logo-to-de-passagem

Itanhaém, SP: Guia completo para inovar nos passeios

setastdp

Quantos paraísos praianos no litoral paulista você conhece, hein? Por um acaso, uma das cidades mais antigas do Brasil está entre eles?

Caso não, este conteúdo é super especial, porque vai te apresentar mais um encanto de mar e ecoturismo, localizada na base da encosta da famosa Serra e o Mar: a incrível cidade de Itanhaém

Com seus impressionantes 26 km de praias, repletas de formações rochosas, ilhas e rios que cortam a cidade, esse destino é um convite irrecusável para os amantes do sol, mar e natureza. É o cenário perfeito para o “pé na areia, a caipirinha, água de coco…”

Ao explorar as praias de Itanhaém, você será presenteado com paisagens deslumbrantes, as formações rochosas e as ilhas que adornam a costa criam um cenário de tirar o fôlego!

Se você está planejando uma viagem para Itanhaém, este é o guia que você precisa. Neste conteúdo, você vai ver:

Onde fica Itanhaém? 

Como chegar em Itanhaém?

Clima em Itanhaém 

Qual a melhor época para visitar Itanhaém? 

Alta temporada 

Baixa temporada 

Praias de Itanhaém 

Praia do Tombo 

Praia do Cibratel 

Praia da Gruta 

Praia dos Pescadores 

Praia dos Sonhos 

Praia das Conchas 

Praia dos Pescadores 

Praia da Saudade 

Praia do Suarão  

Ilhas em Itanhaém 

Ilha da Queimada Grande 

Ilha da Queimada Pequena 

Ilha das Cabras 

Pontos turísticos em Itanhaém para completar a viagem 

Morro de Paranambuco 

Centro Histórico de Itanhaém 

Casa de Câmera e Cadeia – Museu Conceição de Itanhaém 

Píer do Guaraú 

Boca da Barra 

Passarela e Cama de Anchieta 

Igreja Matriz de Sant’Anna 

Rio Itanhaém 

O que levar para as praias de Itanhaém? 

Itanhaém tem tudo para se tornar um dos seus destinos favoritos! 

Onde fica Itanhaém? 

Itanhaém é uma cidade localizada no estado de São Paulo, mais precisamente na região da Baixada Santista. Situada entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico, essa pérola litorânea encanta visitantes de todo lugar.

Além da cidade em si, não tem como Itanhaém não te convidar para um roteiro muito mais atraente. Afinal de contas, o município está a apenas 60 km de Santos, 80 km de Guarujá e 100 km de Bertioga. Não dá pra imaginar um tour por algumas das melhores praias da Baixada? 

Como chegar em Itanhaém?

Se você mora longe e pretende ir de avião, as melhores opções são os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, localizados em São Paulo, a 109 km de distância do destino, mas de qualquer forma, vai precisar pegar a estrada até lá. 

E quem acompanha a gente por aqui, sabe que adoramos falar de economia na hora de passear, porque viajar não precisa ser caro. Por isso, viajar de ônibus é sempre uma excelente opção. 

As passagens de ônibus para Itanhaém SP chegam diretamente na rodoviária da cidade, facilitando bastante a sua locomoção pela região.

Já deixe anotado o endereço da rodoviária de Itanhaém: Av. Harry Forssell, 1505 – Corumbá, Itanhaém SP.

Para organizar melhor a sua viagem, saiba o tempo de duração das principais rotas até o destino:

Santos: 1h15

São Paulo: 2h

Rio de Janeiro: 7h

Curitiba: 4h30 

Belo Horizonte: 9h 

Na hora de começar a planejar, aproveita pra dar uma olhada nessas opções de passagens de ônibus em promoção para Itanhaém.

Clima em Itanhaém 

O clima em Itanhaém é bastante agradável e convidativo, típico das regiões litorâneas. Com influência tropical, a cidade oferece condições climáticas propícias para aproveitar ao máximo suas belas praias e paisagens deslumbrantes.

Durante o verão, que geralmente acontece entre os meses de dezembro e março, o clima em Itanhaém é quente e ensolarado. 

