Confira quais são os principais pontos turísticos, passeios e opções noturnas para compor um roteiro com o que  fazer em Macapá e aproveitar cada segundo nas terras amapaenses 

O que fazer em Macapá

Macapá, capital do Amapá, é conhecida por ser cortada pela linha do Equador, o que a torna bastante peculiar. 

Apesar de não fazer parte das principais listas de destinos brasileiros, certamente, é um local encantador, que proporciona aos turistas contato direto com as raízes amazônicas e a cultura do norte do País. 

Por isso, organizamos várias dicas sobre o que fazer em Macapá com a finalidade de ajudar você a montar o seu planejamento de viagem e, consequentemente, aproveitar cada momento nas terras amapaenses. Quer saber mais? Então, confira a seguir nossas dicas. 

Lugares para ir em Macapá de dia

Fortaleza de São José do Macapá 

Construída entre 1764 e 1782 para proteger a cidade de invasões de estrangeiros, é uma relíquia do tempo colonial, com elementos e estruturas arquitetônicas da época, como canhões e salas oficiais de comandantes. 

Além disso, hoje a Fortaleza é tombada, sendo considerada um patrimônio histórico pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ou seja, já dá para ter uma ideia sobre o valor cultural desse espaço. 

Ademais, é um local que rende lindos registros de viagem, tendo em vista sua beleza arquitetônica. Portanto, não deixe de anotar essa dica na sua lista com o que fazer em Macapá. 

Marco Zero do Equador 

Marco Zero do Equador em Macapá

Sem dúvida, é o ponto turístico mais importante da capital, um cartão postal, tendo em vista que marca exatamente onde a Linha do Equador corta o município. Curioso, não?!

Com 30 metros de altura, o Marco Zero do Equador é um obelisco e em seu topo há um círculo que, no período do Equinócio (quando o Sol corta a Linha do Equador), é completamente preenchido por raios solares, o que, geralmente, ocorre entre setembro e outubro. Esse fenômeno anual é um verdadeiro espetáculo da natureza. 

Trapiche Eliezer Levy

Com uma proposta um pouco diferente das duas primeiras sugestões, ao contrário da Fortaleza de São José do Macapá e do Marco Zero do Equador que respiram história e cultura, o Trapiche transborda beleza, sendo ideal para quem procura momentos de relaxamento.

Isto porque seus 400 metros de extensão cortam o Rio Amazonas, ou seja, é um local onde dá para sentir e ver, de fato, as raízes brasileiras do norte do País. Também vale ressaltar que a vista do Trapiche pode ser apreciada a pé ou em um bondinho que percorre toda a sua estrutura. 

Outro ponto de destaque é a presença de um restaurante, o que deixa o clima do espaço ainda mais agradável. Bom demais, não?!

Museu Sacaca

Criado com a ajuda de comunidades ribeirinhas e indígenas, o Museu Sacaca, certamente, é um dos pontos que deve fazer parte do checklist de viagem de o que fazer em Macapá, pois seu acervo apresenta a essência da cultura local. 

Formado a céu aberto, é um espaço onde dá para conhecer as casas e praças de indígenas, além de contemplar estátuas do acervo e ser possível ver de perto plantas medicinais. Portanto, se você é do tipo que adora conhecer todas as características de um destino, o Museu Sacaca é uma boa pedida. 

Passeios para fazer em Macapá

Passeios para fazer em Macapá

Além dos principais pontos turísticos de Macapá, há algumas opções de passeios bastante interessantes para quem gosta de contato com a natureza, principalmente para os turistas que estão ansiosos para conhecer o Rio Amazonas, um dos maiores do mundo. 

Por isso, fizemos uma rápida seleção com opções para você decidir o que fazer de lazer em Macapá, no Amapá. Veja mais abaixo. 

Curiaú

Apesar de ser um pouco afastada da cidade, é uma vila quilombola, que certamente agrada quem gosta de viajar e mergulhar na cultura local dos destinos, pois, ao longo do passeio, é possível conhecer os traços do povo que ainda vive  em Curiaú. Legal, né?!

Além disso, a paisagem natural desse ponto é lindíssima, com balneários e também com a possibilidade de ver de perto a extração de látex da seringueira, madeira e açaí. Ou seja, é um ponto bem raíz!

Passeio de barco pelo Rio Amazonas 

Ir para a região norte do País sem conhecer o Rio Amazonas não vale, não acha?! Sendo um dos fluxos de água doce mais importantes do mundo, durante a estadia em Macapá, aposte em passeios que percorrem parte de sua extensão. 

Na cidade, há diferentes agências que disponibilizam passeios de barco pelo Rio Amazonas. Por isso, recomendamos que você coloque essa opção na lista com o que fazer em Macapá, antes mesmo de embarcar rumo à viagem. Sem dúvida, é o tipo de local obrigatório para todo turista. 

Lugares para ir em Macapá à Noite

Além dos pontos turísticos e passeios para fazer na capital, também há algumas opções para colocar na lista com o que fazer em Macapá de noite. Afinal, não há nada melhor do que terminar um dia recheado de passeios em um bom bar. 

Por isso, fizemos uma rápida seleção de lugares que se destacam na vida noturna desse destino. Veja mais a seguir. 

Lotus Bar e Restaurante

Restaurantes e Bares de Macapá
Foto meramente ilustrativa

Sem dúvida, é a aposta certeira para quem gosta de um bar com diferentes tipos de porções e um cardápio extenso de drinks, além, é claro, de cervejas para acompanhar os pratos. Que tal apostar em uma isca de peixe, bolinho de bacalhau ou camarão rosa empanado? Estas são algumas das opções disponíveis no Lotus Bar e Restaurante. 

Detroit Bar

Assim como a sugestão acima, é ideal para os turistas que desejam finalizar o dia com uma cerveja gelada e comidas leves, porém saborosas. Por isso, escolha as melhores opções do cardápio, entre as diversas possibilidades de porções típicas de boteco, de acordo com o seu paladar. Aproveite!

Rod’s Bar

É uma outra boa opção, se você não sabe o que fazer em Macapá à noite. É um local que oferece um bom cardápio, mas o seu diferencial mesmo é a disposição do ambiente, com mesas e cadeiras ao ar livre, o que deixa o clima super despojado, ideal para aproveitar as noites quentes de Macapá. Bom demais, não? 

Agora que você já sabe o que fazer, veja quando ir a Macapá. Esperamos que organize uma boa programação e aproveite cada momento nas terras desse lugar cheio de possibilidades no Norte do País. Desejamos uma boa viagem! Aproveite. 

Para finalizar, temos uma dica sempre bem-vinda para quem gosta de viajar com tranquilidade e sem preocupações: o seguro de viagem

Veja também no Tô de Passagem:

O Que Fazer Em Palmas: Conheça A Cidade!
22 Patrimônios Da Humanidade Que Ficam No Brasil
8 Cidades Religiosas Do Brasil Para Conhecer
Comidas Típicas Do Norte Do Brasil: Conheça 10 Pratos!

Escrever um comentário