Fique atento às dicas com os pontos de agito para aproveitar o que há de melhor do Carnaval no Rio de Janeiro!

Certamente, o Rio de Janeiro é um dos pontos mais famosos não só no Brasil, mas também no mundo, quando o assunto é carnaval. Na terra dos desfiles majestosos das escolas de samba e da energia pulsante do calor dos blocos de rua fica difícil decidir o que fazer para aproveitar cada momento acompanhado de muito glitter, cor e música.

Por isso, com a finalidade de tornar seu carnaval no Rio de Janeiro inesquecível, reunimos dicas preciosas para você aproveitar os dias de festa. Quer saber mais? Então, continue lendo.

Histórico do Carnaval

Se você não sabe como é o carnaval no Rio de Janeiro, fique tranquilo, pois há muito o que fazer para aproveitar esse período na cidade.

Primeiramente, vale a pena destacar que as festas cariocas começaram na época da Independência do Brasil, quando a burguesia festejava em carruagens abertas e as camadas mais baixas da sociedade, como escravos libertos, apresentavam-se nas ruas.  Ou seja, cada grupo tinha seu espaço, mas com o passar do tempo todas as pessoas se misturaram, fato que deu início à diversidade do carnaval do Rio de Janeiro que ainda é uma marca bem presente.

Pois é, hoje o que se vê é a celebração da pluralidade não só de brasileiros, mas também de estrangeiros que visitam a cidade nesse período do ano. E olha só que curioso: a festa é tão famosa, que já apareceu no Guinness Book. Demais, não?!

Agora, falando sobre a última edição, o Carnaval do Rio de Janeiro de 2020, podemos destacar alguns atrativos que fizeram muito sucesso!

O desfile da Viradouro abrilhantou a Sapucaí com homenagens à cultura popular baiana e protagonismo feminino foi a grande campeã do ano. E blocos de carnaval também tomaram as ruas da cidade. Atualmente, os bloquinhos são um dos principais elementos que tornam a festa carioca especial.

Ainda em 2020, do dia 22 de fevereiro ao dia 16, como já é tradição, a cidade se mobilizou em prol do Carnaval de modo que em diversos pontos montaram estruturas ideais para a realização dos shows, bem como a instalação de banheiros químicos para levar conforto aos foliões e preservar a limpeza da cidade.

Os chamados Mega Blocos se destacaram, reunindo cerca de 200 mil participantes e promovendo shows de artistas de peso do cenário brasileiro. E isso de forma gratuita. Quer mais o que para se jogar nessa grande festa carioca?

Mas não acaba aqui! Você ainda pode optar por curtir a prévia do Carnaval no Rio de Janeiro, nos dois finais de semana que o antecedem. É o pré-carnaval, cuja programação também conta com blocos, porém, a aglomeração é menor do que no período da festa propriamente dita.

Ou seja, já dá para ter certeza que as festividades não decepcionam. Porém, para começar nossa seleção de dicas, se você não sabe como é o carnaval no Rio de Janeiro, procure se informar sobre a programação de Ipanema, Copacabana, Leblon, Lapa e Barra da Tijuca. Além disso, fique atento aos horários dos desfiles das escolas de samba, na Sapucaí.

Afinal, a Marquês de Sapucaí, um sambódromo projetado pelo consagrado arquiteto Oscar Niemeyer, foi projetada para comportar uma das maiores festas do Brasil, contando com arquibancadas e camarotes adequados para assistir aos grandiosos desfiles das escolas de samba.

Carnaval é feriado no Rio de Janeiro?

A resposta é: Carnaval é feriado no Rio de Janeiro, parcialmente, pois apenas a terça-feira é feriado por lei, mais especificamente pela legislação nº 5.243 de 14.05.2008.

Porém, nos outros dias, as empresas e órgãos públicos podem dispensar seus colaboradores, a partir de três práticas: compensação das horas mediante banco de horas; folgar nesses dias e depois repor as horas; ou optar por liberar todos os colaboradores nessas datas (ponto facultativo).

O que fazer no Carnaval do Rio de Janeiro?