As temperaturas podem atingir médias entre 25°C e 30°C, convidando os visitantes a se refrescarem no mar e desfrutarem do sol radiante. É a época perfeita para aproveitar as praias, praticar esportes aquáticos e se deliciar com as diversas opções gastronômicas à beira-mar.

No inverno, entre os meses de junho a agosto, o clima em Itanhaém é ameno, porém um pouco mais fresco do que nas demais estações. As temperaturas podem variar entre 15°C e 20°C, sendo necessário um casaco leve para se proteger do vento mais fresquinho. 

Apesar disso, o inverno também oferece seus encantos, com praias menos movimentadas.

Qual a melhor época para visitar Itanhaém?

Independentemente da estação do ano, Itanhaém oferece um clima convidativo para desfrutar das suas belezas naturais e atividades ao ar livre. 

Portanto, ao planejar sua viagem para Itanhaém, esteja preparado para um clima agradável, que você vai conseguir aproveitar ao máximo todas as maravilhas que essa cidade encantadora tem a oferecer. 

Alta temporada 

Durante a alta temporada em Itanhaém, que geralmente acontece nos meses de verão, a cidade ganha uma atmosfera vibrante e cheia de energia. 

Esse é o momento em que as praias ficam mais movimentadas, com turistas e moradores locais desfrutando do sol e das águas refrescantes do mar. 

Vale pesquisar e agendar a sua hospedagem com bastante antecedência para economizar!

Baixa temporada

Na baixa temporada, Itanhaém apresenta um ritmo mais tranquilo e relaxante. 

É um período ideal caso você queira fugir das multidões e desfrutar de momentos de paz e sossego. 

Isso sem falar que é muito mais barato!

Praias de Itanhaém

Extensa faixa de grama rasteira separa a areia e o mar de Itanhaém dos prédios e casas de uma rua à beira mar. A praia tem pessoas descansando na areia e algumas aproveitando o mar.

Vamos ao motivo principal de Itanhaém atrair e encantar tantos visitantes: as praias de Itanhaém!

Só de pisar na areia fofinha e ouvir o som do mar, metade das suas preocupações já ficam em segundo plano. Aproveitar um bom dia de praia recarrega as energias, seja pegando um sol na areia ou se aventurando no mar.

Vamos lá? Separamos as principais praias que você precisa colocar em seu roteiro:

Praia do Tombo 

A Praia do Tombo em Itanhaém é simplesmente encantadora!

Com sua faixa de areia ampla e fina, é perfeita para relaxar e aproveitar o sol. As ondas consistentes atraem surfistas com diferentes níveis de habilidade. 

A infraestrutura da Praia do Tombo é super completa, incluindo quiosques e restaurantes à beira-mar, você pode desfrutar de deliciosos petiscos enquanto admira o mar cristalino. 

Ah, e quer uma dica? Se for possível, fique por lá pra curtir o pôr do sol. Vai valer muito a pena.

Praia do Cibratel

A Praia do Cibratel é a parte mais famosa de uma extensa praia que se estende por quase 10 km. Ela começa na divisa com Peruíbe e avança até o Morro do Paranambuco. 

Ao longo desse trecho, a praia recebe diferentes nomes, dependendo do loteamento ou bairro, como Balneário Gaivota, Jardim São Fernando, Estância Balneária e Jardim Cibratel.

Uma característica marcante da Praia do Cibratel é a presença de quiosques distribuídos por toda a sua extensão. Eles oferecem uma variedade de opções gastronômicas, desde petiscos até pratos mais elaborados.

Seja para um mergulho revigorante, uma caminhada à beira-mar ou simplesmente para relaxar sob o sol, a Praia do Cibratel e sua extensão proporcionam momentos incríveis em meio à natureza. 

Praia da Gruta

Localizada entre os rochedos da Praia dos Sonhos e do Morro de Paranambuco, encontra-se a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que deu nome popular à pequena enseada. 

É por lá que se inicia a passarela de Anchieta, com uma vista deslumbrante da região costeira.

Um detalhe especial sobre a Praia da Gruta é a presença frequente de tartarugas marinhas entre os meses de outubro e dezembro. Essas queridas costumam aparecer por lá encantando os visitantes e proporcionando uma experiência única de contato com a vida marinha. 

