logo-to-de-passagem

Ribeirão Pires, SP: Os melhores rolês para turistar muito na estância turística

setastdp

Dá pra falar do estado paulista sem contar tudo de bom que a capital São Paulo nos proporciona? É claro que não, mas também não dá pra deixar de lado os recantos incríveis do interior! Por isso, esse conteúdo é dedicado ao coração geográfico do estado: a inesqucível Ribeirão Pires

Localizada a apenas alguns quilômetros da agitação da capital, o destino oferece uma atmosfera tranquila e acolhedora, perfeita para relaxar e aproveitar momentos de paz. 

Você vai se encantar com a autenticidade desta cidade que mescla o passado e presente de forma encantadora. Explore as maravilhas de Ribeirão Pires e descubra tudo o que esse destino tem a oferecer!

Neste conteúdo, você vai ver:

Onde fica Ribeirão Pires?

Como chegar em Ribeirão Pires?

Clima em Ribeirão Pires 

Melhor época para visitar Ribeirão Pires

O que fazer em Ribeirão Pires: pontos turísticos para visitar

Mirante Santo Antônio

Parque Municipal Milton Marinho de Moraes 

Parque Municipal Pérola da Serra

Jardim Oriental 

Praça Central

Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli

Mirante São José 

Vila do Doce

Pedra do Elefante

Festividades para aproveitar em Ribeirão Pires

Festa de Nossa Senhora do Pilar

Festival do Chocolate 

Que tal dar uma desacelerada e relaxar em Ribeirão Pires?

Onde fica Ribeirão Pires?

A Estância Turística Ribeirão Pires fica a menos de 50 km de São Paulo, e é considerada parte de sua região metropolitana, na Zona Sudeste do estado. Por motivos de proteção ambiental, as águas e o território de Ribeirão Pires são protegidos pela Lei de Mananciais, o que garante uma convivência harmoniosa entre a vida urbana e a incrível Mata Atlântica.

O destino oferece atividades bacanas para todos os gostos! Que tal aproveitar um dia de pesca em um dos pesqueiros da região? Ou quem sabe explorar as charmosas chácaras e curtir um monte de momentos relaxantes em meio à natureza? 

Os mirantes proporcionam vistas deslumbrantes, os parques convidam a caminhadas revigorantes e as igrejas guardam histórias fascinantes. 

Não deixe de conferir também a feira de artesanatos e os eventos que animam a cidade ao longo do ano. Ribeirão Pires é o destino perfeito para um desses rolês no estilo bate e volta, principalmente se você for da capital, ou de algumas das cidades próximas.

Ribeirão Pires faz ainda fronteira com os municípios de Mauá, Suzano, Rio Grande da Serra e Santo André.

Como chegar em Ribeirão Pires?

Viajar não precisa ser caro, e economizar uma graninha te ajuda a aproveitar muito mais atrações, ou quem sabe até estender o passeio para outros lugares. Por isso, viajar de ônibus para Ribeirão Pires é sempre uma ótima opção. 

Inclusive, a malha viária da região é super bem estruturada, então a viagem já começa bem tranquila. 

E pra te dar uma ideia melhor de distância, aqui está o tempo de viagem entre Ribeirão Pires e outras cidades importantes:

São Paulo: 1h

Santos: 1h 

Aparecida: 2h40

Rio de Janeiro: 6h

Curitiba: 6h

Ah..e já que falamos de economia na hora de cair na estrada pra poder aproveitar muito mais, como São Paulo fica bem pertinho, é comum que ela seja uma dos pontos de escala ou parada no seu roteiro. Por isso, aqui nós temos alguns conteúdos exclusivos com os pontos turísticos de São Paulo e até um com lugares diferentes para ir em São Paulo, que podem te ajudar a curtir muito mais. 

E na hora de começar o planejamento, aproveita pra dar uma olhada nessas opções de passagens de ônibus para Ribeirão Pires.

A rodoviária de Ribeirão Pires fica na R. Cap. José Galo, 186 – Centro.

Clima em Ribeirão Pires

Ribeirão Pires possui um clima tropical de altitude, o que significa que as temperaturas tendem a ser amenas ao longo do ano. 

No verão, os termômetros costumam alcançar uma média de 26°C, trazendo dias ensolarados e perfeitos para aproveitar as áreas verdes da cidade. Já no inverno, a temperatura média gira em torno de 15°C, proporcionando um clima mais fresco e friozinho.

É importante lembrar que, por estar localizada em uma região de Mata Atlântica, Ribeirão Pires pode apresentar variações climáticas e um pouco mais de umidade. 

É sempre bom ter em mãos um guarda-chuva ou uma jaqueta leve para eventuais mudanças no tempo!

Melhor época para visitar Ribeirão Pires

Este é um destino encantador durante todo o ano, mas cada estação oferece uma experiência única. 

A melhor época para visitar a cidade vai depender das suas preferências individuais e das atividades que pretende fazer por lá.

Durante o verão, é uma ótima época para aproveitar os parques e áreas verdes, fazer trilhas e desfrutar de atividades ao ar livre. No inverno, as temperaturas ficam mais frescas, convidando a saborear deliciosas comidas quentes e curtir momentos aconchegantes. 

É uma época ideal para apreciar a gastronomia local e visitar a cidade com um clima mais ameno!

O que fazer em Ribeirão Pires: pontos turísticos para visitar

Imagem desfocada de um parque em Ribeirão Pires. Em primeiro plano está um extenso gramado de grama bem verde, e no fundo algumas árvores.

Agora, vamos ao assunto principal deste guia: o que fazer em Ribeirão Pires?

Separamos alguns pontos turísticos e passeios que você precisa fazer para aproveitar muito a sua viagem!

Mirante Santo Antônio

No ponto mais alto da cidade, a 807 metros de altitude, encontra-se o encantador Mirante Santo Antônio

Esse local é um verdadeiro ícone do turismo em Ribeirão Pires e oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade e da deslumbrante Represa Billings! Sabe aquele lugar perfeito pra atualizar o feed? É esse!

A história desse lugar especial remonta a 1942, quando começou a construção da Capela de Santo Antônio do Mirante. Esse projeto surgiu como uma iniciativa coletiva da Associação Beneficente Amigos de Santo Antônio, formada pelos carregadores do pátio ferroviário. 

Eles enfrentaram a impossibilidade de frequentar sua igreja original devido a desentendimentos com o proprietário do terreno. Diante disso, os trabalhadores ferroviários uniram forças para erguer gradualmente seu próprio templo, preservando assim o culto em homenagem a Santo Antônio.

Foi somente na década de 1950 que a torre da capela finalmente foi concluída, representando um marco importante nessa história de perseverança e devoção.

Fica no Jardim do Mirante, Ribeirão Pires SP.

Parque Municipal Milton Marinho de Moraes

O Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, antes conhecido como Camping Municipal, foi criado em março de 1975. Com uma extensa área de 100 mil m², o parque é um verdadeiro refúgio junto às margens da Represa Billings.

Ao explorar esse espaço pra lá de especial, é garantido que você vai aproveitar demais a vista deslumbrante da represa e da imperdível Mata Atlântica ao redor. 

É tanta coisa boa por lá, que o Parque Municipal Milton Marinho de Moraes se torna um lugar perfeito para relaxar e “viver” um pouco de natureza, sem contar, claro, à bela paisagem da Represa Billings. 

Não deixe de tirar várias fotos por lá! Ele fica na R. Maj. Cardim, 3100 – Estância Noblesse, Ribeirão Pires SP.

Parque Municipal Pérola da Serra

Também conhecido como antiga Chácara Preferida, o Parque Municipal Pérola da Serra é um local incrível que foi inaugurado em dezembro de 2003.

A chácara, construída em 1945 pelo casal José Gomes Fernandes e Alice Salgueiro, apresenta uma residência em estilo colonial com influências mexicanas, além de um belo caramanchão e um intrigante túnel de aproximadamente 100 metros.

A casa principal, acompanhada por alguns jardins muito lindos e uma gruta artificial, levou quatro anos para ser construída. O caramanchão de alvenaria, decorado artisticamente com elementos naturais, também é um destaque sensacional. 

Uma curiosidade que envolve o parque é a existência de uma galeria subterrânea de captação de água, com 100 metros de extensão e 1,5 metros de altura. Como o objetivo da construção era desconhecida, a lenda local é de que o túnel seria uma rota de fuga, ou mesmo um esconderijo.

Jardim Oriental

Ao lado do Paço Municipal – que também vale a visita -, encontra-se um espaço que foi inaugurado em 1971. Em sua última revitalização, realizada em 2012, foram utilizadas cerca de 6 toneladas de pedras para conferir uma nova aparência ao local.

O Jardim Oriental é uma verdadeira obra de arte, mesmo! E já podemos adiantar que será um rolê espetacular, e o destaque fica para elas, claro: as cerejeiras cuidadosamente plantadas e protegidas. 

Seguindo a tradição milenar do povo japonês, foi criada uma deslumbrante queda de água e lagos que encantam os visitantes. Uma das principais atrações do jardim é a réplica de uma obra do renomado artista Lúcio Bittencourt, em homenagem à colônia japonesa. 

Essa peça valorizada e apreciada por sua beleza, agora faz parte do acervo do Museu Aberto de Arte Contemporânea – MAAC, que só enriquece ainda mais a experiência no local.

Ele fica na R. Miguel Prisco, 286 – Centro, Ribeirão Pires SP.

Praça Central de Ribeirão Pires

O Boulevard Ernest Solvay, carinhosamente conhecido como Praça Central de Ribeirão Pires, recebeu esse nome em homenagem ao ilustre químico industrial belga que fundou a Solvay, em 1863. 

A empresa expandiu internacionalmente e chegou ao Brasil em 1941, estabelecendo sua primeira planta industrial em Santo André. Essa iniciativa trouxe empregos, desenvolvimento econômico e deu origem à histórica Vila Elclor, localizada no km 38 da Estrada de Ferro Santos – Jundiaí.

A Praça Ernest Solvay é um lugar vibrante, onde acontecem diversos eventos e exposições de produtos artesanais e gastronómicos produzidos na cidade. 

O espaço também conta com aconchegantes quiosques, formando um ambiente encantador chamado Condomínio Vila do Doce. Vamos falar mais sobre ele daqui a pouco!

Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli

Localizado no coração da cidade, o Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli encanta seus visitantes desde a inauguração, em maio de 2015. 

Ao entrar no local, você é recebido por um acervo diversificado de obras de arte e peças que narram a história rica e fascinante da cidade, só que de um jeito que fica impossível não cativar o visitante.

Uma das atrações mais admiradas no local é a Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias, que homenageia o pintor e ilustrador que deixou sua marca nas grandes revistas de São Paulo e do ABC Paulista

O acervo da pinacoteca é composto por obras de artistas tanto da cidade quanto de outras regiões, então um pulinho lá é uma super viagem através de diferentes tipos de expressões artísticas.

É uma visita imperdível para conhecer a história e apreciar a beleza das manifestações artísticas da região!

Mirante São José

Em um dos pontos mais elevados da cidade, a 800 metros acima do nível do mar, encontra-se o encantador mirante que oferece uma vista panorâmica de 180º graus da região central de Ribeirão Pires. 

É nesse local privilegiado que se destaca a imponente estátua de São José, escolhido como Santo Padroeiro da cidade em outubro de 1983.

A estátua, uma expressão religiosa de estilo modernista, é uma obra assinada pelo talentoso escultor Gildo Zampol. Nascido em Ribeirão Pires e formado pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo na década de 1930, Zampol deixou sua marca na cidade com essa obra de 7,5 metros de altura. 

Erguida no topo do morro em 1976, a estátua de São José se tornou um ícone representativo de Ribeirão Pires, atraindo a admiração de moradores e visitantes.

Mesmo que você não seja religioso, vale muito a pena conhecer o local! O mirante fica na R. Zulmira Dela Rica – Centro, Ribeirão Pires SP.

Vila do Doce

Como prometido, viemos falar sobre ela!

A Vila do Doce, inaugurada em janeiro de 2008, encanta moradores e turistas como uma ótima opção de lazer na Estância Turística de Ribeirão Pires.

Neste lugar muito bacana, além de desfrutar de momentos agradáveis, você pode explorar os diversos quiosques que oferecem uma variedade de opções gastronômicas e produtos artesanais. 

Além de o lugar ser super charmoso, todos esses quiosques variados te convidam a passar um bom tempo por lá, e não apenas só uma paradinha pro almoço.

A Vila do Doce fica bem no centro de Ribeirão Pires, na Rua Boa Vista, S/N.

Pedra do Elefante 

E agora, a campeã em termos de altitude! A imponente Pedra do Elefante, está a 977 metros do nível do mar. 

A formação rochosa granítica ganhou esse nome na década de 1950 devido à sua semelhança com um elefante.

Além de ser uma atração visualmente impressionante, a Pedra do Elefante é também um local incrível para a prática de esportes radicais, como rapel, escalada, trilha e downhill. Se você tem um espírito aventureiro, vai curtir muito o local!

Para chegar até a pedra, é preciso percorrer uma trilha de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, imerso na exuberância da Mata Atlântica.

Prepare-se para uma aventura emocionante e uma vista panorâmica deslumbrante ao visitar a Pedra do Elefante. 

Festividades para aproveitar em Ribeirão Pires

E nem só de pontos turísticos bacanas vive Ribeirão Pires! A cidade também abriga dois eventos que podem enriquecer bastante a sua experiência durante a viagem.

Festa de Nossa Senhora do Pilar

A Festa de Nossa Senhora do Pilar é um evento tradicional e especial que acontece anualmente, em maio. Essa festividade é uma manifestação de fé e devoção à padroeira do município.

Durante a festa, a cidade se enche de alegria, com diversas atividades religiosas e culturais. A igreja matriz se torna o ponto central das celebrações, onde acontecem missas, procissões e momentos de oração. 

Os fiéis e visitantes têm a oportunidade de vivenciar um ambiente de espiritualidade e confraternização, fortalecendo os laços comunitários.

Além das celebrações religiosas, a Festa de Nossa Senhora do Pilar também oferece uma programação festiva, com barracas de comidas típicas, apresentações musicais, danças folclóricas e atividades recreativas para todas as idades. 

É um momento de união entre os moradores e visitantes!

Acompanhe as redes sociais da prefeitura para saber quando irá rolar o evento.

Festival do Chocolate de Ribeirão Pires

Mulher sorrindo de olhos fechados, enquanto prova uma barra de chocolate. Em segundo plano estão algumas árvores e vegetação diversa.

Depois de um pouquinho de fé, que tal um pouquinho de chocolate? 

O Festival do Chocolate de Ribeirão Pires é um evento anual que agita a cidade e faz os corações dos chocólatras baterem mais forte. 

Durante o festival, as ruas se enchem de aromas irresistíveis e a tentação está por todos os lados. Diversas barracas oferecem uma variedade incrível de doces e sobremesas, com destaque para os deliciosos chocolates artesanais. 

É uma oportunidade maravilhosa para degustar diferentes sabores, desde os mais tradicionais até as criações mais inovadoras, tudo feito com muito carinho e talento pelos chocolatiers locais.

O Festival do Chocolate também oferece uma programação recheada de atrações: shows musicais, apresentações culturais, brinquedos para crianças e atividades interativas fazem parte do evento. 

E se o seu coração bateu mais forte com este tópico, talvez goste de saber que temos um conteúdo completinho sobre as principais cidades do chocolate no Brasil. Quem sabe não te dê algumas ideias pro próximo rolê?

Que tal dar uma desacelerada e relaxar em Ribeirão Pires?

Igreja Nossa Senhora do Pilar, em estilo colonial. As paredes são brancas com porta e janelas de madeira, enquanto a torre do sino tem detalhes em tom de tijolo.

Tudo o que você precisa para se convencer a passar uns dias bem tranquilos já foi falado aqui, então agora é com você! Esperamos que tenha gostado deste artigo e queremos te ver mais vezes aqui no Tô de Passagem. Assim como Ribeirão Pires, tem um monte de cidades incríveis por aí que precisam ser conhecidas, e a gente te ajuda com os nossos guias, beleza?

E na volta, vem contar um pouquinho da sua experiência com a gente, aqui mesmo nos comentários! Vamos adorar falar com você.

Uma excelente viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem