Composta por museus, praias e restaurantes, a lista com o que fazer em São Luís é extremamente atrativa!

Mais uma capital brasileira para colocar na sua lista de viagens que deseja fazer pelo Brasil, a chamada Jamaica Brasileira, sem dúvida, irá impressionar! Não só pelo seu litoral, como também e, principalmente, pelo seu centro histórico. Veja a seguir o que fazer em São Luís!

O que fazer em São Luís de Dia

Primeiramente, você precisa saber que as praias, apesar de serem um atrativo, não são o que mais chamam a atenção na capital maranhense!

Isso porque o centro histórico, bem como os museus enchem a cidade de cor e preservam suas origens, um diferencial para quem curte passeios cults.

principais pontos turísticos e passeios de São Luís

Abaixo, veja os principais pontos turísticos e passeios de São Luís para curtir o dia na cidade!

Casa de Nhozinho

Se você só se dá por satisfeito quando mergulha no dia a dia do destino, esse museu precisa estar na sua lista de passeios.

Afinal, o casarão com três andares reúne um acervo, cuja essência é apresentar elementos de ser e fazer popular, que se materializa em peças indígenas, utensílios de pesca, carros de bois, teares de rede, vasos de cerâmica, bonecos tradicionais, entre outros objetos.

Está se perguntando porque a casa leva o nome de Nhozinho? É uma homenagem ao artista icônico da região, Antônio Bruno Pinto Nogueira, chamado de Nhozinho, referência em artes com buriti.

Palácio dos Leões

Sede do governo, esse edifício também pode receber visitas de turistas e interessados em conhecer esse monumento emblemático, que teve origem em 1612, quando foi erguido pelos franceses como uma fortaleza.

Atualmente, o lugar ainda guarda peças francesas dos séculos 18 e 19, além de preservar a decoração original das salas e ter como parte das obras de arte os quadros que foram do escritor maranhense com fama nacional Arthur de Azevedo.

Casa do Maranhão

Como pode perceber, muitas opções de lazer do que fazer em São Luís têm cunho cultural! E, sem dúvida, agregarão muito conhecimento e registros bacanas para o turista.

A Casa do Maranhão é uma construção imponente, majoritariamente branca, com portões e janelas ovaladas e azuis. Localizado às margens do Rio Anil, é mais um museu que deve entrar na sua rota. Ele merece essa atenção, tendo em vista que apresenta exposições permanentes sobre as tradições, lendas e folclore maranhenses.

Além disso, o lugar também oferece atividades educacionais, sociais e artísticas para os jovens e para a população em geral!

Resumindo, esse é um importante centro de valorização cultural, que reflete a trajetória da cidade.

Centro Histórico de São Luís

Dica de passei para fazer em São Luís: Centro Histórico

Pode ser inimaginável, mas você se sentirá em terras portuguesas ao pisar no Centro Histórico de São Luís. Isso porque os traços da colonização permanecem quase intactos nesse lugar.

Inclusive, foi um dos motivos para o tombamento da capital pelo Iphan em meados da década de 70.

São Luís também foi inscrita como Patrimônio Mundial em dezembro de 1997. Pois é, ela coleciona títulos importantes!

Entre as construções mais importantes, sobretudo para o seu roteiro com o que fazer em São Luís, estão: a Casa de Nhozinho, o Teatro Artur Azevedo, o Conventos das Mercês, entre outros. Então, continue a leitura para saber mais sobre esses pontos turísticos!

Casa da Festa

E que tal conhecer mais sobre as festas populares de São Luís, que mobilizam toda região para colorir os espaços e apresentar atrações incríveis? Tanto os moradores quanto quem está de passagem pela cidade deve visitar esse museu para se animar!

Dá uma olhada: o casarão de quatro andares é repleto de vestimentas, objetos e adereços característicos de eventos, como por exemplo Carnaval, autos de Natal, Tambor-de-Crioula e muitos outros.

Ou seja, além de ser um passeio imperdível, é uma forma de se conectar com alguns dos momentos mais especiais da população ludovicense – sim, esse é o termo usado para designar as pessoas e tradições nascidas em São Luís.

Reserva de Itapiracó

Estava sentindo falta de algo relacionado à natureza para o que fazer em São Luís? Não se preocupe, pois chegamos nesse ponto! A Área de Proteção Ambiental do Itapiracó possui o total de 322 hectares. E parte do espaço é destinando à vegetação remanescente da Floresta Amazônica.

Por lá, o visitante pode usufruir de espaços ao ar livre, a exemplo de campos de futebol, futevôlei, futebol de areia, circuito de skate, praças, parques infantis e muitas outras opções.