Observar as tartarugas nadando em seu habitat natural é uma experiência fascinante e inesquecível. Só precisa apreciar a distância segura para não comprometer o caminho delas, combinado?

Praia dos Pescadores

Logo após o Morro do Sapucaitava, a Praia dos Pescadores é acessível através do costão. 

Essa praia ganhou fama ao servir de cenário para as gravações da novela “Mulheres de Areia”, deixando um marco no local por meio do Monumento com o mesmo nome. 

A escultura, criada por Serafim Gonzalez, embeleza o panorama entre a praia e a Ilha das Cabras,sendo um atrativo adicional para incrementar o passeio.

“Rutinha” e “Raquel” não estão mais por lá, mas o passeio vale a pena mesmo assim!

Praia dos Sonhos

Vista da Praia dos Sonhos, da perspectiva de quem observa a partir das rochas na orla. O mar com ondas baixas se estende até o horizonte, em contraste com um céu azul e sem nuvens.

Com 800 metros de extensão, a Praia dos Sonhos é uma das mais famosas e queridas praias da cidade.

Ela também oferece acesso à Praia dos Pescadores pelo lado esquerdo, e pelo lado direito, tem acesso aos costões rochosos e à Cama de Anchieta.

A praia encanta com sua estreita faixa de areia, protegida por um muro de contenção. 

Em dias de maré muito baixa, é possível acessar a bela Ilha das Cabras, que agrega ainda mais encanto e aventura à experiência na Praia dos Sonhos.

Se você está em busca de um lugar especial para aproveitar o sol, dar um mergulho revigorante ou simplesmente relaxar ao som das ondas, a Praia dos Sonhos é o destino ideal!

Praia das Conchas

Situada entre o imponente costão rochoso da Praia dos Sonhos, a Praia das Conchas encanta os visitantes com uma atmosfera muito única. 

O nome dessa pequena enseada, como você já deve imaginar, se justifica pela abundância de conchas que são depositadas pelas marés, criando uma paisagem encantadora! Grande parte da faixa de areia é tomada por elas, deixando o contraste com o mar ainda mais bonito.

Com fácil acesso, toda a extensão da praia abrange cerca de 10 metros. Para chegar lá, basta seguir o caminho pela Praia dos Sonhos em direção à Cama de Anchieta. 

Sinta a brisa do mar, caminhe ao longo da praia e admire a vista panorâmica deslumbrante. Aproveite a oportunidade para levar algumas conchinhas de lembrança!

Praia da Saudade 

A Praia da Saudade é um local de beleza bucólica e encantadora. O acesso a essa praia pode ser feito através das Trilhas do Sapucaitava. Ela é conhecida por ser um ponto propício à pesca amadora, onde você pode desfrutar de momentos de tranquilidade e diversão enquanto pesca. 

É ali que se iniciam as formações rochosas que terminam no Costão Rochoso da Praia dos Sonhos e em Paranambuco.

Deixe-se encantar pelo ambiente sereno, pelas formações rochosas e pelo rio que se encontra com o mar. A paisagem é inacreditável!

Praia do Suarão

Localizada no bairro do Suarão, um dos mais antigos da cidade, a Praia do Suarão é uma extensa faixa de areia que encanta qualquer pessoa que passe por ali, incluindo os moradores e moradoras de Itanhém. 

Ao longo da orla, você vai encontrar uma vegetação de restinga, coqueiros e pequenas árvores, com aquela atmosfera tropical bem típica.

Próximo à praia, há muitas casas de veraneio e diversos quiosques espalhados ao longo da orla, oferecendo a oportunidade de sentar e tomar uma água de coco geladinha, ou quem sabe pedir uma porção de frutos do mar frescos.

A Praia do Suarão é um verdadeiro paraíso para os surfistas, que aproveitam as excelentes ondas criadas pelo mar.

No centro do bairro do Suarão, já que você estará por lá, vale a pena explorar a variedade de opções de restaurantes, hotéis, pousadas e lojas.

Seja para relaxar sob o sol, explorar as ondas ou desfrutar da culinária local, essa praia tem muito a oferecer.

