Quer uma viagem repleta de aventura e conexão com a natureza? Então, atenção a essa lista de trilhas em SP, que irá despertar seu espírito aventureiro! 

Você está buscando uma viagem diferente, algo que te desafie ou te faça se desconectar totalmente do dia a dia cansativo? Sem dúvida, as trilhas em SP são perfeitas para esses objetivos! 

Se surpreendeu com essa sugestão, porque sempre que pensa em SP logo relaciona com a grande São Paulo? A partir de agora, conferindo a lista de lugares para fazer trilha em SP, você vai ter uma imagem diferente esse estado tão multifacetado

LUGARES PARA FAZER TRILHA EM SP

Trilhas em Ilhabela - SP

Para começar, que tal saber onde fazer trilhas de SP? Dessa forma, caso você já tenha marcado uma viagem para alguma dessas cidades, já prepara o roteiro, incluindo essa atividade, que garante tantos momentos de relaxamento e contemplação da natureza.

Trilhas em Cunha

Essa é uma cidade conhecida pela exuberância natural, reunindo cachoeiras e paisagens que ficam ainda mais deslumbrantes das alturas – esse é o caso da vista proporcionada pelo topo da Pedra da Macela. 

Uma das principais atividades realizadas nesse destino é exatamente as trilhas! Exemplo disso é o trekking na Trilha do Ouro e Estrada Real, locais que também fazem parte da história do Brasil, uma vez que formaram percursos por onde o ouro era levado até o litoral.

Trilhas em Ilhabela

Você adora ver de perto e se banhar em uma piscina natural, além de registrar essa descoberta em lindas fotos? A trilha da piscina natural, em Ilhabela, é obrigatória para a sua lista! Mas não é só isso. Nessa cidade, você também terá acesso a trilhar com destino a topos de montanhas e praias super reservadas!  

Trilhas em Ubatuba

Trilhas em Ubatuba - SP

E se você já pensou em combinar trilhas ao clima litorâneo, Ubatuba é o lugar certo! Afinal, o lugar abriga a trilha das sete praias, cuja extensão tem 7 quilômetros e pode ser percorrida em cerca de seis horas, levando em consideração as paradas nesses antros de beleza composta por areia, mar e céu. 

Se essas trilhas para fazer em SP já te levaram a pensar no programa para o próximo final de semana, atenção aos próximos tópicos, pois a vontade de mergulhar nesse universo de aventura ficará ainda maior! 

TRILHAS EM SP COM CACHOEIRA

Trilhas com cachoeira em SP

Trilha das Cachoeiras – Parque Estadual da Cantareira (Guarulhos) 

Falando em mergulho, se você gosta de uma cachoeira, essa trilha cairá como uma luva para quem deseja se refrescar sem ir muito longe, pois ela fica a 10 km da Praça da Sé, em São Paulo. 

A trilha em si é constituída por 3 km e 3 cachoeiras: do Tombo, do Véu e do Engordador, sendo que esta última apresenta uma queda com nada menos do que 18 metros e poço próprio para os banhistas. 

Trilha da Cachoeira Grande – Parque Estadual Ilha do Cardoso (Cananéia) 

Sabe aquela uma hora e meia que você levaria para chegar ao trabalho ou a algum compromisso?

Então, que tal usar esse tempo para caminhar em meio à natureza e ainda pegar um barco para ter a visão de uma imponente cachoeira? 

Lá, você terá um ambiente repleto de elementos naturais e uma água cristalina, que fica ainda mais bonita correndo entre as pedras. Portanto, aproveite cada segundo desse lugar que emana paz!

Trilha da Pirapitinga – Parque Estadual Serra do Mar (São Luiz do Paraitinga) 

Com nível médio de dificuldade, essa é mais uma trilha para fazer em SP para admirar cachoeiras e piscinas naturais da nossa mata Atlântica. 

Como pode perceber, as trilhas em SP mostram um outro lado das viagens: muita tranquilidade, fauna e flora!

TRILHAS PARA INICIANTES EM SP 

Trilhas para iniciante em SP
Foto meramente Ilustrativa

Trilha da vida – Parque Ecológico Guarapiranga (São Paulo)

O grande diferencial dessa trilha em SP é que ela pode ser feita também por pessoas com capacidade de mobilidade limitada, como cadeirantes, e tem mais: a experiência é enriquecida com uma caminhada de olhos vendados, cujo objetivo é explorar os outros sentidos no percurso de 50 km em meio à natureza. 

Trilha da Cachoeira do Sagui – Fazenda Maravilha (São Paulo)

Mais uma opção entre as trilhas para iniciantes em SP, está a Trilha da Cachoeira do Sagui, que, além de belíssimos ambientes, também proporciona uma infraestrutura adequada para quem gosta de fazer piqueniques, por exemplo, e preza por conforto.

São apenas 20 minutos de caminhada e durante o trajeto você ainda pode se deparar com pegadas de animais nativos, como antas. 

Trilha da Caverna do Diabo – Parque Estadual da Caverna do Diabo (Eldorado)

A grande sacada dessa trilha é o visual extremamente alternativo! Portanto, não espere encontrar árvores e cachoeiras nessa trilha em SP, combinado? As formações rochosas em tons de bege e marrom dão vida a um visual completamente exótico e perfeito para fotos de alto impacto!

A caminha da 1 km nessa trilha para iniciantes em SP vale muito a pena! 

TRILHAS DIFÍCEIS EM SP

Trilhas difíceis em SP
Foto meramente Ilustrativa

Pico dos Marins – Serra da Mantiqueira (São Paulo)

Esse lugar é muito procurado pelos amantes de trekking, ou seja, o nível de dificuldade é acentuado, sobretudo pelos trechos íngremes e rochosos, embora o percurso total de ida e volta tenha apenas cerca de 15 km. 

O que faz todo o esforço valer a pena é a paisagem vista do seu topo, pois ele fica a quase 2.500 metros de altitude.  

Trilha Sistema Bocaína Lajeado – Parque Estadual Intervales (Ribeirão Grande) 

Nessa trilha em SP, você ainda pode optar por trilhar o percurso de bicicleta e, nesse caso, são 5 km percorridos até chegar a diversas grutas que enchem os olhos, assim como a câmera fotográfica rsrs. 

Já para quem trilha é sinônimo de caminhada, pode escolher os 14 km para gastar energia e imergir na natureza. E se você quiser usufruir desse espaço por mais tempo, saiba que esse é um dos lugares para fazer trilhas e acampar em SP!  

Trilha do Sítio Arqueológico de São Francisco – Parque Estadual Serra do Mar (São Sebastião) 

Essa pode ser considerada uma das melhores trilhas de SP por combinar muita beleza e história! Depois de quase 40 minutos enfrentando um trajeto repleto de obstáculos, como trechos íngremes, cursos d’água e até uma ponte feita de troncos, chega-se a um lugar com vista privilegiada. 

Você terá como destino uma fazenda (ou o que antes era uma) do século 18 e ainda poderá se deslumbrar com a paisagem do canal de São Sebastião! A parte histórica fica sob responsabilidade dos enfeites e traços das atividades que ali eram executadas, a exemplo do escoamento da água. 

As trilhas em SP são tão diversificadas em relação a destinos e nível de dificuldade que com certeza uma delas terá chamado a sua atenção e despertado o seu espírito aventureiro! 

Então, apronte sua mochila e coloque o pé na estrada, rumo a uma trilha de SP.

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

Viagem pelo Brasil
O que fazer em SP
Pontos turísticos de SP

Escrever um comentário