Opções de lazer não faltam para rechear sua lista com o que fazer em Fortaleza, independente se você é do estilo turístico praiano, cultural, gastronômico ou todos juntos

Você planeja ir a um destino popular pelos seus encantos marítimos e acredita que o roteiro pode se resumir às belas praias? Nada disso! A lista sobre o que fazer em Fortaleza é muito mais extensa e certamente irá surpreendê-lo(a), pois há excelentes passeios culturais e gastronômicos. 

Para você saber exatamente o que não deixar de fazer em Fortaleza, siga em frente e tenha alternativas para todos os tipos de viagem, além de contemplar até dias com chuva. 

O que fazer em Fortaleza?

Coisas para fazer em Fortaleza

Primeiramente, é importante ter em vista que as praias de fato são obrigatórias no seu tour pela cidade, principalmente durante o dia. Mas você não só pode, como deve ir além para conhecer a capital cearense, captando tudo o que há de melhor! 

O Centro Histórico, Avenida Beira Mar e Mercado dos Peixes são alguns bons exemplos do que fazer em Fortaleza, sem ter a ver com praia. 

Lugares para ir em Fortaleza de Dia 

Centro Histórico 

Sabe aquela ambientação tão necessária e divertida, que você faz a pé no centro da cidade? Então, para começar a viagem, nada melhor do que isso! Afinal, no Centro Histórico de Fortaleza, você conhecerá de perto os cartões postais da capital cearense, considerados seus principais pontos turísticos. 

Visite a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, contemple os detalhes arquitetônicos da Catedral Metropolitana e entre no Theatro José de Alencar. Beleza e história não faltam! 

Avenida Beira Mar

Avenida Beira Mar

Vestir uma roupa leva e ir caminhar na orla de Fortaleza fará toda a diferença para o turista que deseja recarregar as energias. Isso porque andar vendo a paisagem da praia e sentindo a brisa do mar, por mais simples que pareça, é uma atividade que nos deixa mais leves! 

E essa é uma opção do que fazer em Fortaleza de dia, mas que pode ser feita no final da tarde, quando o Sol está mais ameno e as cores do céu ficam alaranjadas, ou logo de manhã para começar o dia bem! 

Além disso, a Avenida Beira Mar também sedia uma feira de artesanato com boas opções para você comprar lembrancinhas de viagem. 

Dragão do Mar – Centro de Arte e Cultura  

Localizado na praia de Iracema, o Dragão do Mar tem 14,5 mil metros quadrados de área construída, englobando o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará e a Multigaleria; bem como o Teatro Dragão do Mar, e salas de Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco, o Planetário Rubens de Azevedo e Anfiteatro Sérgio Mota, Auditório e a Praça Verde do Dragão.

Sim, lá será possível admirar exposições, assistir a peças de teatro e shows, bem como conhecer mais profundamente o universo no planetário. Antes de ir, confira a programação pelo site: http://www.dragaodomar.org.br/ 

Finalmente, é um programa para um dia inteiro e pode ser interessante, sobretudo par quem procura o que fazer em Fortaleza em 3 dias, por exemplo. 

A cidade ainda tem outros museus, como por exemplo: Museu do Ceará e o Sobrado Dr. José Lourenço, cuja arquitetura data do século 19. 

Centro de Artesanato do Ceará (CEART)

Peças exclusivas e uma arte voltada para as inspirações cearenses, é isso que você encontrará no CEART! Portanto, se é fã de passeios culturais, essa é mais uma opção que deve entrar no seu roteiro com o que fazer em Fortaleza hoje e qualquer outro dia! 

Praias de Fortaleza

Prias de Fortaleza

E, finalmente, chegamos às tão esperadas praias, que são as grandes estrelas da lista sobre o que fazer em Fortaleza, seja em 1 dia, seja em uma semana. 

Jericoacoara

Jeri é uma das praias mais famosas do nordeste brasileiro, e tem motivos para isso, pois sua paisagem é de tirar o fôlego – ela é composta por areia fofa e um mar esverdeado, tanto quanto cristalino e cheio de vida marinha. 

Uma dica para aproveitar essa praia: do lado leste, há lagoas tranquilas para banho; enquanto na parte oeste, as dunas são ideias para se divertir em práticas, como o skibunda, e tirar fotos. 

Praia do Futuro

É uma das praias mais indicadas para quem busca conforto e infraestrutura, atraindo um público bastante diversificado. A quantidade de barracas e restaurantes é grande, contemplando desde aqueles que oferecem os pratos típicos até os estabelecimentos mais glamourosos, com oferta de períodos em saunas e piscinas. 

Cumbuco

Cumbuco

Em cumbuco, há opções de passeios mais radicais, a exemplo do bugue, jangada e o parque aquático Acqua Beach! 

Praia de Iracema

Como já foi dito anteriormente, é na praia de Iracema, por exemplo, que fica o Centro de Cultura e Arte Dragão do Mar, portanto já vale a pena visitá-la só por esse fato. 