Ilhas em Itanhaém

Ilha da Queimada Pequena. Mar e céu quase no mesmo tom de azul, em contraste com o verde da mata da pequena ilha coberta de vegetação. Ao lado está uma pequena continuação de pedra.

Se as praias de Itanhaém já são lindas, espere para ver as praias das ilhas que tem por lá!

São paisagens naturais indescritíveis, com uma vibe que vai fazer você esquecer de todo o estresse cotidiano.

Ilha da Queimada Grande 

A Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras, ganhou fama devido à, claro, a grande concentração desses animais, especialmente da espécie Jararaca. 

Considerada uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), essa ilha é o único habitat da jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), uma serpente de espécie única que possui características peculiares.

Uma curiosidade importante sobre a espécie é que o veneno dessa cobra é cerca de 20 vezes mais potente do que o de outras jararacas encontradas no continente!

A fiscalização da ilha, que possui uma área de 230.000 m², é atualmente realizada pelo Ibama. Vale destacar que a Ilha da Queimada Grande abriga também o naufrágio do navio Tocantins, que bateu na Ilha enquanto transportava madeira e alimentos para Manaus. Os restos da embarcação estão no fundo do mar desde 1933. 

Esse naufrágio se tornou um habitat para uma diversidade de espécies marinhas, sendo um dos melhores pontos de mergulho do estado.

A ilha continua a despertar fascínio e curiosidade, mas é sempre bom lembrar que é fundamental preservar o seu ecossistema delicado e único.

Ilha da Queimada Pequena

Você precisa conhecer um dos melhores pontos de mergulho do estado!

Assim como a Ilha da Queimada Grande, a Ilha da Queimada Pequena também proporciona passeios e atividades incríveis para aproveitar o dia.

Você vai encontrar em seu entorno uma grande variedade de peixes, o que deixa a experiência de mergulho ainda mais especial.

Inclusive, para manter a vida diversa dos animaizinhos, a pesca é proibida em um raio de mil metros da ilha!

Se você gosta de se aventurar em meio aos peixes, vai curtir muito a Ilha da Queimada Pequena.

Ilha das Cabras

Entre a Praia dos Pescadores e a Praia dos Sonhos, encontra-se a Ilha da Queimada Pequena, um dos visuais mais belos da cidade. 

Durante os períodos de maré baixa,você pode acessá-la a pé, com aquele ar de aventura que todo viajante adora!

Ao explorar a orla da Praia dos Pescadores em direção à ilha, você vai dar de cara com o Monumento Mulheres de Areia, o ponto de referência icônico na região.

A combinação da Ilha da Queimada Pequena e o Monumento Mulheres de Areia cria uma atmosfera mágica e convida a galera a explorar e apreciar essa bela paisagem costeira. 

Não deixe de desfrutar desse visual deslumbrante e conhecer o monumento que faz parte da história e da cultura local!

Pontos turísticos em Itanhaém para completar a viagem 

Passarela de pedra que leva ao convento da Senhora da Conceição, no centro histórico de Itanhaém. O caminho é formado por várias pedras que encaixam com cimento e o limo que se acumula com o tempo.

E é claro que não poderíamos falar só das belas praias e ilhas de Itanhaém!

Para uma viagem completa, você precisa conhecer ao menos os principais pontos turísticos do destino.

Por isso, separamos aqui algumas dicas essenciais para você curtir bastante a sua viagem!

Morro de Paranambuco

O Morro de Paranambuco oferece uma bela vista panorâmica que se estende por todo o Litoral Sul. 

É um ponto de observação privilegiado, com um cenário deslumbrante sobre o mar, as ilhas e as serras da região. Inclusive, esse é um lugar perfeito pra atualizar o feed, beleza?

Além da vista deslumbrante, o Morro reserva outras atrações encantadoras. Entre elas, destacam-se as Pedras Gêmeas – conhecidas como Pedra da Esfinge – duas enormes rochas praticamente idênticas que formam uma espécie de portal.

Também é possível explorar o costão rochoso e conhecer a Pedra do Sapo, utilizada por pescadores que praticam a pesca com vara.

A via de acesso ao Morro é asfaltada, o que facilita o deslocamento por lá. Ao chegar ao topo, você será recompensado com uma visão panorâmica magnífica e a oportunidade de explorar as diferentes atrações que o local oferece. 

