Saber mais sobre as estações do ano no Brasil pode ajudar e muito no planejamento para sua próxima viagem!

Planejar sua viagem segundo as estações do ano no Brasil pode ser uma ótima tática, afinal, as condições climáticas podem ser mais ou menos propícias para passeios ao ar livre, além de ser um fator que influencia significativamente nos valores de hospedagem, atividades e restaurantes.

Primeiramente, você saberá mais sobre as estações do ano no Brasil e suas características para depois ficar por dentro dos melhores destinos em cada uma delas. Portanto, continue a leitura!

Estações do ano no Brasil

As estações do ano no Brasil acontecem de acordo com o movimento de translação e os níveis de inclinação da terra, tendo como ponto de referência o Sol. Outro ponto determinante é o hemisfério em que o país se encontra que, no caso, é o Sul.

Esses dados nos levam às quatro estações do ano: verão, outono, inverno e primavera. A seguir, você terá acesso a informações sobre cada uma delas:

Estações do ano no Brasil: Verão

Com início no dia 21 de dezembro e término em 20 de março, o verão brasileiro, geralmente, tem como marcas as elevadas temperaturas, bem como as conhecidas como “chuvas de verão”, causadas muitas vezes pelo processo de evaporação das águas do solo que, posteriormente, são transformadas em precipitação.

Nessa estação do ano, os dias são mais longos que a noite.

Outono no Brasil

Seu início se dá no dia 20 de março e vai até 21 de junho. É nesse período em que as temperaturas são mais amenas e a duração dos dias e das noites é igual. Contudo, ao final dessa estação, as temperaturas vão abaixando.

Além disso, é no outono em que as folhas das árvores caem.

Estações do ano no Brasil: Inverno

Estações do ano no Brasil: Inverno

De 21 de junho a 23 de setembro, os termômetros marcam baixas temperaturas e, em determinadas regiões chega até a nevar! No sentido oposto do verão, as noites são mais longas que os dias.

Primavera no Brasil

Essa estação dura de 23 de setembro a 22 de dezembro e tem como diferencial o colorido das flores e árvores, que voltam a crescer. A primavera, assim como o outono, tem temperaturas amenas e os dias duram o mesmo período que as noites.

Ao final dela, as temperaturas voltam a aumentar, marcando a chegada do verão.

Então, agora que sabe como são as estações do ano no Brasil, está na hora de ir ao que mais interessa: quais são os destinos ideais para cada uma, tendo em vista que as condições climáticas também mudam de região para região.

Lugares para viajar no Verão

Estações do ano no Brasil: Verão

Se você quer viver as lindas praias do nordeste em condições climáticas perfeitas para torrar no Sol e mergulhar nas águas salgadas cristalinas, janeiro e março são ótimos meses para fazer essa viagem!

Afinal, as características do verão são predominantes na região: calor e locais onde as ondas são radicais e convidativas para os surfistas de plantão!

Lá vão algumas opções de destinos para visitar nesse período, com exceção do Carnaval – pois, sem dúvida, as praias ficam lotadas devido aos blocos de carnaval, por exemplo. Rio Grande do Norte (entre as localidades, Praia da Pipa e São Miguel do Gostoso), Alagoas (as cidades populares de Maceió, São Miguel dos Milagres, Maragogi) e a Bahia no geral.

Lugares para viajar no Outono

Estações do ano no Brasil: Outono

Sabe aquelas chuvas que atrapalham ou fazem você repensar sobre a viagem para cidades, como Búzios, no Rio de Janeiro, ou São Sebastião, em São Paulo?

Então, na época do outono você não precisará se preocupar com isso e ainda pegará um clima bem agradável, com Sol e temperaturas relativamente elevadas. Portanto, aproveite para curtir as cidades cariocas de Búzios, Arraial do Cabo, Angra dos Reis e Ilha Grande, Paraty, bem como o litoral paulista: São Sebastião e Ubatuba.

Além disso, o turista pode optar por destinos com foco em roteiros de aventura e históricos, como por exemplo: Belo Horizonte, a Serra do Cipó, Inhotim, Capitólio, Ibitipoca e São Thomé das Letra, ambas alternativas em Minas Gerais.

Outra opção é se jogar nos destinos com paisagens exuberantes e intenso ecoturismo – com direito a trilhas para todos os níveis de experiência, escaladas, entre outras opções. Chapada das Mesas (MA), Jalapão (TO) e Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) estão nessa lista.

Lugares para viajar no inverno

Esse é o momento para curtir o friozinho junto do seu companheiro(a) ou fazer uma viagem relaxante, com muito aconchego e uma ampla gama de restaurantes que irão surpreender seu paladar.

E, claro, as cidades da Serra da Mantiqueira se encontram entre essas alternativas: Gonçalves e Monte Verde (MG), Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Francisco Xavier e Cunha (SP).

É em julho, quando acontecem as férias escolares, que Abrolhos, na Bahia, se torna ainda mais atraente, pois é nesse período em que os turistas podem observar um fenômeno belíssimo da natureza: as baleias-jubarte.

Lugares para viajar na primavera

Apesar de algumas cidades cariocas estarem na lista de lugares para visitar no outono, a capital Rio de Janeiro fica ainda melhor na primavera.

Isso acontece, pois, além das temperaturas não estarem tão altas como no verão, o que favorece os passeios turísticos tradicionais, a exemplo do Pão de Açúcar e passeio de bonde, a cidade continua linda, com céu azul e, portanto, é possível também curtir as praias.

Além dos destinos do nordeste já mencionados no verão, na primavera, outros estados se tornam interessantes. É o caso de Pernambuco, com as cidades de Recife, Porto de Galinhas, Carneiros e Fernando de Noronha, e o litoral do Ceará: Cumbuco, Canoa Quebrada, Flecheiras, Jericoacoara.

É também nesse período que ainda dá para fazer uma boa viagem para Chapada Diamantina (BA), a Chapada das Mesas (MA) e ao Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), afinal, é o período que antecede as chuvas de verão, que podem atrapalhar.

Com todas essas dicas, você consegue aproveitar ao máximo as estações e turismo no Brasil, sempre considerando as melhores condições climáticas para ir ao destino e usufruir do que ele tem de melhor.

Então, está na hora de decidir seu planejamento de viagem, de acordo com as estações do ano do Brasil e saber qual será sua próxima parada!

Escrever um comentário