Sem dúvida, seu dia ficará mais leve e divertido!

Praias em São Luís do Maranhão

Praias em São Luís do Maranhão

Lá vai mais uma alternativa para quem quer curtir cada cantinho de São Luís! Além disso, gosta de aproveitar os benefícios de tomar um Sol, se refrescar com uma água de coco e contemplar a paisagem que só a praia pode proporcionar.

Veja o TOP 3 praias, que podem ser passeios válidos para o que fazer nas férias em São Luís.

Praia de Calhau

Uma das mais famosas, a Praia de Calhau merece uma atenção especial graças à sua infraestrutura! Ela é marcada por bares e restaurantes ao longo da orla, bem como as condições propícias para a prática de esportes, como ciclismo e corrida.

Praia de Olho D’Água

O visual dessa praia é um diferencial e tanto para quem curte elementos mais rústicos – a paisagem tem como integrantes falésias, morros e dunas. Outro grupo que gostará dessa dica são os turistas e esportistas apaixonados por esportes à vela, pois os ventos mais fortes chegam com tudo nela no período de julho a dezembro.

Praia Ponta D’Areia

Então, chegamos à terceira praia da lista! Esta também traz uma super curiosidade: bem perto, na Avenida dos Holandeses, há um mural do artista Eduardo Kobra, em homenagem aos escritores do Maranhão. Além disso, ao longo de sua orla, há muitos bares, cujo estilo musical predominante é o querido reggae.

O que fazer em São Luís à noite

Se de dia já há muito o que fazer em São Luís, à noite não é diferente! Isso porque os restaurantes e bares são extremamente receptivos e, claro, oferecem o que há de melhor em atrações e boa comida!

Dê uma olhada nas indicações que temos para você:

Restaurantes em São Luís

Dicas de Restaurantes em São Luís do Maranhão
Foto meramente ilustrativa

Flor de Vinagreira

Arroz cremoso de carne de Sol com banana empanada; pastel de camarão; moqueca vegetariana; Mix de Frutos do Mar com arroz cremoso de limão siciliano; entre tantos outros pratos divinos. É isso o que você irá encontrar no Flor de Vinagreira, ou seja, vale a pena demais incluí-lo na sua lista sobre o que fazer em São Luís à noite.

Cozinha Ancestral

Quem não gosta de pratos bonitos, que enchem os olhos e rendem boas fotos para o Instagram? Nesse restaurante, isso é o que não falta! E ainda por cima combinado a ingredientes extremamente saborosos!

Para completar, o recipiente em que as refeições são servidas também é bem típico, são as cuias.

Prove o arroz de Maria Isabel, vatapá e camarão frito no alho e óleo, bem como o arrumadinho de dar água na boca, que leva charque, vinagrete de feijão de corda, farofa de ovos, arroz e macaxeira. Delícia demais!

Tasquinha Ferreiro

Como falamos anteriormente, São Luís preserva suas raízes portuguesas, datadas da colonização. Prova disso é esse restaurante, que oferece um menu recheado de pratos tradicionais da gastronomia desse país.

Exemplos disso são: pescada ao molho de iogurte e mel, salmão com crosta, frutas flambadas e muitas outras gostosuras!

Bares em São Luís

Bares em São Luís
Foto meramente ilustrativa

Amsterdam Music Pub

Mistura é o que não falta nesse Brasilzão e, em São Luís, você encontrará no cenário bem praiano o bar Amsterdan Music Pub, repleto de referências da cidade holandesa. Lá, muitos DJs e bandas mostram sua arte ao público, protagonizando noites animadas!

Big Joe

Essa opção de lazer se encaixa perfeitamente no roteiro com o que fazer em São Luís à noite, principalmente para o turista que aprecia a tabacaria.

Isso mesmo, essa é uma especialidade do estabelecimento, assim como o cardápio variado.

O Big Joe conta com uma vasta lista de cervejas artesanais, petiscos, hambúrgueres e muito mais. E aí, que tal curtir de pertinho esse clima agradável?

Já viu que a capital maranhense é puro charme, cultura e lazer, não é? Portanto, não há mais o que esperar para colocar em prática todos os itens desse guia com o que fazer em São Luís! Agende a viagem, veja quando ir para São Luís e desfrute de cada segundo nesse destino único!

Veja também no Tô de Passagem:

5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
Viagem Para O Nordeste Com Crianças: Dicas De Destinos!
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
Dicas Com O Que Fazer Em Salvador Para Seu Roteiro De Viagem!
O Que Fazer Em Fortaleza E Dicas De Passeios!
Melhores Restaurantes De Recife: Vale A Pena Conhecer!

Escrever um comentário