalho, quando a edificação de casas na Colônia foi liberada e incentivada. Com isso, a localidade experimentou um rápido desenvolvimento, alcançando, em 1890, o status de Vila, batizada de Colônia. Em 1895, Vila e Município foram temporariamente extintos, mas, no ano seguinte, em 1896, a autonomia administrativa foi restaurada. Em 1897, Floriano finalmente ascendeu ao patamar de cidade!
Onde fica Floriano
É bom começar sabendo onde exatamente esse pedaço de terra repleto de histórias está situado.
Floriano, PI, com generosos 3409,647 km², a cidade é como um livro aberto, cheio de páginas prontas para serem folheadas por você. E, claro, uma cidade é mais do que apenas seu território; é sobre as pessoas que dão vida a cada rua, a cada praça. Segundo dados do IBGE, Floriano conta com uma população de aproximadamente 59.840 habitantes.
Outro ponto maneiro para você saber, é que a cidade fica a 3h30 de distância da capital, a linda Teresina. Inclusive, a distância é pequena o bastante pra você estender o passeio e curtir um rolê desses estilo bate e volta
Além de ser pertinho de Teresina, Floriano ainda faz limites com os municípios de Amarante, Itaueira, Flores do Piauí, Francisco Ayres, Nazaré do Piauí, São José do Peixe, Jerumenha e ainda faz divisa com o estado do Maranhão.
Estamos ansiosos para que você explore cada cantinho dessa cidade!
Como chegar em Floriano
Uma das melhores formas de chegar a Floriano, PI, é de ônibus de turismo. Principalmente se você quer economizar! Viajar não precisa se caro e quando você cai na estrada de ônibus, além de planejar sua viagem de um jeito mais simples, ainda sobra uma graninha pra explorar mais lugares, como a capital, que acabamos de falar ali em cima.
O bacana também, além da economia, é que a rodoviária fica bem pertinho do centro da cidade, a apenas 4,2 km.
Para te ajudar a organizar a sua viagem, saiba o tempo de duração dos principais trajetos até o destino:
São Paulo: 30h
Caruaru: 13h40
Brasília: 19h20
Teresina: 3h
Picos: 2h30
Parnaíba: 7h30
Garanta a sua passagem de ônibus para Floriano e se jogue nessa aventura!
Ah, e já deixe anotadinho o endereço da rodoviária: Av. da Integração BR-230, S/N – Bom Lugar.
Clima de Floriano
Floriano dança ao ritmo de suas estações distintas, oferecendo a você uma experiência que faz jus ao calor humano que a cidade proporciona. Na estação com precipitação, pode se preparar para dias quentes, uma atmosfera opressiva e um céu muitas vezes encoberto.
A estação seca, por outro lado, traz consigo uma intensidade escaldante, umidade amigável e um céu que gosta de se mostrar parcialmente encoberto. É uma ótima temporada para explorar a cidade!
Ao longo do ano, a faixa térmica varia de 23 °C a 38 °C, então se prepare para o calor, indiferentemente da época do ano.
Melhor época para visitar Floriano, PI
Se você é daqueles que adora aproveitar um solzinho e não dispensa um mergulho na piscina, então anote aí: a melhor época do ano para visitar Floriano é do meio de junho ao fim de agosto.
Essa é a temporada em que Floriano oferece oportunidades incríveis para explorar suas belezas naturais, aproveitar o comércio local e se envolver nas tradições culturais da cidade!
Prepare-se para dias incríveis sob o sol piauiense e viva tudo que essa cidade tem a oferecer. Não esqueça do protetor solar!
Os pontos turísticos de Floriano vão te surpreender
Bom, agora que você já sabe como e quando ir para Floriano, só falta saber o que te espera por lá. Separamos alguns passeios e lugares imperdíveis para uma viagem maneira, então vem com a gente!
Explore a majestosa Igreja Nossa Senhora das Graças
Se tem um lugar que você não pode deixar de explorar em Floriano, é a Igreja Nossa Senhora das Graças.
Ela é um marco da cidade, não apenas pela sua arquitetura, mas também pelo papel fundamental que desempenha na vida dos florianenses. Para chegar lá a partir do centro da cidade, siga pela Rua Barão de Cotegipe até encontrar a Avenida Eurípedes de Aguiar. Depois, é só virar à esquerda e continuar até avistar a igreja em seu caminho.
Tire um tempo para apreciar a beleza, fazer suas preces, e quem sabe, até capturar alguns registros desse ponto turístico tão querido.
Sob o encanto da Catedral São Pedro de Alcântara
Este é outro daqueles lugares que você não pode deixar de conhecer em sua visita à cidade!Ela fica localizada na Praça Sebastião Martins, na Av. Getúlio Vargas.
Você será recebido pela atmosfera sagrada e pelos detalhes artísticos que adornam cada canto do local. E não apenas um ponto turístico, a Catedral São Pedro de Alcântara é um importante patrimônio cultural.
Consulte os horários de visita nos canais oficiais da catedral para garantir que você aproveite ao máximo essa experiência!
Cais de Floriano: o coração da cidade à beira do Parnaíba
Seja para uma caminhada tranquila nas primeiras luzes do dia ou para curtir o espetáculo do pôr do sol, o Cais de Floriano (ou Cais do Porto) é o queridinho entre os moradores e visitantes da cidade.
Localizado na Av. Esmaragdo de Freitas, 1113-1255, no Centro, ele tem uma história ímpar, sendo testemunha do escoamento de mercadorias e do movimento de embarcações que marcaram a história da cidade. Hoje, continua desempenhando um papel vital na vida dos pescadores e ribeirinhos locais, que usam o lendário Rio Paranaíba para sobreviver, mas também como entretenimento e um super encanto natural.
Ao explorar a área, você encontrará um clima descontraído,e para completar a experiência, há diversos bares e restaurantes ao redor, prontos para oferecer sabores típicos e pratos tradicionais da região.
Ah! e como a gente adora um bônus e você já vai estar por lá, não deixe de conhecer outros pontos turísticos ao redor, como o Espaço Cultural Maria Bonita e a antiga Escola Rural!
Se você ainda não conhece as belezas de Floriano, precisa embarcar nesta viagem com a Clickbus!
Conhecer as cidades que não são capitais é uma ótima forma de explorar a cultura local de um estado. Então, se você é um aventureiro nato, aproveite as passagens de ônibus em promoção e conheça quantas cidades seu tempo de viagem e seu orçamento derem conta!
Bom, nós vamos ficar por aqui, então se precisar de algo é só comentar abaixo, combinado? A gente espera que tenha gostado desse pequeno passeio por Piauí e volte mais vezes aqui no Tô de Passagem. Nossos conteúdos são exclusivos e estão sempre cheios de dicas fresquinhas por destinos inesquecíveis espalhados pelo Brasil, além dos principais eventos.
Boa viagem e até a próxima!