Muito mais do que apenas praias, os pontos turísticos de Maceió representam uma rica história, cultura e passeios cheios de astral para aproveitar durante a viagem  

Pontos turísticos de Maceió

Certamente, a capital alagoana é um dos lugares mais queridinhos do nordeste brasileiro, já que esbanja beleza natural e tem boas opções de lugares com muita cultura local, agito e clima praiano. 

Por isso, com o objetivo de tornar sua viagem extremamente proveitosa, reunimos algumas dicas com pontos turísticos de Maceió para você organizar seu roteiro de viagem de o que fazer em Maceió. Quer saber mais? Então, confira a seguir.

Principais pontos turísticos de Maceió

Catedral Metropolitana

Localizada no centro da cidade, é a principal catedral de Alagoas, marcada por seu caráter histórico e arquitetura extremamente rica em detalhes.

Sem dúvida, chama atenção de seus visitantes, por causa de acabamentos delicados feitos com filetes de ouro e vitrais do século 19 que são verdadeiras obras de arte. A fachada branca com duas torres majestosas também são atraentes e merecem um momento de contemplação. 

Ademais, é um dos pontos turísticos de Maceió cuja aura de paz, certamente faz os turistas se sentirem mais conectados com forças maiores, independente de religião.

Palácio Floriano Peixoto

Assim como a Catedral Metropolitana, o Palácio Floriano Peixoto pulsa história, tendo em vista que foi criado em meados de 1800. Portanto, há muitas relíquias em seu interior.

Além disso, uma curiosidade é que o local já foi sede do Governo de Alagoas, mas, atualmente, funciona como museu e preserva pratarias, móveis e objetos de decoração que remetem a séculos passados.

Museu Théo Brandão

Museu Théo Brandão em Maceió

É mais um ponto turístico famoso, pois o Museu Théo Brandão guarda muitos traços não só da cultura de Alagoas, mas também da cultura nordestina, de forma geral. 

Por lá, há fotografias, discos, vídeos, fitas K-7, folhetos de cordel, livros e filmes em 8mm que contam um pouco do folclore da região. 

É muita riqueza para uma capital só, não é?! Mas, ainda tem muito mais… Por isso, listamos outros lugares que merecem ser visitados durante o dia na cidade. Veja abaixo.

Mirante de São Gonçalo

Localizado no bairro Farol do Maceió, é um passeio que vale a pena para quem gosta de observar as linhas do horizonte.

Afinal, é um dos pontos mais altos da cidade, sendo possível ver o porto, Centro Histórico, Praia de Pajuçara e Praia Ponta Verde. Além disso, nas redondezas, há uma feirinha de artesanato, perfeita para comprar lembrancinhas de viagem. 

Excursão Serra da Barriga

Sabe o Quilombo dos Palmares, que abrigou grande quantidade de escravos fugidos durante o período colonial? Pois é, os traços desse importante ponto de cultura negra podem ser conferidos bem próximo da capital.

Considerado um dos principais pontos turísticos de Maceió, Alagoas, é possível visitar antigas moradias do quilombo, experimentar a gastronomia típica e conferir objetos utilizados pelos antepassados negros, por meio de uma excursão, cujo percurso é de cerca de 70 km.

Se você gosta de cultura e história, certamente vai se encantar com esse passeio! Portanto, não deixe de colocá-lo no seu checklist de viagem.

Foz do Rio São Francisco

Assim como a visita ao Quilombo dos Palmares, outro ponto que fica próximo de Maceió é a famosa foz do Rio São Francisco, apelidado carinhosamente de Velho Chico, que se encontra com o mar.

Por isso, nossa sugestão é um passeio de barco até a região, que, sem dúvida, deve fazer parte do seu roteiro, se você ainda não sabe quais são os principais pontos turísticos de Maceió.

Com certeza esse local merece ser contemplado e, claro, registrado em uma série de fotos, tendo em vista que, além de sua linda imensidão, dunas douradas e coqueiros deixam o cenário desse lugar extremamente espetacular. É bonito demais!

