Quando ir a Rio Branco para aproveitar mais

Você sabe quando ir a Rio Branco para aproveitar o melhor da cidade? Entre inverno e verão, já adiantamos que todas as estações são especiais e encantadoras na cidade.

Repleta de opções de museus, parques e mercados municipais que representam o melhor de Rio Branco, turistas mais aventureiros também não ficam de lado ao visitar a cidade: o passeio de balão pela Floresta Amazônica é uma das atrações mais incríveis que você vai conhecer.

Confira agora mais detalhes sobre quando ir a Rio Branco e comece a planejar suas próximas férias.

Quando ir para Rio Branco

Afinal, qual a melhor época para ir a Rio Branco? Verão, inverno, primavera ou verão? E a resposta varia conforme sua disponibilidade, já que, em relação ao clima, as temperaturas na cidade costumam ser altas o ano todo, acompanhadas da umidade da Floresta Amazônica e chuvas constantes.

Primavera e verão em Rio Branco

A primavera e o verão em Rio Branco, estações caracterizadas por temperaturas que podem chegar aos 40°C, também são acompanhadas de maior incidência de chuvas. Assim, essa pode não ser a melhor época para ir a Rio Branco, mas caso você seja fã das temperaturas mais altas, fazer reservas em hotéis que oferecem atrações como piscinas pode ser uma ótima opção.

Outono e inverno em Rio Branco

Diferente dos meses mais quentes, o outono e inverno em Rio Branco reservam menos dias chuvosos para quem visita a cidade, podendo ser a melhor época para ir a Rio Branco. Além disso, mesmo que a temperatura mínima do inverno possa chegar aos 10°C, não é algo muito comum, sendo que a média costuma ser entre 23°C e 32°C.

Melhor época para conhecer Rio Branco

Depois de conhecer mais sobre as estações na cidade, é hora de saber qual a melhor época para ir a Rio Branco, e o outono talvez seja a melhor opção. Com temperaturas mais amenas, ainda que a máxima alcance a casa dos 30°C, os meses de março a junho reservam dias com menos tendência para chuvas e muitas manhãs ensolaradas, além de um pôr do sol indescritível.

Temperatura e clima de Rio Branco

Temperatura e clima de Rio Branco

Quente e chuvoso, o clima em Rio Branco é característica do clima equatorial, uma vez que, ao longo de todo o ano, as temperaturas médias chegam próximas dos 25°C. Podendo ser considerado como um dos destinos para viajar em família menos comentados, ir para Rio Branco pode proporcionar aventuras e emoções únicas, que vão deixar todos com vontade de conhecer a cidade também.

Agora, confira qual a média das temperaturas mensais em Rio Branco:

  1. Janeiro: 30,9°C – 22,2°C
  2. Fevereiro: 30,8°C – 22°C
  3. Março: 31,1°C – 22°C
  4. Abril: 31°C – 21,6°C
  5. Maio: 30,4°C – 20,1°C
  6. Junho: 30,3°C – 18,3°C
  7. Julho: 31,3°C – 17,5°C
  8. Agosto: 32,9°C – 18,2°C
  9. Setembro: 33,2°C – 19,8°C
  10. Outubro: 32,9°C – 21,6°C
  11. Novembro: 31,8°C – 21,9°C
  12. Dezembro: 31°C – 22,2°C

Eventos em Rio Branco 

Com a pandemia, diversos eventos foram cancelados ou adiados em todo o país, e não foi diferente com a capital acriana, mas quando se pensa em o que fazer em Rio Branco, logo menos os eventos da cidade serão um dos principais atrativos.

Assim, antes de viajar para a cidade, é válido pesquisar melhor sobre o calendário local, mas um dos principais eventos que ocorriam em Rio Branco era a ExpoAcre.

Caracterizada por ser uma feira da indústria e comércio do estado, a ExpoAcre era promovida pelo próprio governo e, durante o mês de julho, era possível participar de diversos shows e eventos culturais pela cidade, além de aproveitar exposições artísticas e agropecuária, sendo esse considerado como um dos maiores festivais country do país.

Viajar de ônibus para Rio Branco

Outro fator que influencia para decidir qual a melhor época para ir para Rio Branco, sem dúvida, é o preço das passagens. 

Mas isso costuma variar bastante conforme o ponto de partida, sendo que de Porto Velho para Rio Branco o preço da passagem de ônibus pode começar a partir dos R$100,00. Porém, de Tarauacá, conhecida por ser a cidade dos abacaxis gigantes, para Rio Branco, o valor da passagem de ônibus costuma ser a partir dos R$96,00

Além disso, é válido destacar que ao agendar viagem para um destino próximo, é interessante considerar passar uns dias pela cidade. Quando ir a Manaus, por exemplo, vale a pena passar por Rio Branco para explorar ainda mais as belezas que a natureza da região proporciona. 

Assim, é possível dizer que a melhor época para ir a Rio Branco realmente é aquela em que você possua maior disponibilidade, afinal, depois de descobrir o que fazer em Rio Branco, serão necessários mais do que apenas alguns dias para aproveitar o melhor da cidade.

Veja também no Tô de Passagem:

14 Passeios Incríveis Para Fazer No Interior Do Rio De Janeiro
Dicas De Lanches E Comidas Para Levar Na Viagem De Ônibus
4 Dicas De Roupas Para Viajar Com Mais Conforto

Escrever um comentário