Além disso, esse lugar tem um pôr do sol incrível, que merece sua atenção! Vá até o Espigão de Iracema para apreciar a vista, e, à noite, você ainda pode ir curtir os bares e restaurantes que estão no seu entorno. 

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada

A distância de cerca de 160 quilômetros da capital vale a pena ser percorrida para chegar nessa praia, que tem como marcas a paisagem rústica, com falésias e dunas, e o movimento fraco, sendo perfeita para relaxar completamente. 

Lugares para ir em Fortaleza à Noite

Lugares para ir em Fortaleza à Noite

As opções para o que fazer em Fortaleza à noite são muitas e agradáveis, porque quando falamos de gastronomia e boa música, não dá para ser diferente! 

Mercado do Peixe 

O Mercado do Peixe é tradição tanto para moradores quanto para turistas. Ele fica na orla da Praia do Mucuripe, com muitas mesas e cadeiras à beira mar, formando uma atmosfera tropical. Por certo, você também verá muitos pescadores na região, visto que eles vendem seus produtos diretamente para o Mercado. 

Portanto, como pode imaginar, os peixes e frutos do mar são sempre fresquinhos e muito suculentos, ou seja, são escolhas saborosas para a sua refeição. Então, fique à vontade para escolher entre camarão, isca de peixe, casquinha de siri, paella, marisco, entre outras delícias.

Coco Bambu

Considerado um dos restaurantes mais sofisticados da região, ele oferece pratos da alta gastronomia.

Entre as opções oferecidas, estão as combinações com camarão, especialmente o bobó de camarão feito com azeite de dendê, cheiro verde e leite de coco. Bom demais, não? 

Hard Rock Café 

A franquia americana com ambiente decorado à moda do rock é uma alternativa para os turistas que preferem patos com carne vermelha.  

O cardápio apresenta receitas clássicas dos Estados Unidos: hambúrgueres suculentos e fritas. Quem não gosta?  

Bares de Fortaleza

Bares de Fortaleza

Giz Cozinha Boêmia

Se a ideia é saborear petiscos típicos de boteco acompanhados de cerveja gelada em um ambiente descolado, então a ida ao Giz Cozinha Boêmia é obrigatória na sua lista do que fazer em Fortaleza com chuva ou com Sol! 

Moleskine GastroBar

Cheio de charme e um menu completíssimo! Esse bar reúne comida da boa, drinks e uma galera bacana. Uma boa pedida são os risotos, peixe com crosta de castanha e filés de carne, que podem ser acompanhados de chopp, vinho, caipiroscas ou até espumante. 

Bar do Pirata

Se você não quer ficar parado ou curte apreciar seu jantar ao som de uma boa música, esse é o lugar para você acrescentar ao seu roteiro com o que fazer em Fortaleza! Afinal, esse bar também é uma casa de show marcada por forrós e apresentações de grandes artistas. Para ter uma ideia: nomes como Gonzaguinha, Belchior e Adriana Calcanhoto já passaram pelo local. 

Passeios para fazer em Fortaleza 

Passeios em Fortaleza

E para otimizar sua lista sobre o que fazer em Fortaleza, segundo o seu tempo de estadia e gostos, também compartilhamos três passeios super interessantes! 

Rota do Café 

Para os fanáticos por café e história, esse passeio é altamente indicado! Saiba que ele envolve até outros municípios, então vá preparado para passar um dia inteiro dedicado a conhecer o processo de produção do grão e os lugares mais emblemáticos para a atividade, bem como provar a bebida. 

Exemplo disso são a cidade de Redenção, o Convento dos Capuchinhos e a cidade de Guaramiranga. 

Ipark 

Conexão com a natureza e esportes radicais resumem esse passeio! Portanto, se o seu espírito aventureiro é forte, certamente esse item não ficará de fora da sua lista com o que fazer em Fortaleza no fim de semana, por exemplo. 

Museu da Cachaça, slackline, redário, tirolesa, caiaque e muro de escalada estão entre as muitas opções de atividades dentro do Ipark. 

Três Praias 

Essa dica é, especialmente, para quem precisa de uma opção para o que fazer em Fortaleza em 2 ou 1 dia, tendo em vista a oportunidade de conhecer três praias em um único passeio. No caso, as três praias são: Canoa Quebrada, Morro Branco e Praia das Fontes.

As distâncias entre as praias não são pequenas, então você passará um tempinho dentro dos ônibus, além de ter um tempo restrito para curtir as praias. É exatamente por isso que esse passeio é recomendado para quem terá pouco tempo na cidade. 

E vale muito a pena pela beleza das praias! 

É muita coisa boa para se viver na capital cearense, hein? Portanto, agora é só você escolher as opções que mais tem a ver com você e sua galera e elaborar a lista com o que fazer em Fortaleza de forma assertiva e muito prática! 

Veja Também no Tô de Passagem:

Praias De Fortaleza: Conheça A Lista Com As 12 Melhores Para Sua Viagem
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
Quando Ir A Fortaleza: Melhor Época, Clima, Dicas E Mais!

Escrever um comentário