Prepare-se para se encantar com as maravilhas naturais do Morro e aproveitar muito a paisagem de encher os olhos.

Fica na R. Ipiranga, 556-632, Itanhaém SP.

Centro Histórico de Itanhaém

Preservando a memória como a segunda vila mais antiga do país, o Centro Histórico de Itanhaém é um local que passou por revitalização, resgatando a importância de seus prédios históricos. 

Entre as construções mais significativas, destacam-se a imponente Igreja Matriz de Sant’Anna, a icônica Casa de Câmara e Cadeia, o histórico Convento Nossa Senhora da Conceição e a encantadora Casa do Olhar.

Ao explorar as ruas do Centro Histórico, você vai se encantar com a arquitetura colonial preservada, enquanto mergulha na atmosfera de um passado rico em cultura e tradição. Os edifícios históricos são testemunhas do desenvolvimento da cidade ao longo dos anos e contam histórias fascinantes.

É uma experiência enriquecedora que conecta o presente com o passado, permitindo que todos se envolvam com a história e a identidade do local!

Casa de Câmera e Cadeia – Museu Conceição de Itanhaém

Localizado na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, o Museu Conceição de Itanhaém abriga um rico acervo de fotos, jornais, livros e documentos raros, proporcionando aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo. 

Situado no prédio da antiga cadeia, o museu preserva e compartilha a história fascinante de Itanhaém. Ao entrar lá, você pode explorar as diversas exposições e descobrir os registros históricos que ajudam a contar a trajetória da cidade ao longo dos anos. 

O museu funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e fica na R. Cunha Moreira, 10 – Centro, Itanhaém SP.

Se você é apaixonado por história ou simplesmente deseja conhecer mais sobre o passado fascinante dessa encantadora cidade, uma visita ao Museu Conceição de Itanhaém é imperdível! 

Píer do Guaraú 

Três barcos em destaque, atracados no Píer do Guaraú, com ponto de vista do Rio Itanhaém. Ao fundo, a outra margem do rio termina na vegetação de restinga preservada.

Totalmente revitalizado, o Píer do Guaraú é um recanto especial que atrai tanto pescadores artesanais da cidade quanto amantes da pesca esportiva de todo o estado. 

Com uma bela paisagem proporcionada pelo Rio Itanhaém, o píer se tornou um ponto de referência no projeto “Roteiro do Pescador”.

Localizado no Guaraú, o local oferece um ambiente encantador, onde pescadores se reúnem em busca das melhores capturas e entusiastas da pesca esportiva curtem um rolê super famoso na região. 

Outra vantagem é trocar uma ideia super animada com a comunidade local, que por muitos anos usa a pesca com respeito e sustentabilidade, mantendo a prática viva e saudável para os moradores e para o meio ambiente.

Boca da Barra 

A Boca da Barra, um dos cartões-postais mais belos de Itanhaém, é um lugar especial que reúne as águas salgadas do Praião e as águas doces do Rio Itanhaém.

Ao passear pela orla da Boca da Barra, você vai se deparar com duas estátuas que prestam homenagem aos primeiros pescadores da cidade. Essas esculturas são testemunho do importante papel desempenhado pelos pescadores na história local.

Durante a temporada, o local se torna ainda mais vibrante, oferecendo diversas atrações para os visitantes. A tirolesa é uma das principais atividades que você pode curtir por lá. 

O local também recebe o Campeonato Brasileiro de Jet-Ski, um evento radical que atrai competidores de todo o país!

Você vai se divertir bastante por lá!

Passarela e Cama de Anchieta

Eleita uma das maravilhas da região, a Cama de Anchieta é uma das principais atrações da cidade! 

A passarela que permite o acesso pelo costão foi construída recentemente para facilitar o acesso à atração. Ao caminhar por ela, você chegará à pedra que, de acordo com historiadores, era o local onde o Padre José de Anchieta, o maior jesuíta do país, descansava e se inspirava. 

Acredita-se que ali ele compunha versos e poemas, deixando um legado cultural e poético para a região.