Pontos turísticos de Maceió – praias

Dicas de Praias em Maceió

Agora, chegamos à parte mais aguardada pelos turistas que visitam a capital de Alagoas: a belíssima costa litorânea, que é um dos pontos turísticos de Maceió mais requisitados.

Porém, dada a grande quantidade de opções disponíveis, fizemos uma rápida seleção com as melhores praias com a finalidade de agradar diferentes perfis – das pessoas que gostam de agito a quem prefere calmaria, sombra e água fresca. Leia mais a seguir.

Pajuçara

É uma das praias mais famosas e badaladas, já que fica na região urbana da capital. Tem ótima infraestrutura para quem não dispensa comidinhas e bebidas geladíssimas para curtir dias ensolarados. Sem dúvida, é perfeita para ir sozinho, com amigos e família – famosa coringa, sabe?

Ponta Verde

Assim como a primeira, é bem agitada, pois tem uma infinidade de restaurantes e bares ao seu redor, os quais funcionam durante o dia e noite. Ademais, tem uma paisagem bem bonita com coqueiros, areia fofa e em algumas épocas do ano há formações de lagoas naturais.

Carro Quebrado

Um pouco afastada da capital, em Santo Antônio, município próximo, é extremamente deserta com um clima super zen de conexão. Se seu objetivo for contemplar as belezas naturais, certamente essa é a melhor opção praiana da região.

Praia do Gunga

Essa é uma das praias mais lindas do Brasil, pois, além dos coqueiros, mar cristalinos e areia fofa que compõem o ambiente, há a possibilidade de fazer o clássico passeio de buggy em meio às falésias. Demais, não?

 Costa Brava

Mais uma opção para quem gosta de refrescar os pés à beira-mar, sem aglomeração. Com águas tranquilas e pouca gente, é ideal para ter um dia de calmaria pertinho da água salgada, afinal, dizem que é o mar que acalma a alma. 

Pontos turísticos de Maceió para conhecer à noite

Pontos turísticos de Maceió para conhecer à noite

Por fim, separamos algumas sugestões de pontos turísticos de Maceió que merecem ser visitados durante a noite, afinal, não há nada melhor do que finalizar um dia recheado de passeios e natureza com chave de ouro! Ficou animado? Então, “vambora”.

 Pier 39, em Pajuçara

É um quiosque super intimista na orla da praia com petiscos deliciosos para bebericar e sentir a brisa praiana. Além disso, sempre há música brasileira rolando no local. Portanto, prepare uma roupa leve e aproveite o aconchego desse cantinho.

Lopana e Kanoa, em Ponta Verde

São duas barraquinhas super badaladas para quem busca um pouco de agito, acompanhado de drinks e música ao vivo para terminar o dia. Que tal?

Maikai

Ir para Maceió e não curtir um xote não vale! Portanto, se você deseja se jogar no forró nordestino essa é a opção certa para você.

Lampião

Perfeito para quem quer dançar e curtir boa música. Semanalmente, há shows de diferentes estilos musicais que rolam na casa. Por isso, confira a programação antes de programar o rolê. 

Agora que você já sabe quais são os melhores pontos turísticos da cidade, veja quando ir a Maceió, separe a mala com roupas leves de banho, protetor solar e muita energia para aproveitar cada cantinho da capital de Alagoas. Com certeza, vale a pena a visita. Aproveite e boa viagem!

E se tem alguma sugestão para enriquecer essa lista, compartilhe com a gente! Com certeza outras pessoas irão aproveitar a sua dica para deixar a viagem para Maceió ainda melhor.

Veja também no Tô de Passagem:

Melhores Praias De Alagoas: Conheça As TOP 14!
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
15 Dicas De Como Juntar Dinheiro Para Viajar
Dicas De Quando Ir A Cabo Frio Para Aproveitar Mais

Escrever um comentário