Carnaval no Rio de Janeiro: O que Fazer

A primeira pergunta que vem à mente, quando o assunto é carnaval no Rio de Janeiro, sem dúvidas é: a Sapucaí é obrigatória no roteiro?! Bom, a resposta é: depende da sua personalidade e motivações para aproveitar a festança.

É claro que a beleza dos desfiles das escolas de samba brilham encantam os olhos de qualquer um, afinal quem não se maravilha com as cores das fantasias, grandiosidade dos carros alegóricos e som vibrante da bateria? Certamente, é uma experiência de arrepiar, mas a boa notícia é que os blocos de carnaval no Rio de Janeiro são igualmente especiais e até mais animados, se você é do tipo que gosta de estar na multidão, acompanhado de muita gente, música e sorrisos.

E para quem não liga tanto para o agito das festas, os dias do carnaval no Rio de Janeiro são uma ótima oportunidade para visitar pontos turísticos, que costumam estar mais vazios nesse período. Entre as dicas,  vale a pena visitar o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Lagoa Rodrigo de Freitas e dar um pulinho nas escadarias artísticas da Lapa.

Porém, se você é fã de praia, é uma boa época para juntar o clima praiano com as festividades cheias de glitter e cor. Que tal ficar à beira mar em Ipanema, Copacabana ou Leblon? Já se sentiu com vida de artista de novela? Pois é, o espírito é esse mesmo!

Por fim,  nós fizemos uma lista com os blocos mais famosos da cidade maravilhosa para ajudar você a escolher o que mais tem a sua cara.

TOP 5 bloquinhos de carnaval no Rio de Janeiro

Carnaval no Rio de Janeiro: Blocos de Rua

A Favorita

É um dos blocos de carnaval no Rio de Janeiro mais conhecidos, procurado normalmente por grupos de jovens solteiros que não dispensam a batida do funk.  Se você procura agito, paquera e diversão, então se programe para se jogar no bloco A Favorita.

Bloco Chora Me Liga

O forte desse bloco é o ritmo musical, que atrai a atenção de muitos e muitos fãs o ano inteiro. É o sertanejo! Nesse contexto, já é possível imaginar que o trio elétrico faz apresentações de duplas sertanejas, reproduz clássicos do gênero e ainda conta com convidados e DJ’s. Então, “simbora” cair nessa farra!

Monobloco

Esse bloco teve como base de sua fundação a banda Pedro Luis e a Parede, criada em 1996. Após 4 anos, surgiu a ideia de criar uma oficina para batuqueiros, projeto didático para valorizar os instrumentos de percussão, o que deu origem ao “Monobloco”.

O sucesso foi tanto que ele se oficializou como bloco de Carnaval, sendo promovido não só em solo carioca, como também em SP e BH!

Bangalafumenga

É um grupo do carnaval do Rio de Janeiro que faz sucesso não só nessa época do ano, mas também durante os outros meses. O Bangalafumenga é famoso por fazer apresentações em casas de show e até já gravou álbum. Muito mais que um bloco, significa música e alegria durante o ano todo.

Sargento Pimenta

Tradicional no Rio de Janeiro e em São Paulo, é um bloco bastante popular e tradicional.

 Porém, o mais curioso é que as músicas fogem do repertório do que é esperado para o carnaval. No Sargento Pimenta as músicas que fazem mais sucesso são versões dos Beatles misturadas com ritmos brasileiros, como maracatu, marchinha e samba. Diferente, não? É uma combinação que certamente dá certo!

Amigos da Onça

Assim como o Sargento Pimenta, o Amigos da Onça é bem popular entre os cariocas. Sua principal marca é a energia artística – há dançarinos com pernas de pau e muita gente fantasiada com looks inspirados em animais.

A ideia aqui é despertar o instinto selvagem de cada um. Demais, né? Ah, e o repertório musical é uma delícia só – do axé baiano a Mamonas Assassinas. Bora cair na festa?

Bom, agora que você já sabe o que o Carnaval do Rio de Janeiro reserva, prepare sua fantasia e se jogue nas festividades dessa época cheia de vida e alegria! Divirta-se!

Escrever um comentário