Atualmente, a Cama de Anchieta é palco de uma das mais belas encenações teatrais da Baixada Santista: a “Aparição da Virgem a Anchieta”. Esse evento encantador atrai moradores e turistas, proporcionando uma experiência única e emocionante no coração da cidade.

Vale a pena explorar suas paisagens inspiradoras e a história desse lugar encantador. Você será transportado para uma época passada, sentindo a energia e a criatividade do Padre Anchieta.

Igreja Matriz de Sant’Anna

A pequena igreja de Sant’Anna mantém preservadas suas características originais de mais de 350 anos. Sua construção ocorreu entre 1642 a 1679, embora a data exata não seja conhecida.

O local é um tesouro da arte sacra paulista, abrigando exemplares importantes em seus altares. 

Ao visitar essa igreja histórica, você tem a oportunidade de apreciar a riqueza artística e mergulhar na atmosfera de séculos passados.

Com uma aura de mistério e beleza, a Matriz de Sant’Anna é um local que guarda a história e a devoção dos fiéis ao longo dos tempos. É um verdadeiro marco cultural e religioso da cidade de Itanhaém, com arquitetura singular e grande importância histórica.

Rio Itanhaém 

Com mais de 2 mil km de extensão, o Rio Itanhaém possui a segunda maior bacia hidrográfica do estado. Ele abriga uma rica diversidade de vida marinha, e é a opção perfeita para passeios de embarcações turísticas.

Ao longo da cidade, você consegue contemplar o Rio Itanhaém de diversos pontos. Um dos principais é a icônica ponte Sertório Domiciano da Silva, outro super cartão-postal. 

A ponte recebeu o nome em homenagem a um pescador que costumava fazer a travessia da população antes da sua construção, tornando-se um símbolo importante da região.

Prepare a câmera para tirar várias fotos de onde você estiver apreciando a paisagem do rio!

O que levar para as praias de Itanhaém?

Ninguém quer passar perrengue em meio a uma viagem tão divertida e relaxante, então é importante estar preparado para aproveitar ao máximo. 

Não se esqueça de fazer uma listinha do que levar! Aqui vão algumas dicas que separamos para te ajudar em forma de checklist:

  • Protetor solar
  • Toalha
  • Canga ou esteira
  • Água
  • Lanches leves
  • Óculos de sol
  • Chapéu ou boné
  • Roupas e trajes de banho extras 
  • Jogos e equipamentos esportivos
  • Repelente
  • Roupas leves
  • Carregador portátil
  • Livro ou Kindle
  • Fones de ouvido ou caixinha de som (use com moderação)
  • Tênis confortáveis para bater perna pelo centro
  • Tênis próprio para trilhas
  • Mochila ou bolsa fácil de carregar pela cidade
  • Itens de higiene básica (escova e pasta de dentes, desodorante e sabonete)
  • Carregador reserva
  • Vai viajar com a criançada? Então não esqueça das famosas pulseirinhas de contato
  • E se o rolê for solo, leve sempre um contato de emergência com você, e compartilhe seu roteiro com pessoas próximas

O importante é desfrutar do clima praiano, relaxar e aproveitar o dia de sol em Itanhaém. Divirta-se!

Itanhaém tem tudo para se tornar um dos seus destinos favoritos!

Parte da Passarela e a Cama de Anchieta, construída em madeira e ferro, fixada sobre as pedras que contornam a orla. As ondas batem nas pedras e o mar se estende até o horizonte.

Visitar Itanhaém é mergulhar em um mundo de encantos naturais e culturais. É poder desfrutar de praias paradisíacas, se aventurar em atividades emocionantes e apreciar monumentos históricos que contam a história do Brasil. 

Se você está em busca de um destino que ofereça beleza, tranquilidade e um toque de história, não deixe de visitar e se jogar de verdade nesse pedacinho de Baixada Santista!

E se você vai economizar uma graninha com as passagens de ônibus e decidir aceitar nosso conselho lá do início, de fazer um tour inesquecível pela região, aproveita esse nosso conteúdo com as melhores praias de Mongaguá, outro paraíso dessa região.

Ah! E na volta, aproveita pra contar um pouco da sua experiência pra gente, aqui mesmo nos comentários.

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem