De praias e trilhas a bares e baladas, são muitas as opções do que fazer em Ubatuba para se divertir e montar uma programação de viagem completa 

O que fazer em Ubatuba

Ubatuba certamente está no topo da lista dos principais destinos praianos de São Paulo, tendo em vista que oferece aos turistas mais de 100 opções de praias que agradam desde quem gosta de agito a aqueles cujas preferências são a tranquilidade e o contato com a natureza. 

Contudo, além dos momentos com os pés na areia e à beira mar, há muito mais o que fazer em Ubatuba – passeios, trilhas e vida noturna. 

Por isso, com a finalidade de auxiliar na organização da sua programação de viagem, organizamos um compilado de dicas para você conhecer e curtir os dias na região. Então, se deseja saber mais, continue lendo.

Praias de UbatubaPraias de Ubatuba

Bom, já que há uma oferta gigante de praias e são os principais atrativos da cidade, temos algumas sugestões que, sem dúvida, devem constar no checklist. Isso porque elas são as mais “queridinhas” entre os turistas. 

Praia do Tenório

Essa é uma das faixas de areia mais procuradas e, consequentemente, com bastante agito, tendo em vista que a Praia do Tenório tem uma ótima infraestrutura. Há quiosques e restaurantes ao longo de toda a sua extensão. Ou seja, é ideal para quem gosta de curtir os dias de sol com atendimento de primeira, bem como petiscos e drinks.

Além disso, vale ressaltar que o mar é calmo, portanto ideal para banho, com exceção do canto direito, onde normalmente a correnteza é forte. Então, é melhor evitar esse lado. 

Praia de Itamambuca

Outra boa opção para colocar na lista sobre o que fazer em Ubatuba, São Paulo, é conhecer a praia de Itamambuca, que também se destaca pelo agito. 

Mas, se na Praia do Tenório o que prevalece são famílias e grupos de amigos, em Itamambuca, o que chama atenção é a presença de surfistas que deixam o local com clima bem good vibes. Geralmente, há campeonatos de surfe que atraem muita gente e jovens para a região. 

É por todas essas características que essa é uma das melhores praias de São Paulo!

Praia do Bonete

Diferentemente das duas sugestões comentadas anteriormente, a Praia do Bonete é perfeita para quem quer fugir de lugares cheios e busca momentos de contato com a natureza com a predominância da brisa praiana e barulho do mar.

Tranquila e super charmosa, tem mar esverdeado e é rodeada por muita vegetação, o que a torna ainda mais convidativa. Ademais, outro ponto alto é o acesso para chegar à praia, que só é possível por meio de flexboat ou trilha. Ou seja, todo o percurso é de bastante conexão com as belezas naturais. Demais, não?!

Praia do Félix

Assim como a Praia do Tenório e Itamambuca, é mais uma opção bastante frequentada pelos turistas, pois oferece um amplo leque de quiosques e outros estabelecimentos, presentes em todo o seu entorno. 

Além disso, o mar é extremamente democrático – no canto direito é bem calmo, perfeito para banhos relaxantes, enquanto no lado esquerdo já fica mais agitado, bom para quem gosta de pegar onda. Portanto, normalmente famílias e jovens se misturam na Praia do Félix. 

Sununga

Diferente das demais, é considerada uma praia de tombo, isto porque as ondas quebram bem próximas da faixa de areia, portanto é perigosa para os banhistas. 

Contudo, é indicada para colocar na lista sobre o que fazer em Ubatuba, pois tem um visual incrível. Aliás, certamente, é uma das praias mais bonitas da cidade e lá também está a Gruta do Chora, cantinho super energético e que rende lindas fotos! 

Trilhas em Ubatuba Trilhas em Ubatuba

E já que estamos falando de beleza natural, além das praias, Ubatuba também é atraente em razão do cardápio variado de trilhas. Por isso, fizemos um compilado rápido com três dicas imperdíveis, a seguir. 

Trilha das Sete Praias 

Certamente, não dá para falar de trilha, sem destacar a Trilha das Sete Praias, que é uma das mais famosas da região, mas exige um pouco de fôlego, afinal, só o trajeto de ida tem cerca de 10 km de extensão. Haja disposição, né? 

Mas é um esforço que vale a pena, pois a recompensa é a visitação de sete refúgios praianos – Praia da Lagoinha, do Peres, Bonete, Grande do Bonete, Deserto, Cedro do Sul e, por fim, a Praia da Fortaleza. 

Trilha das Cachoeiras de Ubatumirim 

Que tal aproveitar a viagem para conhecer um pouco mais sobre o estilo de vida rural da cidade?! Pois é, essa trilha está situada no bairro Sertão de Ubatumirim, onde o estilo de vida é bem simples, diferente do agito da cidade. 

E, claro, também é uma trilha em Ubatuba que resulta em momentos de muita conexão em meio a cachoeiras, a exemplo da Laje e do Tombador. Ambas são ótimas para banho e, consequentemente, para recarregar as energias. 

Trilha das Cachoeiras de Prumirim 

É mais uma opção de trilha em Ubatuba para quem gosta de cachoeira. Assim como a de Ubatumirim, o acesso é bem simples, não exigindo nenhum esforço físico. Ainda assim, o resultado é uma forte e exuberante queda d’água. Vale muito a pena esse passeio! 

Passeios para fazer em Ubatuba Passeios para fazer em Ubatuba 

Além das praias e trilhas, também temos outras duas sugestões de passeios que merecem constar no seu checklist de viagem com o que fazer em Ubatuba… Leia mais abaixo. 

Passeio de escuna

Se você deseja sair do roteiro óbvio e gosta de conhecer lugares diferentes e isolados, então os passeios de escuna que costumam sair da Praia do Itaguá (Centro), do Píer Saco da Ribeira e Praia da Enseada (Sul), são super indicados.

Além de proporcionar aos turistas momentos de contemplação das paisagens naturais, também é uma programação que rende fotos incríveis, tendo em vista que os pontos de parada, como a Ilha das Couves, costumam ser paradisíacos. 

Ademais, neste sentido, também vale a pena alugar uma embarcação em alguma marina, caso esteja planejando uma viagem com um grupo grande de pessoas. Nada mal unir sol, mar, barco e uma boa música para aproveitar um dia na cidade, não é mesmo?! Então, aproveite! 

Mergulho 

O que acha de aproveitar o clima praiano para conhecer um pouco mais e se encantar pelos detalhes da vida marinha de Ubatuba?

Pois é, se você é o tipo de pessoa que curte uma aventura, certamente mergulhar será uma experiência incrível para colocar na sua coleção de memórias de viagem. 

  • Na cidade, os principais pontos para a prática são: Ilha Anchieta, Ilha da Vitória, Ilha das Palmas, Ilhas das Couves e a Ilha da Rapada. Se você gostou da ideia, então pesquise mais sobre esses lugares a aproveite! 

Centro Histórico 

Certamente, a programação mais indicada para aproveitar o dia na cidade, além das opções de contato com a natureza é reservar um tempo para conhecer o Centro Histórico, onde há muitos pontos turísticos ricos em história e cultura. Afinal, é sempre bom enriquecer o repertório, não acha?! 

Nessa região, há lugares que refletem bastante a cultura local, como a Praça Matriz, Feirinha de Artesanato, Museu Histórico de Ubatuba e Fundação de Arte e Cultura. Sem dúvida, também são ótimas opções, se você precisa de dicas sobre o que fazer em Ubatuba com crianças, já que são locais cheios de detalhes e curiosidades.

Lugares para ir em Ubatuba à noite

Lugares para ir em Ubatuba à noite
Foto meramente ilustrativa

Bom, agora que já indicamos a maior parte dos lugares para aproveitar os dias na cidade, não podemos deixar de incluir algumas sugestões com o que fazer em Ubatuba à noite. Por isso, separamos dicas da vida noturna. Leia a seguir.

Praieiro

Com um ambiente bem descontraído, é um bar, onde prevalecem as porções tradicionais de boteco e, claro, o bom e velho chopp para fechar com chave de ouro um dia de praia.

Mas não é só o cardápio tradicional que se destaca, mas também as apresentações de música ao vivo que costumam acontecer em dias diferentes da semana. Ou seja, é um local que certamente agrada muita gente. 

Bartok Hostel Bar

Esse bar tem uma proposta informal que costuma atrair o público jovem, talvez porque se assemelha aos hostels europeus. Por lá, você vai encontrar música, karaokê, comida boa e, claro, bons drinks. E o melhor de tudo: os valores são super acessíveis! 

180° Ubatuba

É uma opção para quem deseja aproveitar uma balada depois do dia cheio de passeios. Localizado em um casarão antigo com vista privilegiada de algumas praias da cidade, sem dúvida, é um dos principais locais para colocar na lista com o que fazer à noite em Ubatuba, afinal, tem toda a infraestrutura para quem gosta de agito. 

Café de La Musique

Assim como a sugestão acima, é uma casa noturna para quem deseja sair, sem hora para voltar para a estadia. Sempre cheio, é uma das baladas mais tradicionais de Ubatuba, onde a música eletrônica e o clima de paquera atraem a galera. Gostou?! Então já separe o look para curtir esse lugar. 

Bom, agora que você sabe tudo sobre o que fazer em Ubatuba, seja durante o dia ou à noite, esperamos que organize bem a sua programação para conhecer a cidade. 

E se você ama o litoral, vá além de Ubatuba e conheça as melhores praias do Brasil! São verdadeiros paraísos em território nacional. 

Veja também no Tô de Passagem:

22 Patrimônios Da Humanidade Que Ficam No Brasil
Praias De Paraty: Conheça O Top 8
Dicas Para Viajar Com Seu Pet Com Tranquilidade
Quando Ir A Ubatuba Para Aproveitar Mais

Escrever um comentário